Android Geek
O maior site de Android em Português

Xiaomi UWB é uma nova tecnologia que parece magia

Xiaomi UWB – Tecnologia de banda ultra wide incluida nos telefones da série Mi 10 e numa série de dispositivos domésticos inteligentes, a tecnologia UWB “One Finger”, Chipset UWB integrado e um conjunto de antenas, com algoritmo e arranjo de desenvolvido pela Xiaomi. Tudo para que o telefone e dispositivos inteligentes tenham consciência espacial.

Hoje, a Xiaomi anunciou o lançamento da tecnologia UWB, que permite aos smartphones e dispositivos inteligentes consciência de espaço, na teoria basta apontar o smartphone para um dispositivo para controlo direcionado.

Xiaomi UWB - Tecnologia de banda ultra wide

A Xiaomi disse, que inclui nos telefones da série Mi 10 e numa série de dispositivos domésticos inteligentes, a tecnologia UWB “One Finger”, Chipset UWB integrado e um conjunto de antenas, com algoritmo e arranjo de desenvolvido pela Xiaomi. Tudo para que o telefone e dispositivos inteligentes tenham consciência espacial.

Xiaomi UWB - Tecnologia de banda ultra larga

A tecnologia UWB pode fornecer aos smartphones e dispositivos inteligentes recursos de percepção espacial, assim como um “GPS interno”. Apontamos o Smartphone para o dispositivo inteligente e o menu de controlo aparecerá automaticamente e está disponível diretamente. Esta forma inovadora de interacção é sem precedentes.

O nome completo da tecnologia UWB é Ultra Wide Band, que é uma comunicação de banda ultra wide, que tem largura de banda de 500 MHz para transmitir dados. Com base nessa tecnologia, a Xiaomi instalou Chipsets UWB e antenas extra no Mi 10 e numa série de dispositivos inteligentes, combinados com matrizes de antenas e algoritmos desenvolvidos para ter um posicionamento centimétrico e precisão de medição de ângulo de ± 3 °.

Podem saber mais sobre os usos do UWB com o vídeo de demonstração.

Demonstração de tecnologia Xiaomi UWB

Para ter o One Finger Connect, os smartphones e dispositivos inteligentes precisam de um Chipset UWB integrado e matriz de antenas específica, além do algoritmo e arranjo de antenas desenvolvido pela Xiaomi para um posicionamento espacial preciso. Ao contrário dos sistemas de comunicação de largura de banda estreita existentes, a tecnologia Xiaomi UWB tem uma largura de banda ultra grande de 500 MHz para transmitir informações e melhorar a precisão do posicionamento ao nível do centímetro, o que também foi aplicado no campo do radar.

Xiaomi UWB - Tecnologia de banda ultra larga

Além disso, a tecnologia One Finger Connect, Xiaomi UWB tem excelentes recursos de segurança, graças às características de banda Ultra Wide e pulso estreito do UWB, que são extremamente difíceis de interceptar no espaço, e o algoritmo de distância Xiaomi, que é um seguro duplo. Esses recursos também permitem que o One Finger Connect tenha uma ampla gama de aplicação em situações práticas. No futuro, a tecnologia One Finger Connect, Xiaomi UWB complementará o Bluetooth e o Wi-Fi para atender às necessidades de conectividade sem fio do utilizador em diferentes cenários.

Xiaomi UWB - Tecnologia de banda ultra larga
UWB vs Wi-Fi vs bluetooth vs Zigbee

A Xiaomi também afirma que esta é apenas a ponta do iceberg da tecnologia One Finger Connected Mi UWB. O objectivo é conseguir uma conexão sem intervenção humana. Quando o utilizador se aproximar da porta, o telefone no bolso irá destrancar a porta, e quando o utilizador passar por os torniquetes do metro, o telefone irá automaticamente passar o cartão de crédito para uma passagem tranquila. Tudo isso irá tornar-se realidade com a tecnologia Xiaomi UWB.

Fonte 1, Fonte 2

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!