Android Geek
O maior site de Android em Português

A maioria dos smartphones 5G não estão realmente prontos para 5G

Espanha, Inglaterra, Alemanha, França, etc. No entanto, durante a feira em Barcelona a Huawei salientou que a  maioria desses telefones 5G não estão prontos para o verdadeiro 5G.

Durante o Mobile World Congress vimos os primeiros smartphones 5G no mercado, muitos deles hegarão a diferentes cidades do mundo, pelo menos aos que teoricamente já estão preparados para o 5G, como Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Japão. Espanha, Inglaterra, Alemanha, França, etc. No entanto, durante a feira em Barcelona a Huawei salientou que a  maioria desses telefones 5G não estão prontos para o verdadeiro 5G.

Como é que um smartphone 5G não está pronto para o verdadeiro 5G?

O que quer a Huawei dizer com isso? É um truque de marketing? A realidade é que não é um truque de marketing, e Huawei também não está a mentir, muitos dos telefones 5G não estão prontos para a rede 5G, pelo menos não para a prometida rede 5G, ou seja, a que oferece velocidades de download espectacularmente altas.

Huawei Mate X é segundo a marca o único telefone do mundo relamente pronto para o verdadeiro 5G

O novo Huawei Mate X é o único telefone no mundo totalmente preparado para redes 5G, tudo porque o seu modem, o Balong 5000, suporta redes 5G NSA e SA.

O que significam as siglas NSA e SA?

O significado pode ser traduzido como independente (SA) e não independente (NSA). Mas o que significa? Bem, isso significa que o processo de comunicação entre o equipamento e as estações de base das redes 5G é independente, ou seja, eles têm a sua própria infra-estrutura, enquanto que as Redes 5G NSA realizam este processo de comunicação através da infraestrutura de rede 4G.

Obviamente, o As redes 5G NSA são mais baratas e fáceis de implementar é por isso que muitas das primeiras redes 5G serão NSA, embora existam lugares onde elas sejam SA.

A diferença entre as duas redes está obviamente evidente tanto nas velocidades de upload e download de dados quanto na latência, isso não significa que as redes NSA não sejam mais rápidas ou tenham menos latência que as redes 4G, na verdade elas são muito superiores, mas não atingem as velocidades prometidas de até 20 Gbps, juntamente com uma latência de 1 ms.

Quais OS telefones 5G compatíveis com redes 5G SA?

Hoje apenas o Huawei Mate X é compatível com redes 5G SA, porque os smartphones que trazem o Snapdragon 855 com modem X50 suportam apenas redes NSA 5G.

O modem Huawei conhecido como Balong 5000 não está disponível para outros fabricantes no mercado, e é por isso que não haverá (por enquanto) concorrentes que possam bater a Huawei neste recurso.

 

Por outro lado, não devemos esquecer que a maioria das redes 5G que estarão disponíveis este ano serão NSA e a implantação massiva de Redes SA irá até 2020, Então, é provável que os novos modems da Qualcomm e outros fabricantes sejam compatíveis com essas redes.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais