Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Huawei Mate 8 o melhor telefone de 2015

A Huawei já deixou para trás os tempos em que fabricava apenas equipamentos de gama de entrada e intermediária. Nós no Android Geek estamos muito atentos aos lançamentos de todas as marcas e na nossa opinião o Huawei Mate 8 foi o melhor telefone do ano de 2015.

A Huawei já deixou para trás os tempos em que fabricava apenas equipamentos de gama de entrada e intermediária. Nós no Android Geek estamos muito atentos aos lançamentos de todas as marcas e na nossa opinião o Huawei Mate 8 foi o melhor telefone do ano de 2015.

Análise Huawei Mate 8 o melhor telefone de 2015 1

Vamos conhecê-lo melhor:

O Mate 8 é o sucessor do Mate 7 que foi lançado no 3º trimestre de 2014, não gostamos de lhe chamar Phablet, porque neste momento quase todos os equipamentos apresentam dimensões superiores a 5 polegadas, vamos chamar-lhe apenas um Grande Telefone (e é grande mesmo).

Com 6 polegadas e um screen ratio de 83% o Huawei Mate 8 é dos maiores telefones no mercado, feito para um poderoso desempenho, a gama Mate da Huawei está cada vez mais próxima em termos de filosofia da gama Note da Samsung, isto porque os seus equipamentos incorporam ecrãs de tamanho acima da média e especificações que lhes permitem ser uma poderosa ferramenta de produtividade, substituindo de forma eficiente tablets e computadores portáteis na maior parte das tarefas.

Huawei Mate 8 Design & Construção

Ao colocarmos o Huawei Mate 8 ao lado do seu antecessor as diferenças estéticas não são evidentes, este novo terminal da gama Mate apresenta-se com o corpo de metal (unibody),e com sensivelmente as mesmas dimensões do modelo anterior, ou seja 157x80x7,9mm e pesa 185g.

IMG_20160131_121842.jpg

Relembramos que o screen ratio deste terminal é de 83% com umas magnificas 6 polegadas, mas o tamanho grande não lhe tira qualquer elegância , pelo contrario o Huawei Mate 8 é dos equipamentos mais bonitos que já nos passou pelas mãos.

Análise Huawei Mate 8 o melhor telefone de 2015 2

O corpo em aço escovado mostra-se mais rugoso e angular em comparação com o modelo anterior Mate S, aumentando assim o efeito antiderrapante deste modelo.

Análise Huawei Mate 8 o melhor telefone de 2015 3

Na parte inferior à semelhança do que vemos em quase todos os modelos de Smartphones recentes, encontramos as colunas de som.

Na traseira de alumínio escovado encontramos o espectacular sensor de impressão digital, assim como a câmara de 16 MPX e respectivo Flash LED.

Na lateral esquerda podemos encontrar a slot Dual Sim, a qual o utilizadorpode usar para colocar dois SIM Cards ou um SIM Card +microSD.

Na lateral direita estão os botões de volume, e o botão de "Power" , o qual tem uma textura em relevo para que o consigamos reconhecer com o toque.

Análise Huawei Mate 8 o melhor telefone de 2015 4

O modelo que tivemos a oportunidade de experimentar foi o Space Grey com 64GB de ROM e 3 GB RAM.

A Huawei e o seu Mate 8 conseguiram provar que é possível fazer um equipamento com 6 polegadas que mantém e a elegância e "Glamour" que os outros equipamentos da marca apresentam. O Huawei Mate 8 é um equipamento com um Design bonito, moderno e funcional.

Análise Huawei Mate 8 o melhor telefone de 2015 5

Huawei Mate 8 – Ecrã

O Ecrã é de 6 polegadas com tecnologia IPS-Neo com Full HD pode ser comparado ao do Huawei P8, sendo o tamanho a única diferença entre os dois. Este ecrã não chega à resolução assombrosa que alguns equipamentos apresentaram em 2015, como por exemplo o Sony Xperia Z5 Premium que apresenta (3840 x 2160 ) 4K, mas consegue resultados de alta qualidade.

Análise Huawei Mate 8 o melhor telefone de 2015 6

À primeira vista podemos achar que este é um defeito do Huawei Mate 8, mas a razão pela qual o seu ecrã é apenas FHD é estratégica na nossa opinião. O ecrã com resolução FHD apresenta uma excelente qualidade e não impacta na autonomia como ecrãs de resolução superior fariam.

Estudos recentes apontam que as diferenças de resolução FHD para 2K é praticamente imperceptível ao olho humano, e não esquecer que para terem uma resolução tão alta no vosso smartphone estão a sacrificar velocidade de processamento e autonomia.

Huawei Mate 8 – Características Especiais

Sensor de impressão digital

O sensor do Huawei Mate 8 reconhece a impressão digital em 99% das vezes, até mesmo com os dedos ligeiramente húmidos.

O Huawei Mate 8 contém um sensor digital que se encontra na traseira do dispositivo, logo abaixo da câmara, o formato é agora redondo ao contrário  do desenho rectangular dos modelos anteriores. À excepção do design, o sensor não mudou significativamente e funciona de forma rápida e precisa.

IMG_20160131_122033.jpg

Huawei Mate 8 – Software

A Huawei fornece o Mate 8 já com a ultima actualização do Android 6.0 Marshmallow e EMUI 4.0 de fábrica.

EMUI 4.0

Para aqueles que já usaram equipamentos da Huawei, devem saber que a marca tem uma skin personalizada que é aplicada sobre a versão Android, esta skin é chamada de EMUI (Emotion UI), e no Mate 8 apresenta-se na sua versão 4.0 sobre Android 6.0 Marshmallow.

A EMUI acrescenta muitas funcionalidades extra aos equipamento, incluindo gestor de notificações, gestores de energia entre muitas outras coisas. Para aqueles fãs de Android dito puro, podem instalar um launcher como o Google Now Launcher de forma a terem por exemplo a gaveta de aplicações de volta.

Vamos falar a título de exemplo da funcionalidade de “Detecção de Discurso” que permite chamar pelo telefone através de uma frase pré-definida, e o tlf responderá. Ideal para quando deixamos o telefone em alguma parte da casa em modo silencioso.

Poder de fogo

O Mate 8 é o primeiro Huawei equipado com o novo processador Kirin 950, este chipset pulverizou recordes em benchmarks durante o ano de 2015. Agora temos a possibilidade de o ver e o ver e avaliar em desempenho real, e é realmente  impressionante.

#antutubenchmark #topsmartphones2015 #androidgeek

Uma foto publicada por androidgeek.pt (@androidgeek.pt) a

 

O Mate 7 fez o seu nome no mercado muito por causa da excelente relação Desempenho VS Autonomia, arriscamos afirmar que a Huawei conseguiu a incrível proeza de aumentar a capacidade de desempenho aliada à melhor autonomia de sempre. A arquitectura deste chipset ao dividir esforços entre CPU e GPU permite ganhos energéticos de até 70%.

  • Ecrã de 6 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixeis)
  • 3 ou 4 GB de RAM
  • SOC HiSilicon Kirin 950 (octa core a 2,2 GHz)
  • GPU Mali T880
  • 64 GB de memória para o armazenamento interno
  • Câmara principal de 16 megapixeis e frontal de 8 megapixeis
  • Android 6.0 Marshmallow modificado pela interface própria da Huawei

A Huawei conseguiu o equilíbrio entre a eficiência energética e o desempenho de alta qualidade, através da arquitectura Octa Core com processadores 4 x A72 de 2,3 GHz e 4 x A53 1,8 GHzi.

O Huawei Mate 8 não só se posiciona no topo das tabelas de Benchmark como no dia a dia se revela um equipamento super rápido, com zero Lag e uma performance de alta qualidade.

No Mate 8, os 4 núcleos ARM-Cortex-A72 são usados a uma velocidade máxima de 2,3 GHz. Estes quatro núcleos são activados apenas quando realmente necessário, como por exemplo na decodificação de vídeos ou jogos de grande exigência a nível gráfico. Para tarefas mais simples como envio de SMS, mensagens de WhatsApp ou e-mails, são utilizados os 4 núcleos Cortex-A72 em velocidade reduzida e com os 4 núcleos base ARM-Cortex-A53, que executam o trabalho com um máximo de 1,8 GHz.

Análise Huawei Mate 8 o melhor telefone de 2015 3

O teste de Benchmark mostra que o processador Kirin 950 é no momento um dos mais potentes (o mais potente?), deixando para trás até o Exynos 7420 da Samsung usados no Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge.

 

Huawei Mate 8 – Câmara

A câmara do Huawei Mate 8 sofreu um upgrade comparativamente com o Mate S, passando de 13 Megapixels para 16 Megapixels. O sensor de imagem vem da Sony e é designado por IMX 298. Este chip é usado para focagem rápida e precisa de objectos e pessoas, e usa um painel de f/2.0. Em adição encontramos ainda um estabilizador de imagem óptico e um flash de Dual-LED.

A câmara frontal É de 8 MP com o sensor IMX 179, também da Sony. O Huawei Mate 8 deixou de fora o Flash frontal LED , portanto podem esquecer as selfies nocturnas com este terminal.

Huawei Mate 8 – Bateria

Devido à minha actividade profissional, e por usar muitas vezes os terminais telefónicos como ferramentas de trabalho, diversas vezes ao escolher qual o equipamento a levar a determinado evento ou viagem, me deparo com a mesma questão:

Desempenho ou Autonomia?

 

Quase sempre a minha escolha recaía no equipamento com mais autonomia que já tive, que curiosamente (ou não) é o antecessor do Mate 8, o mítico Huawei Mate 7. Mas a verdade é que os 2GB de RAM e o kirin 935 já se começavam a tornar escassos para uma performance óptima.

Com a chegada do Huawei Mate 8 deixa de fazer sentido ter que escolher entre uma boa capacidade de bateria e desempenho, pois com 4.000 mAh, este terminal permite uma performance espectacular e dura muito mais do que qualquer concorrente (muito mais!). O Mate 8 vem também equipado com tecnologia de carregamento rápido (30 minutos para 100%).

Screenshot_2016-02-02-00-10-50.png

No teste de bateria na aplicação AnTuTu o Huawei Mate 8 conseguiu  12.078 pontos.

Galeria de Imagens Huawei Mate 8

Imagens não dísponiveis: "4" size="large" type="rectangular" ids="20085,20129,20113,20114,20115,20117,20112,20111,20109,20108,20105,20104,20097,20095,20094,20089,20092" orderby="rand"]

 Video Complementar

Conclusão

Afirmei no início desta Análise que este terminal era o melhor de 2015 na nossa opinião, esta afirmação é baseada nos aspectos que mais privilegiamos num terminal telefónico e na sua relação qualidade/preço.

Assim sendo como factores determinantes para tornar este equipamento o melhor de 2015 apontamos os seguintes.

  • O Mate 8 com as suas imbatíveis 4000mAh, não tem par na gama premium de Smartphones.
  • A performance é um aspecto extremamente importante, neste dispositivo o Kirin 950 é dos melhores , se nao o melhor chipset em equipamentos no mercado neste momento.
  • O Huawei Mate 8 tem capacidade Dual Sim que é uma característica que valorizamos e não se encontra em nenhum concorrente nesta gama.
  • As 6 polegadas de ecrã que podem ser um exagero na opinião de muitos, são absolutamente perfeitas para quem como nós usa o smartphone como ferramenta de trabalho.
  • A construção quase totalmente em metal.
  • O sensor biométrico continua a ser o mais rápido fiável e eficiente de entre todos os equipamentos que testámos.

O Huawei Mate 8 estará disponível em Portugal no mercado livre com P.V.P. de 649,90 €, já durante Fevereiro, e em duas cores: moonlight silver e space grey.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais