A Qualcomm tem uma parceria com a Microsoft para Windows on ARM, prestes a acabar

Até agora, só vimos um punhado de computadores Windows alimentados pelos chips ARM da Qualcomm, em vez de chips de qualquer outro fabricante de chipsets, e acontece que há uma boa razão para isso.

A Qualcomm prepara-se para fazer uma série de anúncios no próximo Tech Summit, e recentemente informámos os planos da empresa de focar-se no desenvolvimento de novos chips baseados em ARM, para competir com os SoC da série M da Apple para sistemas informáticos pessoais.

Até agora, só vimos um punhado de computadores Windows alimentados pelos chips ARM da Qualcomm, em vez de chips de qualquer outro fabricante de chipsets, e acontece que há uma boa razão para isso. De acordo com o XDA-Developers, a Qualcomm tem um contrato de licenciamento exclusivo com a Microsoft para Windows on ARM, mas o acordo deverá expirar em breve.

 

A Qualcomm tem uma parceria com a Microsoft para Windows on ARM, prestes a acabar 1

Além disso, a Microsoft afirmou publicamente que qualquer pessoa pode criar um sistema operativo com chip Windows on ARM. Devido à colaboração entre a Microsoft e a Qualcomm no desenvolvimento do Windows on ARM, foi alcançado um acordo exclusivo entre as duas empresas.

Com o acordo previsto para expirar, podemos esperar um aumento do número de fabricantes que competem neste mercado. Outra possibilidade é que a Samsung, que está atualmente a colaborar com a AMD em processadores gráficos para os seus chips, venha a produzir computadores Windows alimentados por Exynos no futuro.

A Qualcomm tem uma parceria com a Microsoft para Windows on ARM, prestes a acabar 2

A MediaTek já anunciou que a empresa está a planear construir um chipset para Windows on ARM, e com a Qualcomm também a trabalhar no mesmo projeto nos últimos anos, é inevitável que a transição da arquitetura x86 para a arquitetura ARM esteja prestes a arrancar. Tendo em conta que a Apple está a dar passos significativos nesse sentido com os seus novos chips Apple Silicon, também já é tempo de o Windows recuperar terreno.

Após vários anos de desenvolvimento, o Windows on ARM tem feito progressos significativos, incluindo a adição de suporte para a emulação x64, bem como o suporte para ARM64EC, o que vai facilitar a execução de aplicações de forma nativa enquanto se utiliza plug-ins emulados. Ainda há mais trabalho a fazer, mas é encorajador ver que o desenvolvimento está a ganhar velocidade e que mais empresas estão a envolver-se, pois isto vai permitir-lhes empurrar ainda mais a plataforma.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário