A escassez global de Chipsets afeta menos o iPhone do que o resto da indústria

A estimativa inicial era originalmente de 1,45 mil milhões de unidades em 2021, com uma taxa de crescimento anual de 9%, mas graças á escassez de Chipsets, a Counterpoint reduziu a sua estimativa para este ano para 1,41 mil milhões de smartphones vendidos com uma taxa de crescimento anual de 6%.

A estimativa inicial era originalmente de 1,45 mil milhões de unidades em 2021, com uma taxa de crescimento anual de 9%, mas graças á escassez de Chipsets, a Counterpoint reduziu a sua estimativa para este ano para 1,41 mil milhões de smartphones vendidos com uma taxa de crescimento anual de 6%.

A CounterPoint Research reduziu a estimativa de remessas globais de smartphones este ano. A estimativa inicial era originalmente de 1,45 mil milhões de unidades em 2021, com uma taxa de crescimento anual de 9%, mas graças á escassez de Chipsets, a Counterpoint reduziu a sua estimativa para este ano para 1,41 mil milhões de smartphones vendidos com uma taxa de crescimento anual de 6%. A escassez de semicondutores começou no quarto trimestre passado e tem-se mantido desde então. O stock de Chipsets mantidos pelos fabricantes estão agora quase nos limites. E para piorar, as coisas agravaram-se durante o terceiro trimestre do ano, recém-concluído, com algumas empresas a receber apenas 70% do número de componentes pedidos.

A Counterpoint Research afirma que 90% da indústria de smartphones é afetada pela escassez. Embora componentes como Display Driver IC (DDI), o principal semicondutor usado em ecrãs de smartphones, e circuitos integrados de gestão de energia (PMIC) tenham sido escassos, uma gestão cuidada ajudou a indústria de smartphones a continuar a crescer.

A Apple evitou a escassez de chips para a linha iPhone 13 - A escassez global de chips impacta menos o iPhone do que o resto da indústria

Apple evitou a escassez de Chipsets para a linha iPhone 13

O Processador de Aplicações (AP) é apenas um termo extravagante para o que normalmente se chama um chipset utilizado num telefone. Por exemplo, o AP utilizado com o iPhone série 13 é o Bionic A15.

A Qualcomm e a Mediatek, dois dos principais fornecedores de AP para a indústria de smartphones, confiam na Samsung e na TSMC respectivamente para construir os Processadores para Aplicações. Tom Kang, diretor de pesquisa da Counterpoint Research, afirmou , “a escassez de semicondutores parece afetar todas as marcas nos ecossistemas. Samsung, Oppo, Xiaomi todos foram afetados e estamos a rever as nossas projeções. Mas a Apple parece ser a mais resiliente e menos afetada pela escassez de AP.

Embora a Counterpoint não tenha explicado por que a Apple conseguiu “passar entre os pingos da chuva”, a resposta é fácil de entender.A Apple foi negativamente afectada pelo anúncio da TSMC há algumas semanas, quando a fabricante de chipsets disse que o nó de processo de 3nm, que deveria ser utilizado para produzir o Bionic A16 do próximo ano, é excessivamente complicado e seria adiado até à geração A17 do iPhone 15.

Assim, O A16 Bionic será feito usando o nó de processo 4nm e se os problemas relacionados à complexidade do nó de processo 3nm forem resolvidos a tempo, o A17 Bionic será possivelmente o primeiro chipset de 3 nm a alimentar um smartphone.

Os fãs da Apple estão à espera que a empresa trabalhe no CPU do A16 Bionic. O CPU no A15 Bionic mostrou pouquíssima evolução em comparação com o A14 Bionic, já que a Apple perdeu muitos dos engenheiros da sua unidade de semicondutores.

A escassez global de chips forçou a Counterpoint a reduzir sua estimativa de remessas de smartphones para este ano - A escassez global de chips impacta menos o iPhone do que o resto da indústria

Counterpoint revê previsões

A escassez global de Chipsets forçou a Counterpoint a reduzir a sua estimativa de remessas de smartphones para este ano.

O iPhone evitou ser atingido pela escassez de Chipsets, a Apple admitiu que o iPad e o Mac foram prejudicados durante o terceiro trimestre fiscal da empresa, que terminou em junho.

Após a divulgação do relatório financeiro, Tim Cook disse à comunicação social que “A escassez afetou principalmente os produtos Mac e iPad. Prevíamos que a escassez se traduziria em perdas de US $ 3 a US $ 4 mil milhões. Mas, na verdade, fomos capazes de mitigar parte disso e o impacto financeiro foi muito menor”.

Entre outros fabricantes que tiveram que fazer ajustes devido à escassez de Chipsets, o Google foi forçado a limitar o lançamento dos seus Pixel 5a aos EUA e Japão. Não sabemos se o Google terá que limitar também o lançamento do Pixel 6 que será lançado, possivelmente no final deste mês.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!