13 razões porque alguns utilizadores não gostam da MIUI

Assim, o facto de Xiaomi ter actualizado recentemente todos estes telefones desactualizados para o MIUI 13 é uma boa notícia para os seus fãs e para a reputação da marca. ESTES SÃO OS 5 DISPOSITIVOS REDMI E POCO QUE ESTÃO A RECEBER A ACTUALIZAÇÃO MIUI 13:

O que não devemos de forma alguma esquecer é que a marca ficou conhecida em grande parte da cena ocidental graças ao MIUI, o seu sistema operativo. A camada de personalização, que em breve chegará à versão número 14, foi durante muito tempo um garfo de CyanogenMod que poderia ser instalado como uma ROM pós-venda.

As treze razões mais comuns pelas quais as pessoas não gostam do MIUI

Xiaomi tem sido há muito mais do que um fabricante de telemóveis. Não esqueçamos as suas experiências noutros campos, tais como fritadeiras sem óleo; mesmo algo tão louco como uma pistola de água tem agora a assinatura chinesa. O que não devemos de forma alguma esquecer é que a marca ficou conhecida em grande parte da cena ocidental graças ao MIUI, o seu sistema operativo.

13 razões porque alguns utilizadores não gostam da MIUI 1
Assim, o facto de Xiaomi ter actualizado recentemente todos estes telefones desactualizados para o MIUI 13 é uma boa notícia para os seus fãs e para a reputação da marca. ESTES SÃO OS 5 DISPOSITIVOS REDMI E POCO QUE ESTÃO A RECEBER A ACTUALIZAÇÃO MIUI 13:

A camada de personalização, que em breve chegará à versão número 14, foi durante muito tempo um garfo de CyanogenMod que poderia ser instalado como uma ROM pós-venda. Estes ficheiros podiam ser encontrados em fóruns como o XDA-Developers.

De facto, já lá vai muito tempo. Há tanto tempo, de facto, que o MIUI se tornou apenas mais uma camada de personalização. Falamos dele tal como falamos sobre o One UI da Samsung e, como todos os outros, tem vantagens e desvantagens. Parece mais da última do que da primeira, pois os utilizadores não parecem gostar do MIUI.

E os utilizadores não gostam do MIUI porquê?

Um tópico extenso foi publicado no Reddit, onde um utilizador fez esta pergunta: porque é que a comunidade Android não gosta muito do MIUI? As respostas não demoraram muito a chegar, a maioria reclamando de vários pontos comuns. Condensadas aqui estão as respostas mais populares:

  • Geralmente, a MIUI tem muitos Bugs. Por exemplo, as notificações chegam tarde em algumas aplicações devido às medidas de poupança de bateria do MIUI; a navegação por gestos não funciona bem de todo; e as câmaras em aplicações como Instagram ou TikTok não funcionam bem devido aos problemas de renderização do MIUI.
  • Lançamento muito lento de actualizações e correcções de segurança em comparação com os ciclos do Google.
  • A preocupação de muitos utilizadores sobre a estabilidade da camada de personalização é compreensível.
  • Publicidade que é incorporada no sistema e bloatware que ocupa espaço sem nunca ser utilizado.
  • Elevado consumo de RAM, que parece aumentar ainda mais a cada nova actualização, retardando o bom funcionamento do dispositivo.
  • A aparência visual da MIUI e a sua insistência em copiar a da Apple não é apreciada entre os utilizadores.
  • O seu código afasta-se tanto do AOSP que os programadores têm de escrever código específico MIUI para que as suas aplicações funcionem correctamente.
  • O modo escuro é um verdadeiro desastre, de acordo com os utilizadores.
  • Ligações Bluetooth instáveis, quer com auscultadores quer com relógios inteligentes.
  • Não é possível desactivar as notificações para uma determinada aplicação a partir do ecrã de Notificações.
  • Se o telefone estiver ligado a uma rede WiFi sem Internet, não muda automaticamente para dados móveis.
  • A animação de carregamento rápido não mostra o progresso do carregamento real.
  • A actualização por vezes “quebra” o sistema operativo.

Como pode ver, as vozes anti-MIUI têm-no bem claro. Alguns dizem que muitas destas questões são exclusivas da série Redmi, mas como antigo utilizador de uma nota 10 de Xiaomi Mi, posso dizer que são todas muito reais nos seus dispositivos, independentemente da série. Xiaomi tem muito a corrigir sobre o seu software, se quiserem ser levados a sério no topo da lista.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!