Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Google WIFI nunca a Internet foi tão rápida

À medida que continuamos a trazer mais gadgets recentes para as nossas casas, queremos garantir que eles têm a conectividade de que precisam. E neste quesito o Google Wifi pode ajudar e muito, para que o utilizador tenha acesso rápido à rede Wi-Fi em todos os quartos, em todos os dispositivos. Podemos eliminar ligações instáveis, zonas mortas e melhorar a nossa qualidade de vida com este novo sistema Wi-Fi em Mesh.

Quer estejamos a ver vídeos no quarto, a jogar no sotão ou a receber uma videochamada na cozinha, queremos um Wi-Fi rápido em todas as divisões das nossas casas. E, apesar desta ser uma necessidade claramente identificada ainda passamos por dores de cabeça com Wi-Fi, como ligações instáveis, zonas mortas e uma experiência global longe do que desejamos. Nas nossas casas..

Nos dias de hoje uma família comum pode ter muitas dezenas de equipamentos ligados à Internet. No meu caso concreto vou detalhar.

  • 1 PC Desktop
  • 2 Portateis
  • 1 Tablet
  • 1 NAS
  • 2 Google Home mini
  • 1 Google Home
  • 2 Philips Hue
  • 1 Aspirador Roomba
  • 10+ Telefones em testes
  • 1 Box TV
  • Router da Operadora

Como podem ver cheguei facilmente ás duas dezenas de equipamentos e muito provavelmente esqueci-me de alguma coisa

À medida que continuamos a trazer mais gadgets recentes para as nossas casas, queremos garantir que eles têm a conectividade de que precisam. E neste quesito o Google Wifi pode ajudar, e muito, para que o utilizador tenha acesso rápido à rede Wi-Fi em todos os quartos, em todos os dispositivos. Podemos eliminar ligações instáveis, zonas mortas e melhorar a nossa qualidade de vida com este novo sistema Wi-Fi em Mesh.

Análise Google WIFI nunca a Internet foi tão rápida 1

Mas o que é Mesh, exatamente? 

Uma rede mesh é um grupo de routers que comunicam sem fio entre si para criar uma única rede Wi-Fi que forneça uma cobertura de conectividade mais abrangente. Isto permite que o utilizador tenha várias fontes de Wi-Fi  em toda a casa, em vez de apenas um único router.

Pensem em onde o router está localizado em vossa casa. Provavelmente num canto, perto de onde o serviço de internet entra em casa. O problema é que esse canto distante é o pior local para colocar um router, se o utilizador quer Wi-Fi rápido  em toda a casa. Quanto mais longe o utilizador estiver do router, mais fraco será o sinal, o que leva a zonas mortas e vídeos em buffer.

Análise Google WIFI nunca a Internet foi tão rápida 2

O Google Wifi soluciona o problema permitindo que o utilizador expanda a sua rede sem fio através da Mesh. Para os especialistas em rede, esta é a Mesh IEEE 802.11s, que foi melhorada com algumas das inovações do próprio Google.

Como o Wi-Fi é transmitido de cada ponto Wi-Fi (e não apenas de um único router), o Google Wifi é um sistema que oferece melhor cobertura num espaço mais amplo. O sistema é flexível e escalável, portanto, se o utilizador tiver uma casa maior, pode ligar quantos pontos forem necessários para ter melhor Wi-Fi em todos os quartos (o pacote com 3 unidades cobre até 4.500 pés quadrados). Os pontos Wi-Fi são ligados sem fio, para que não precisem usar cabos Ethernet em toda a casa

Análise Google WIFI nunca a Internet foi tão rápida 3

Como todos os pontos Wi-Fi estão conectados uns aos outros, os dados podem levar vários caminhos até ao seu destino – e usam a tecnologia Network Assist para garantir que os pontos do Google Wifi  escolhem o caminho mais rápido do seu dispositivo para a Internet. Isso significa que o utilizador obtém velocidades mais rápidas de Wi-Fi para coisas como streaming e jogos.

 

O Google Wifi substitui o seu router por vários “pontos”, proporcionando uma nova experiência de Wi-Fi.
Inteligente e simples.

É o que dá ter o Google integrado no Wi-Fi em casa. Reformularam completamente os routers para criar uma experiência fiável, flexível e que funciona na perfeição com os dispositivos e as atividades online.

Cobertura em toda a casa

Uma vez que os pontos Wifi estabelecem uma ligação perfeita entre si, podem adicionar tantos pontos quantos necessitarem sem afetar a velocidade do Wi-Fi

Wi-Fi onde necessitamos

Cada ponto Wifi atua como um router, o que produz um sinal de alta-fidelidade para uma ligação ideal aos dispositivos.

Uma rede para todos os dispositivos
O Google Wifi utiliza uma tecnologia em “Mesh” para criar uma única rede Wi-Fi,  que ajuda a manter-se ligado sem problemas quando se desloca de uma divisão para outra.

Isto ocorre porque, ao contrário da maioria dos routers, não há interface baseada na Web e o novo sistema Wi-Fi só pode ser configurado e controlado por meio da nova aplicação móvel do Google Wifi. Depois de configurado, o Google Wifi permanecerá ligado ao Google sempre e fará login na conta do Google sempre que o utilizador quiser alterar as definições.

O Google diz que o Wi-Fi não recolhe dados de atividade do utilizador, como os sites que visitamos. Por padrão, parece recolher apenas informações relacionadas a hardware, aplicações e rede. No entanto, o utilizador pode desativar isso na secção Privacidade das configurações.

Ainda assim, é necessária uma ligação constante com o Google. Isto ser um problema para alguns. Nem todos os sistemas Wi-Fi de Mesh doméstica, que usam vários dispositivos “satélites” para estender o sinal Wi-Fi, exigem uma conexão com o fornecedor para funcionar. A maioria dos routers domésticos não exige isso.

Mas isso não é algo que a maioria das pessoas vá achar um problema, além de que, mantém o dispositivo protegido contra hackers através de atualizações automáticas regulares. Se isto não for um impedimento, encontram no Google Wifi o melhor equilíbrio de facilidade de uso, desempenho e preço.

A cobertura e a fiabilidade são excelentes: testámos o Google Wifi com apenas uma única unidade (a minha casa não é grande o suficiente para precisar do Pack de 3, talvez um dia..), o Google Wifi passou no teste de stress de 48 horas com uma perna ás costas. Durante o teste, configurei-o para transferir muitos dados entre vários clientes sem fio (2 laptops, neste caso). O Wifi fez isso sem qualquer perda de ligação. O sistema também tinha excelente sinal, permitindo andasse pela casa,livremente sem se desconectar da Internet.

O Google alega que o sistema está constantemente a analisar o espaço aéreo para descobrir o canal mais limpo e a melhor banda Wi-Fi (5GHz ou 2,4GHz) para se conectar.

Cada unidade possui uma porta Gigabit WAN e uma porta Gigabit LAN e pode funcionar como um router ou um extensor.

OK, então como funciona?

De muitas maneiras, o Google Wifi é a evolução dos routers domésticos. A diferença com o Wifi é que, em vez de apenas uma única unidade, o utilizador pode ter até três. Cada unidade de hardware é chamada de ponto Wifi. Se o utilizador receber uma única unidade, o utilizador tem apenas um ponto, que pode cobrir cerca de 1.200 metros quadrados, o que é adequado para uma pequena casa ou apartamento de tamanho médio. Mais pontos espalhados pela casa aumentarão a área de cobertura. Um conjunto de três unidades pode facilmente cobrir uma casa de 4.500 metros quadrados ou até mais.

Design e configuração

O Google não tem apenas a vantagem clara do preço, mas também tem as unidades individuais mais bem projetadas e a configuração mais fácil de qualquer oferta. Cada unidade Google Wifi, é um cilindro pequeno com uma faixa de LED branca no centro.

Análise Google WIFI nunca a Internet foi tão rápida 4

Isso significa que qualquer uma das três unidades (caso optem pelo pack de 3) pode funcionar como o “router” do sistema, enquanto as outras podem fornecer internet com fio (que é transmitida para a unidade sem fio) com as portas Ethernet incluídas e com a Internet sem fio. Todas as três unidades são alimentadas via USB-C.

A configuração é tão simples quanto o design de hardware do Google, a usar Android a aplicação configura a rede Wi-Fi ao fazermos Scan ao código QR nos pontos Wifi conectados ao modem e à energia.

A partir daí, a aplicação diz para o utilizador atribuir um nome á rede e definir uma password, emparelhar os pontos Wifi adicionais e dar-lhes nomes para sabermos qual é qual.. Novamente, leva segundos para o “router” reconhecer os pontos de Wi-Fi e para começarem a transmitir.

Todas as unidades do Google Wifi são idênticas. Quando usadas várias unidades numa casa, a primeira unidade funciona como o router principal que se liga a uma fonte da Internet, como um modem de banda larga. As unidades adicionais estendem a cobertura Wi-Fi para criar uma única rede de Mesh Wi-Fi. Dependendo do layout da sua casa, o utilizador pode colocar os pontos Wifi num ou dois quartos de distância um do outro para maximizar a cobertura Wi-Fi. a aplicação Google Wifi pode ajudar a determinar a melhor localização medindo a conexão entre as unidades.

A aplicação mostra toda a rede doméstica num layout fácil de entender. o utilizador pode usá-lo para visualizar toda a rede doméstica, priorizar rapidamente a ligação de banda larga com qualquer dispositivo específico e pausar a Internet para um ou um grupo de dispositivos. Sim, podem privar um familiar vosso de Internet durante um período específico. Horas de refeição por exemplo?

O utilizador também pode a aplicação para descobrir a qual ponto Wifi um cliente específico está ligado e personalizar algumas configurações de rede que o Google Wifi tem a oferecer, incluindo rede de convidado, reserva de IP e encaminhamento de portas. Tudo pode ser feito através de alguns toques no ecrã do seu telefone. O Google diz que continuará a atualizar o Wifi com mais recursos, como controle de voz (via telefone, Google Home e Amazon Alexa) e suporte para outros aparelhos, como o termostato Nest.

Google Wifi Especificações Técnicas

 

Conetividade
  • Sem fios
  • Wi-Fi 2X2 Wave 2 CA1200
  • Wi-Fi de malha expansível
  • Wi-Fi de banda dupla simultânea (2,4 GHz/5 GHz) compatível com IEEE 802.11a/b/g/n/ac
  • TX Beamforming
  • Compatível com Bluetooth® Smart
  • Duas portas Gigabit Ethernet por ponto Wi-Fi
  • WAN e LAN no ponto Wi-Fi principal; ambos atual como portas LAN em pontos Wi-Fi tradicionais
Cor e materiais
  • Cor
  • Branco
  • Material
  • Plástico
Memória
  • 512 MB de RAM
  • Armazenamento eMMC flash de 4 GB
     
    Processamento
    • Quad-core ARM CPU – cada núcleo até 710 MHz

     

    Alimentação
    • Transformador de 15 W
    • 9W consumidos
    Dimensões e peso
    • Dimensões
    • Diâmetro: 106,1 mm
    • Altura: 68,7 mm
    • Peso
    • 340 g

Gogle Wifi Veredicto

Então sim, o Google Wifi é fácil de se gostar. Oferece facilidade de uso e cobertura Wi-Fi. Tem um ótimo desempenho. Permite um conjunto de funcionalidades, como configurar horários de acesso para cada dispositivo e criar filtros de conteúdo, para que o vosso sobrinho ou irmão mais novo não aceda a sites mais impróprios.

Preço e Disponibilidade

O Google Wifi já está dísponivel na Google Store  por 139,00 € por uma unidade (casas pequenas) e 359,00 € pelo Pack de 3 unidades (casas maiores).



Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais