Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível

A Huawei lançou recentemente em Portugal uma série tão aguardada, a série Nova com dois telefones na manga, os smartphones são o Huawei Nova 9 e Nova 8i. Nesta análise vamos focar-nos no Huawei Nova 9 que estamos a usar há algumas semanas e que é um equipamento muito agradável de usar com valências dedicadas aos criadores de conteúdo. O Huawei Nova 9 vem com conectividade 4G, tem uma qualidade de ecrã incrível, hardware fabuloso, câmaras competentes e também uma bateria em que se pode confiar.

A Huawei lançou recentemente em Portugal uma série tão aguardada, a série Nova com dois telefones na manga, os smartphones são o Huawei Nova 9 e Nova 8i. Nesta análise vamos focar-nos no Huawei Nova 9 que estamos a usar há algumas semanas e que é um equipamento muito agradável de usar com valências dedicadas aos criadores de conteúdo.

O Huawei Nova 9 vem com conectividade 4G, tem uma qualidade de ecrã incrível, hardware fabuloso, câmaras competentes e também uma bateria em que se pode confiar. O Huawei Nova 9 tem muito a oferecer aos seus utilizadores e chega a Portugal a um preço de gama média alta que pode ser uma escolha perfeita para quem quer optar por um produto mais acessível

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 1

Destaques Huawei Nova 9

  1. Ecrã OLED de 6,57 polegadas que exibe mil milhões de cores com precisão.
  2. O Huawei Nova 9 vem com o sistema EMUI 12 que em muitos aspectos será semelhante ao HarmonyOS
  3. A presença de um chipset Qualcomm SM7325 Snapdragon 778G de 6 nm assegura um bom desempenho.
  4. Há uma câmara quádrupla com lente primária de 50 MP.
  5. Temos uma bateria de 4300mAh com um carregador rápido de 66W.

Design e Ecrã Huawei Nova 9

O Huawei nova 9 é um dos modelos mais leves da sua categoria, com um design excepcionalmente elegante e compacto. O aparelho pesa em média 175g, mantendo ao mesmo tempo aquela sensação premium que se obtém de alguns telefones mais caros . Não só está equipado com as lateraiscurvas, mas também com câmaras frontais e traseiras perfeitamente posicionadas.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 2

O Nova 9 vem com uma moldura de alumínio com várias cores á escolha para o painel traseiro. Existem quatro variantes, Preto, Azul, Verde e Violeta, que são uma palete que irá satisfazer a maior parte dos utilizadores. A câmara quádrupla no painel traseiro apresenta um layout diferente do que estamos habituados, com semelhanças evidentes com o Honor 50. Há quem diga que são na verdade o mesmo telefone. O sensor de impressão digital sob Ecrã faz o seu trabalho de forma rápida e eficiente.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 3

 

No painel frontal, há um ecrã OLED de 6,57 polegadas. Este ecrã foi construído com uma taxa de atualização de 120Hz, o que vai permitir reproduzir qualquer tipo de conteúdo com uma fluidez hipnotizante. Com uma esta taxa de atualização, supera a maior parte dos smartphones nesta faixa de preço. Graças à capacidade do ecrã de reproduzir mil milhões de cores, o Huawei Nova 9 permite desfrutar de uma experiência visual de qualidade. Possui resolução de 1080p, e uma densidade de 392 PPI. Não há dúvidas sobre a qualidade de ecrã.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 4

O Huawei nova 9 é um smartphone com detalhes topo de gama que tem um ecrã original curvo de 6.57″ com uma taxa de actualização de 120Hz e 1 bilião de cores para assegurar a verdadeira representação do que estás a ver no ecrã, mesmo quando se trata de gráficos rápidos ou outras acções que ocorrem em tempo real.

O Huawei Nova 9 é um terminal extremamente leve, com apenas 175g proporciona uma sensação confortável enquanto o seguramos transmitindo, ainda assim, uma sensação de robustez. Possui uma espessura lateral de 7,8 mm é ideal para uma utilização satisfatória.

Memória e Hardware Interno

Com o sistema operativo EMUI 12 , o Huawei Nova 9 oferece um ótimo desempenho em tudo o que quiserem fazer com ele. Quer o vosso estilo de utilização seja mais focado em jogos ou a ver séries Netflix, o Huawei Nova 9 consegue um desempenho rápido e fluído sem atrasos. A presença de um chipset Qualcomm SM7325 Snapdragon 778G de 6 nm permite ao Huawei Nova 9 encarar qualquer desafio que lhe coloquem de forma confortável. O processador Octa-core lida com velocidade de clock máxima de 2,4 GHz. Isso é bom para qualquer jogo. A adição da unidade gráfica Adreno 642L oferece uma experiência visual de qualidade.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 5

128GB de armazenamento sem possibilidade de expansão

O Huawei Nova 9 vem com uma combinação de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento sem expansão por microSD, e aqui encontramos uma contradição que não conseguimos justificar. O Huawei Nova 9 é ,segundo a Huawei, um telefone para os jovens criadores de conteúdo, e o espaço de armazenamento é reduzido e não permite expansão… Isto quer dizer que quem usar o Huawei Nova 9 para registar muitas fotos e vídeo, terá inevitavelmente que recorrer a uma Cloud para armazenar os registos. E como o Huawei Nova 9 não traz serviços Google, podem esquecer o Google Drive e Google Fotos.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 6

Câmara Huawei Nova 9

O Huawei Nova 9 é um smartphone que irá satisfazer qualquer um que o experimente. Com sistema Ultra Vision de quatro câmaras, incluindo uma incrível lente principal de 50MP e bons argumentos para fotografias nocturnas, assim como fotografias panorâmicas ou fotografias de retrato tiradas a qualquer hora do dia porque este telefone pode gravar em vídeo 4K! A câmara AI HighRes Shot Camera na parte de trás proporciona uma qualidade de imagem melhorada com as suas características de ângulo amplo – perfeita demais se procuras obter muitos cenários numa só fotografia enquanto ainda tens tudo o resto focado o suficiente onde todos os detalhes não se perdem devido à distância entre objectos; exactamente o que a maioria das pessoas quer quando tira fotografias de paisagem.

O Huawei Nova 9 vem com uma câmara quádrupla onde destacamos um sensor primário de 50 MP. Devido à sua tecnologia de focagem automática, a câmara pode captar qualquer assunto de forma nítida. Embora não exista qualquer função OIS (optical image stabilization), o utilizador não perderá muita tonalidade e saturação. Todas as imagens são cristalinas. De facto, as fotografias diurnas são muito mais glamorosas do que as noturnas. Mas não há necessidade de se preocupar com os passeios noturnos, pois também podem tirar algumas fotos de qualidade à noite.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 7

 

As câmaras secundárias também ajudam a que este Huawei Nova 9 seja uma boa opção para os amantes de fotografia. Temos um sensor ultra largo de 8 MP, profundidade de 2MP e uma câmara macro de 2MP. Isto permite dar á vossa imaginação uma nova realidade. Por outro lado (literalmente do outro lado), existe uma câmara fotográfica de 32 MP para selfies esta é um detalhe importante , pois o Huawei Nova 9 destaca-se (também) por ter o software de câmara com diversas opções para VLOG onde a captura de imagem com a câmara frontal pode ser feita em simultâneo com as câmaras traseiras.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 8

O Huawei Nova 9 tem apenas uma câmara frontal, mas é perfeito para tirar selfies incríveis. Ambas as câmaras permitem gravar vídeos  cinematográficos 4k e dignos de serem colocados no YouTube. Usando este telefone, pode gravar como um profissional vídeos de 4k com a câmara selfie. O mais interessante é a adição da funcionalidade gyro-EIS.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 9

Modo de Captação da Câmara Traseira

Vlog, Criador de Histórias, Câmara AI, Lente Ultra Grande Angular, Noite, Retrato, Alta Resolução, Fotografia, Pro, Vídeo, Vídeo Vista Dupla, SuperMacro, Panorama, Lapso de Tempo, Câmara Lenta, Abertura, Realidade Aumentada, Documentos, Fotografia Dinâmica, Filtros, Temporizador, Capturar Sorrisos, Controlo de Áudio, Instantâneo Ultra, Disparo Contínuo

 

Bateria e Outros

O Huawei Nova 9 possui uma bateria Li-Po de 4300 mAh, que é um pouco menor do que estamos habituados em equipamentos destes dimensões, no entanto o EMUI 12 mostrou-se muito competente na gestão de energia. Para reabastecer a bateria, há um carregador rápido de 66 W. O Huawei Nova 9 também vem com um recurso de carregamento reverso.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 10

Para os jovens, a autonomia é um factor chave quando decidem sobre o seu próximo smartphone. O Huawei nova 9 resolve os problemas da duração da bateria e do carregamento rápido com a sua bateria de 4300mAh que pode durar todo o dia sem te preocupares graças à AI-assistance da Huawei, e carregar em apenas 38 minutos se estivermos a falar de capacidades de Super-Carregamento neste dispositivo!

Tecnologia Touch Turbo para os Gamers

És um jogador que procura o smartphone perfeito? O novo Huawei Nova 9 foi desenhado a pensar nos jogadores e não irá desiludir. Com até 10 pontos de toque, velocidades de rolagem de 300Hz e tecnologias de Correcção de Nível de Pixel este telemóvel é ideal se a experiência de jogo no teu jogo for importante! Não só o poder de resposta super-rápida ajuda quando jogas em primeira pessoa, como também a precisão, para que não falhem mais tiros ou erros devido à velocidade de processamento lenta.

O mais recente dispositivo da Huawei combina muitas características que podem ser úteis durante o tempo de jogo, tais como ecrãs de alta resolução, o que significa menos combates entre pixéis, ao mesmo tempo que proporciona gráficos mais suaves em geral; a tecnologia Touch turbo permite taxas de resposta mais rápidas – especialmente útil, uma vez que muitas vezes confiamos fortemente nestas capacidades

EMUI 12

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 11

A Huawei lançou o sistema operacional EMUI 12, que vem com um conjunto de novas funcionalidades, design de interface de utilizador (IU), efeitos de animação, controlador de dispositivos integrado e outras melhorias importantes em relação ao EMUI 11. A concepção da EMUI 12 segue o esquema de concepção do sistema operativo HarmonyOS. Desde a interface de utilizador até às características, tudo está em harmonia.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 12

Design minimalista:

EMUI 12 vem com um novo design inovador de interface de utilizador que vem com cantos arredondados e oferece uma experiência de visualização perfeita. Há gradientes perfeitamente ajustados que criam um perfeito sentido de profundidade no ecrã, o formato simples de cor preta, branca e azul oferece uma aparência limpa e refinada.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 13

Efeitos de movimento:

Este software EMUI vem com novos efeitos de animação que reflectem a gravidade realista e efeitos de animação magnética. A última animação adicionada à IU reflecte o movimento de objectos celestes no universo e torna a interacção global do toque mais suave e interactiva.

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 14

Peso da fonte:

O novo software suporta o ajuste da fonte. Esta nova funcionalidade melhora a experiência de visualização do utilizador e torna os títulos de IU mais visíveis para um melhor controlo da IU.

Painel de controlo:

O Painel de Controlo é uma solução multifuncional que pode ser acedida deslizando para baixo até ao canto superior direito do ecrã. O Painel de Controlo consiste na reprodução áudio, configurações WiFi e Bluetooth, todas no mesmo ecrã. Existe também uma secção Dispositivo +. O objectivo do Painel de Controlo é fornecer ao utilizador as opções mais rápidas possíveis em movimento.

 

 

Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 15 Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 16 Análise Huawei Nova 9. O mais próximo do HarmonyOS que é possível 17

Central de Notificações:

Em comparação com o EMUI 11, o Centro de Notificação está agora separado do painel de Configuração Rápida. Os utilizadores têm agora um novo centro de notificação, ao qual podem aceder deslizando para o canto superior esquerdo do ecrã. Dispositivo +

Finalmente, vamos falar sobre a funcionalidade “Dispositivo +”. Esta característica assemelha-se à característica “Super Dispositivo” no HarmonyOS 2.

Performance: esta é a altura ideal para falar de uma parte importante – Desempenho, o EMUI 12, fornece páginas da Web mais rápidas e aplicações que carregam conforme o utilizador necessita delas. O EMUI 12 garante um ótimo desempenho, resposta de operação e inicialização de aplicações.

Segurança: por último, a segurança. EMUI 12 vem com melhor segurança e proteção de privacidade. Podem inserir a password para desbloquear o telefone do laptop antes de usar o recurso de colaboração Multi-screen. Além disso, podem definir o smartwatch como um dispositivo confiável no telefone para proteção extra.

Detalhe das especificações do Huawei Nova 9

  • Tamanho do ecrã

    6,57 polegadas

    *Com um design com cantos arredondados no ecrã, o comprimento do ecrã na diagonal é de 6,57 polegadas quando medido como um retângulo convencional (a área de visualização real é ligeiramente inferior).

    Cores

    1,07 mil milhões de cores

    Tipo

    OLED, até 120 Hz de taxa de atualização, taxa de amostragem por toque de 300 Hz

    Resolução

    FHD+ 2.340 x 1.080 píxeis

    *A resolução é medida como um retângulo convencional, com cantos arredondados, o número real de píxeis é ligeiramente inferior.

  • Qualcomm Snapdragon 778G 4G

    CPU

    Octa-core, 4 x Cortex-A78@2.42 GHz + 4 x Cortex-A55@1,8 GHz

    GPU

    Adreno 642L

  • EMUI 12
  • 8 GB de RAM + 128 GB de ROM

    *O armazenamento interno disponível poderá ser inferior, pois uma parte deste é ocupado pelo software.

  • Câmara Ultra Vision de 50 MP (f/1.9 de abertura)

    Câmara Ultra Grande Angular de 8 MP (f/2.2 de abertura)

    Câmara de Profundidade de 2 MP (f/2.4 de abertura)

    Câmara Macro de 2 MP (f/2.4 de abertura)

    *Os píxeis da fotografia poderão variar consoante o modo de captação.

    Modo Autofocus

    Foco de fase, foco de contraste

    Estabilização de imagem

    AIS

    Modo Zoom

    Zoom Digital

    Resolução de Imagem

    Até 8.192 x 6.144 píxeis

    *A resolução de imagem real pode variar em função do modo de fotografia.

    Resolução de Vídeo

    Até 3.840 x 2.160 píxeis, compatível com vídeo em ultra slow motion de 720p@960fps.

    *A resolução de vídeo real pode variar em função do modo de fotografia.

    *720p@960fps é implementado com base na tecnologia de algoritmo de interpolação de quadro assistida por Inteligência Artificial.

     

  • Câmara Frontal 32 MP (f/2.0 de abertura)

    *A resolução de imagem real pode variar em função do modo de fotografia.

    Resolução de Imagem

    Até 6.528 x 4.896 píxeis

    *A resolução de imagem real pode variar em função do modo de fotografia.

    Resolução de Vídeo

    Até 3.840 x 2.160 píxeis, compatível com vídeo em ultra slow motion de 720p@240fps.

    *A resolução de vídeo real pode variar em função do modo de fotografia.

    Modo de Captação da Câmara Frontal

    Vlog*, Obturador lento*, Criador de Histórias, Noite, Retrato, Vídeo, Câmara Lenta, Lapso de Tempo, Panorama, Filtros, Fotografia Dinâmica, Realidade Aumentada, Captar Sorrisos, Controlo de Áudio, Temporizador

    *Apenas compatível após a atualização da programação OTA.

  • 4.300 mAh (Valor Típico)

  • HUAWEI SuperCharge (Máx. 66 W)

  • NAM-LX9 (Dual SIM)

    Cartão SIM Principal

    4G FDD LTE: Bandas 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 7 / 8 / 12 / 17 / 18 / 19 / 20 / 26 / 28 / 66

    4G TDD LTE: Bandas 34 / 38 / 39 / 40 / 41

    3G WCDMA: Bandas 1 / 2 / 4 / 5 / 6 / 8 / 19

    2G GSM: Bandas 2 / 3 / 5 / 8 (850 / 900 / 1.800 / 1.900 MHz)

    Cartão SIM Secundário

    4G FDD LTE: Bandas 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 7 / 8 / 12 / 17 / 18 / 19 / 20 / 26 / 28 / 66

    4G TDD LTE: Bandas  34 / 38 / 39 / 40 / 41

    3G WCDMA: Bandas 1 / 2 / 4 / 5 / 6 / 8 / 19

    2G GSM: Bandas 2 / 3 / 5 / 8 (850 / 900 / 1.800 / 1.900 MHz)

    *Na versão Dual SIM, a ranhura para cartões pode ser definida para acomodar o cartão SIM principal ou secundário.

