Android Geek
O maior site de Android em Português

A escola do futuro agora: a visão da LG

Uma das mais drásticas passou pelo encerramento de escolas, universidades e outros estabelecimentos de ensino, obrigando  Portugal, tal como em todo o mundo, as instituições de ensino e os seus profissionais tiveram de se adaptar rapidamente a esta realidade que, segundo a UNESCO, veio alterar completamente a forma como praticamos a educação e o ensino, na medida em que nunca mais será o mesmo.   Hoje, mais do que nunca, a tecnologia parece assumir um papel de grande destaque nos lares portugueses, pois é o meio de que os alunos (e, em muitos casos, os pais) dispõem para aceder aos conteúdos programáticos e assim conseguir responder aos desafios que o fim deste ano letivo apresenta.

A pandemia e a consequente necessidade de isolamento social desencadearam um conjunto de medidas de proteção com um enorme impacto na sociedade. Uma das mais drásticas passou pelo encerramento de escolas, universidades e outros estabelecimentos de ensino, obrigando  Portugal, tal como em todo o mundo, as instituições de ensino e os seus profissionais tiveram de se adaptar rapidamente a esta realidade que, segundo a UNESCO, veio alterar completamente a forma como praticamos a educação e o ensino, na medida em que nunca mais será o mesmo.

 

Hoje, mais do que nunca, a tecnologia parece assumir um papel de grande destaque nos lares portugueses, pois é o meio de que os alunos (e, em muitos casos, os pais) dispõem para aceder aos conteúdos programáticos e assim conseguir responder aos desafios que o fim deste ano letivo apresenta.

 

No entanto, para a LG, mais do que olhar para o presente, é importante também pensar no futuro.

 

“Em linha com as previsões das instituições e organizações internacionais, a LG acredita que o ensino nunca mais será igual ao que conhecíamos. Por isso, como nunca antes, é crucial que a tecnologia responda agora a uma necessidade que não existia há pouquíssimos meses”, afirma Hugo Jorge, Marketing Director da LG Portugal. “A verdade é que esta era uma crença que já tínhamos antes do atual contexto vir obrigar a uma rápida evolução da educação e ensino. Razão pela qual temos vindo a apostar, ao longo dos últimos anos, no desenvolvimento de soluções inovadoras para responder às novas técnicas educacionais e hoje contamos com um forte portefólio de produtos e ferramentas capazes de antecipar este cenário e ajudar ao seu bom funcionamento.”

 

A tecnologia surge assim como uma grande aliada de um modelo de ensino mais interativo e multidirecional. Por essa razão, a LG conta com uma linha de quadros digitais interativos feitos à medida para um ambiente escolar 3.0, quer seja presencial ou à distância, deixando antever aquela que será a educação do futuro.

 

A linha TR3BF permite que estejam ligados até 30 alunos, que podem partilhar ecrãs e interagir através de uma rede partilhada ou da App ScreenShare Pro. O quadro tem 20 pontos de multitouch, 10 pontos de escrita e 2 stylus com cores duplas simultâneas. Isso significa que os alunos podem aprender a matéria de forma sincroniza e em cooperação uns com os outros. A função do navegador da Web permite que a aula flua para onde quer que a curiosidade dos alunos os possa levar. Os professores também vão ter acesso algumas funcionalidades úteis e práticas como tomar notas e apagar com a palma da mão.

 

Tão importante como equipar a sala de aulas do futuro, é trazê-la para os dias de hoje e montá-la em casa. Seja na secretária do quarto ou no escritório improvisado na sala de jantar, é crucial para os alunos criarem um espaço dedicado à escola em casa. Além de uma mesa à altura correta e uma cadeira confortável e de um espaço organizado com todos os materiais necessários, a tecnologia deve ocupar um lugar central, uma vez que será a principal plataforma de trabalho. E é aqui que os equipamentos como monitores e laptops podem fazer toda a diferença.

 

Por estes dias, o multitasking e a versatilidade são palavras de ordem para as famílias que se encontram num regime de escola em casa. Por essa razão, o monitor LG UltraGear™ de 34'' (modelo 34GL750) poderá assume-se como uma opção ideal, combinando um ecrã Ultra Wide com um elevado nível de ergonomia. A funcionalidade Screen Split SW permite dividir o ecrã de 34 polegadas em quatro áreas diferentes, de forma a ter o editor de texto, o e-mail, o canal de TV da Telescola e o whatsapp abertos em simultâneo. Por outro lado, o design praticamente sem moldura em três lado e a base ajustável fazem deste ecrã uma das soluções mais confortáveis do mercado, permitindo um ajuste personalizado da sua inclinação e altura. Além disso, uma das melhores características deste ecrã reside no facto de ser perfeito para sessões de gaming: com um tempo de resposta hiper rápido (de 1ms apenas), garante elevados níveis de precisão para jogar após terminar todos os trabalhos de casa.

 

Também a pensar em verdadeiras estações de trabalho em qualquer lugar, a LG apresenta uma proposta que fará com que a criação de uma sala de aula em qualquer divisão da casa seja muito mais fácil. O mais recente membro da “família” gram, o LG gram de 17 polegadas combina um ecrã de grandes dimensões com apenas 1340 gramas, sendo o mais leve do mercado. Combinando um ecrã IPS de grandes dimensões com uma resolução WQXGA (2560x1600), o LG gram é sinónimo de comodidade, leveza, performance e autonomia de bateria, um conjunto de características que se traduzem também em elevada portabilidade e resistência. Um equipamento à prova de qualquer desafio que a escola à distância implica.