Análise Color OS 12 Beta – o futuro da OPPO.. e OnePlus

Foi isso que a OPPO fez, aproveitando o lançamento do Android 12 a OPPO lança o seu ColorOS 12 que estamos já a testar no poderoso e exuberante Oppo Find X3 Pro. Mudanças no design e na interface do utilizador A primeira coisa que se destacou para mim foi o design novo e simplificado – que a OPPO afirma ser mais inclusivo.

A OPPO e Oneplus vão em breve começar a partilhar o ColorOS e assim, não é surpreendente que as empresas estejam a transformar a sua já bastante polivalente e funcional skin Android em algo ainda melhor. Não há melhor altura para lançar novidades de software do que na altura de lançamento de uma nova versão Android. Foi isso que a OPPO fez, aproveitando o lançamento do Android 12 a OPPO lança o seu ColorOS 12 que estamos já a testar no poderoso e exuberante Oppo Find X3 Pro.

Princípios ColorOS

•Eficiente: Com um enfoque na melhoria da eficiência do utilizador, ColorOS visa facilitar a conclusão fácil de tarefas, fornecer acesso rápido e eficaz a serviços e informação, e proporcionar uma experiência de utilizador sem esforço.

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 1

• Conveniente: Para servir as principais necessidades dos utilizadores alvo, ColorOS foi concebido para ser simples e subtil, proporcionando uma experiência conveniente e fácil de usar.

• Simples: Uma compreensão profunda dos hábitos do utilizador molda o design intuitivo, fácil de compreender, e conciso, tornando simples para os utilizadores compreender o conteúdo no ecrã, começar rapidamente, e desfrutar de uma experiência mais natural.

 

Mudanças no design e na interface do utilizador

A primeira coisa que se destacou para mim foi o design novo e simplificado – que a OPPO afirma ser mais inclusivo. Acredito que esta afirmação esteja relacionada com o facto de que o OPPO está agora a trabalhar com uma equipa de especialistas em linguística que permite uma IU mais precisa, contextual e em 67 idiomas, onde se inclui , obviamente, o Português de Portugal.

Linguagem de Design Inclusiva

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 2

Com base numa abordagem internacionalizada, ColorOS 12 utiliza uma estrutura totalmente nova para enfatizar a inclusão. A disposição das páginas e interacções no ColorOS 12 foram renovadas para incluir mais espaço. O resultado é uma IU limpa e desordenada que permite aos utilizadores concentrarem-se na informação de que necessitam, quando precisam dela.

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 3

ColorOS é oferecido em 67 línguas, com conteúdo UI e cópia devidamente localizada para cada língua. Quanto ao design, a OPPO redesenhou o layout das suas aplicações originais, como Telefone e Configurações. Temos exatamente a quantidade certa de espaço em branco e um grande ênfase em garantir que há uma simplicidade funcional em todos os ecrãs, isto deve ter sido um grande desafio pois há idiomas em que as palavras têm um comprimento maior.

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 4

Estou agradado e surpreendido com os detalhes no design da IU com uma organização funcional e tipografia limpa. O OPPO também mudou os ícones de design plano para 3D. A ideia é fazer com que parecessem botões. Além disso, os nomes das aplicações também têm uma leve sombra. As janelas flutuantes também têm margens arredondadas. Na verdade há coerência entre todos os pontos da interface para transmitir uma experiência de utilização continua e sem quebras.

Para aqueles que já tiveram um OnePlus e gostaram da interface OxygenOS, fiquem a saber que a OPPO trouxe alguns bons detalhes do OxygenOS para o ColorOS 12. Dito isso, o OPPO importou alguns recursos e otimizações do sistema OnePlus.

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 5

O mais importante é a forma como as animações são apresentadas. A OPPO descreve este sistema de animações no Color OS 12 como Quantum Animation Engine 3.0, que é muito natural e intuitivo – parece-se muito com o Oxygen OS. Parece que o OPPO usou aquilo que de melhor se usava nos telefones OnePlus para esta nova atualização de software. E é, também por isso que, o Color OS 12 está tão bom.

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 6

Outro recurso é a configuração do Portrait Silhouette no modo Always-On Display, que é basicamente outra palavra para a personalização do Canvas no Oxygen OS.

O ColorOS 12 tal como o Android 12 e o Material You Theming Engine o telefone seleciona as cores dos elementos com base nos tons do papel de parede. (Atualmente, o Material You é exclusivo para os telefones Google Pixel).

Funciona muito bem e o tema ajusta-se automaticamente quando o utilizador muda o papel de parede. O Color OS 12 e o Oxygen OS 12 têm o novo recurso Inventive Wallpaper que cria automaticamente papéis de parede personalizados com base na imagem.

Além disso, parece redundante que o Color OS 12 e o Oxygen OS 12 continuem a ter uma loja de temas separada. Mas consigo perceber que não é fácil fundir todos os recursos de ambos os sistemas em tempo recorde.

É um dos sistemas operativos móveis mais populares do mundo actualmente, com mais de 440 milhões de utilizadores em 68 países/regiões.

 

Redução do Ruído Visual

Uma das ideias centrais em torno do design do ColorOS 12 tem sido a redução do ruído visual. Ao afinar as cores e ajustar a densidade da informação, a equipa de design criou um layout simplificado que permite que a informação chave se destaque.

Aumento do espaçamento: A densidade de informação é reduzida

Layout de informação de fácil leitura: Maiores fontes e maior contraste entre textos para uma experiência de navegação eficiente

Coloração priorizada: As cores brilhantes são utilizadas para destacar informação primária e as cores escuras são utilizadas para informação secundária, enquanto um estilo de cor consistente é utilizado para informação ao mesmo nível de hierarquia.

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 7

Recursos úteis

Embora o design seja , sem dúvida, um dos pontos fortes, o Color OS 12 vem com recursos que merecem a melhor atenção: alguns novos, alguns melhorados, com funcionalidades adicionais. Por exemplo, a captura de ecrã de 3 dedos e a tradução integrada da OPPO foram estendidas para a Barra Lateral Inteligente. Isso é de extrema utilidade para nós aqui no AndroidGeek que estamos sempre atentos a rumores e fugas de informação que podem surgir literalmente em qualquer idioma.

Há ainda uma nova opção Background Stream que aparece na barra lateral inteligente quando estamos a assistir a um vídeo numa aplicação de streaming como YouTube, Netflix ou Prime. O que isso significa é que podem ouvir o vídeo em segundo plano. Funciona mesmo se não tiverem uma conta Premium no YouTube. Muito bom!

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 8

Como um dos primeiros sistemas operativos OEM construídos sobre a versão estável do Android 12, o ColorOS 12 foi lançado a nível mundial a 11 de Outubro de 2021.

As janelas flutuantes já existem há um tempo, mas no Color OS 12 é possível dimensionar o tamanho simplesmente arrastando a partir do canto. É possível ainda arrastar e soltar uma foto da aplicação Fotos em qualquer janela flutuante compatível. Por exemplo, Gmail.

Recursos do Android 12

Os recursos de acessibilidade foram divididos em quatro segmentos fáceis de interpretar e a OPPO também incluiu GIFs para facilitar a compreensão da função destes recursos.

Actualizações de privacidade e segurança

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 9

O ColorOS 12 fornece 100% de integração com as características de privacidade de stock Android, juntamente com a linguagem de Design inclusivo de propriedade da OPPO e características inteligentes concebidas para aumentar a eficiência e produtividade.

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 10 Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 11

 

Estamos em 2021, a OPPO não podia descurar a implementação de melhorias de privacidade e segurança:

  1. Em primeiro lugar, temos o recurso Painel de privacidade do Android 12. Este painel fornece uma leitura abrangente de quais foram as aplicações que usaram a câmara, microfone, localização e muito mais. Isso é sempre útil e torna mais fácil filtrar dados e bloquear o acesso a aplicações duvidosas, se houver.
  2. Em segundo lugar, podem partilhar com as aplicações apenas os dados de localização aproximados, se assim o desejarem. O que isso significa é que, se uma determinada aplicação de clima precisa de dados de localização para fornecer dados meteorológicos, a aplicação não precisa saber com precisão onde estamos. Outro recurso muito útil.
  3. Além disso, se alguma aplicação usar o microfone ou a câmara do telefone, recebemos um alerta na barra de notificação superior.
  4. Por fim, a OPPO também usa as Configurações de Segurança e Emergência, que permitem identificar um Contato de Emergência, incluir Informações Médicas e muito mais no caso de uma emergência de saúde.

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 12

Upgrades de desempenho

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 13

Cada atualização de sistema operativo vem com alguma ou outra forma de atualização de desempenho. A primeira coisa que notei foi no recurso de RAM expansivel, que já existe há algum tempo, mas queria destacar que está incluído no sistema operativo. Uma coisa muito interessante que notei também é que o Modo de Jogo tem uma ferramenta que permite ver os dados FPS em tempo real.

 

Outra novidade é um painel de bateria reformulado que regista estatísticas de uso diário e consumo de bateria. A OPPO também tem um novo AI System Booster construído em colaboração com o Google, que aparentemente:

  • Reduz o uso de memória em 30%
  • Reduz o consumo de energia de fundo em 20%
  • Aumenta a vida útil da bateria numa média de 12%

Não encontrámos forma de ativar este recurso, pelo que suponho que seja processamento em segundo plano.

Cronograma de atualização

Há rumores de que a OPPO está a tentar criar uma versão mais leve do Color OS 12 para quatro dispositivos económicos com configurações de RAM mais baixas. Teremos que esperar por uma confirmação da OPPO para ver se isso realmente se concretiza.

Conclusão

Cada vez gosto mais do Color OS 12. E o facto de que os engenheiros da OPPO estão a trabalhar em estreita colaboração com o Google para garantir que os principais recursos do Android 12 também são implementados é uma óptima notícia. O Timing desta atualização OPPO quase paralela ao lançamento do Android 12 é louvável – mesmo que seja apenas uma versão beta de momento. Mais importante , todas as mudanças no sistema operativo ColorOS são uma confirmação de que será a base para o sistema operativo unificado para telefones OPPO e OnePlus que será anunciado em 2022.

Análise Color OS 12 Beta - o futuro da OPPO.. e OnePlus 14

A identidade do Oxygen OS foi apagada no Oxygen OS 12. Para todos os efeitos, o Oxygen OS 12 é quase igual ao Realme UI, que é apenas uma variante do Color OS 12.

O Color OS 12 é um grande passo na direção certa para os telefones OPPO e acho que os utilizadores OnePlus vão ser beneficiados em entrar neste comboio.

O que acham do Color OS 12? Deixem-nos a vossa opinião na secção de comentários abaixo.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!