Excesso de confiança faz a Xiaomi cometer um dos maiores erros da sua história

Os dispositivos Xiaomi são conhecidos por usar uma versão personalizada do Android, chamada MIUI. Possui milhões de utilizadores, mas muitos deles gostariam de ter um dispositivo Mi com a versão Stock do sistema operativo Android.

Este sonho tornou-se realidade quando a fabricante lançou o Mi A1, um smartphone da Xiaomi mas do programa Android One, em colaboração com o Google. Tem recebido muitos comentários positivos desde o seu lançamento, que parece ter sido o motivo que levou a Xiaomi a realizar uma pesquisa no Twitter, a questionar os utilizadores se preferiam a Miui ou o Android One.

Escusado será dizer que Xiaomi esperava que a Miui vencesse o Android One. Mas, como aconteceu, 57% dos cerca de 15.000 utilizadores que votaram, escolheram o Android One . Esses resultados foram definitivamente inesperados, mas o que Xiaomi decidiu fazer depois é ainda mais surpreendente e estranho. Eles simplesmente eliminaram a pesquisa depois de ver a Miui ser derrotada pelo Android One e por uma margem significativa.

E, como acontece na internet, as capturas de ecrã ficam cá para contar a história.

A Miui da Xiaomi é uma versão modificada do Android, e oferece recursos de personalização adicionais entre outros. Melhorou muito desde os seus dias iniciais, mas ainda não é tão suave como a experiência do Android Stock, e por razões óbvias. Esta é a razão pela qual muitos utilizadores ainda preferem o Android One à Miui.

Stock Android vs MIUI

Pessoalmente estou fã do Android Puro, mas reconheço grandes capacidades à MIUI, que acrescenta muitas funcionalidades ao sistema Android, que por vezes demora anos a chegar ao Android stock. No entanto ainda considero a MIUI muito confusa, e mais pesada do que era de esperar.

Obviamente que esta é a minha opinião pessoal, e certamente existirão milhões de utilizadores que terão uma opinião completamente diferente da minha. Mas felizmente o Android é isso, versatilidade para agradar a todos.

E qual prefere? Android Puro ou MIUI? Deixe-nos saber a sua opinião nos espaços dedicados aos comentários um pouco  mais abaixo.

Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.
Através demobilescout
10 Comentários
  1. Ricardo Diz

    Sinceramente não consigo perceber porque existe tanta gente com tanta aversão ao miui. Em termos de design/ui ganha 10 a 0 ao original; a xiaomi continua a trazer actualizações a telemóveis com um montão de anos de forma oficial, coisa que nunca vi sequer a Samsung ou outra marca a fazer… Em termos de fluidez também não sei como podem também dizer que é inferior ao puro… E em termos de migração de um telemóvel para outro ou de backup de dados ou sincronização nem dá sequer para comparar porque segundo sei nem existe da mesma forma no Android original… Acho que quem prefere o original é porque simplesmente nem tentou o puro.. porque antes de ter mudado há anos para miui, também pensava que não ia dar hipótese a mais nenhuma versão.. enfim! Gostos?

  2. Norberto Moritz Diz

    Sou fã do MIUI, considero muito mais prático do que as outras versões.
    Além do preço espetacular em relação à qualidade do hardware a interface MIUI é a face do equipamento.

  3. Pedro Silva Diz

    Prefiro o Android stock, por isso comprei o meu primeiro Xiaomi, o android one! Ter um Xiaomi com Android Stock é o melhor de dois mundos, pois alia a qualidade a baixo preço com um sistema operativo móvel muito bom.

  4. Jmac2 Diz

    Durante anos usei o telemóvel com o Android mais puro, o NEXUS 5. Entretanto adquiri um Xiaomi Mi A1 e tenho a dizer que não fiquei nada a perder, muito pelo contrario. Há quem diga que os launchers de cada marca tem as suas vantagens, tanto de funcionalidade como de aspeto, mas quem se habitua ao Android puro, nunca mais muda. E já nem falo na rapidez deste Android em relação a todos os outros. Mas só mesmo experimentando.

  5. Jorge Antunes Diz

    Atualmente num xiaomi mi5 e perfiro Android “puro” (Lineage OS). É Android puro com alguns features desbloqueados.
    No entanto, Miui 9 melhorou bastante em relação ao Miui 8, quanto mais não seja por agora reconhecer Portugal como país e definir Pt-Pt como linguagem de sistema.

  6. carlos reis Diz

    Gostei do artigo, no entanto a titulo é um quanto excessivo o maior erro da historia?!

    1. Joel Pinto Diz

      Um dos maiores… Não o maior.

  7. João Carapau Diz

    Porcaria de pagina, mostra o titulo apenas e promove o autor da “noticia” … nada mais, conteúdo ZERO.

    1. Joel Pinto Diz

      João qual é a duvida? O conteúdo está ai todo. Posso ajudar com algo?

  8. RATM Diz

    Vim de um Android puríssimo – Nexus 4 com Nougat 7.1.2 (Nitrogen OS), e neste momento uso um Redmi Note 4X, com MIUI 9 e estou extremamente satisfeito. Não considero em nada inferior o desempenho e as features da MIUI, que considero ser das melhores do mercado, comparando com EMUI e outras… Esta é a essência da Xiaomi e o suporte que dão a modelos com vários anos é o que a torna única, mas isto não significa que, no futuro, não queira testar uma ROM como a do Mi A1, mas será apenas quando este modelo não suportar mais atualizações oficiais ou da Xiaomi.eu. Ambas as ROMs têm vantagens, é uma questão de gosto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.