    *As funções disponíveis na rede de cada país dependem das condições de rede da operadora e da implementação dos serviços relacionados.

WLAN

2,4 GHz e 5 GHz, 802.11a/b/g/n/ac/ax, 2 x 2 MIMO, HE160, 4096 QAM, 8 Spacial-Stream Sounding MU-MIMO.

  • Bluetooth

Bluetooth 5.2,support BLE、SBC、AAC、LDAC.

  • USB

USB Tipo-C, USB 2.0

Auricular

Auricular USB Tipo-C

  • É compatível com o modo de Leitura e Escrita, modo de Emulação de Cartões (pagamento por cartão SIM* ou HCE).

    *O cartão SIM utilizado para pagamento com cartão SIM só pode ser inserido na ranhura do cartão SIM1.

  • GPS (Banda dupla L1 + L5) / AGPS / GLONASS / BeiDou (Banda tripla B1I + B1C + B2a) / GALILEO (Banda dupla E1 + E5a) / QZSS (Banda dupla L1 + L5) / NavIC

  • Sensor de gravidade

    Sensor de Impressão Digital

    Giroscópio

    Bússola

    Sensor de luz ambiente

    Sensor de Proximidade

  • 1 Telefone (bateria integrada)

    1 Carregador

    1 Cabo USB Tipo-C

    1 Guia de Início Rápido

    1 Ferramenta de Ejeção

    1 Cartão de Garantia

Prós e contras do Huawei Nova 9

Abaixo podem ver a lista de prós e contras (vantagens e desvantagens) do smartphone Huawei Nova 9.

Prós

  1. Ecrã OLED Full HD.
  2. Taxa de atualização de 120 Hz.
  3. Conjunto de Chipsets de desempenho decente
  4. Excelente desempenho da câmara.
  5. Gravação de vídeo 4K com suporte gyro-EIS.
  6. Leitor de impressão digital rápido e eficiente
  7. Carregamento rápido de 66 W com boa duração de bateria.
  8. Carregamento reverso

Contras

  1. Sem suporte 5G.
  2. Nenhuma câmara com zoom óptico.
  3. Não há suporte para cartões micro-SD.
  4. Sem suporte de carregamento sem fio
  5. Sem qualquer proteção de vidro gorila glass
  6. Porta de carregamento USB Type-C 2.0 desatualizada.

Conclusão

Embora alguns utilizadores possam ter ficado desiludidos com a ausencia de HarmonyOS no Huawei Nova 9. A verdade é que o EMUI 12 é muito completo e podemos olhar para este sistema operativo como o mais próximo possível do harmonyos. Para além do sistema operativo que, como sabem, não conta com serviços Google, temos um hardware equilibrado focado nas necessidades do público alvo da linha Huawei Nova: Os jovens entusiastas de tecnologia que privilegiam as capacidades de criação de conteúdo aliadas a um estilo jovem.

HUAWEI NOVA 9

PVPR: 549,99€

72%
O mais próximo do HarmonyOS que é possível

Análise Huawei Nova 9.

Embora alguns utilizadores possam ter ficado desiludidos com a ausencia de HarmonyOS no Huawei Nova 9. focado nas necessidades do público alvo da linha Huawei Nova: Os jovens entusiastas de tecnologia que privilegiam as capacidades de criação de conteúdo aliadas a um estilo jovem.

  • Design
  • Performance
  • Bateria
  • Sistema Operativo
  • Armazenamento e Expansão

A verdade é que o EMUI 12 é muito completo e podemos olhar para este sistema operativo como o mais próximo possível do harmonyos. Para além do sistema operativo que, como sabem, não conta com serviços Google, temos um hardware equilibrado

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!