Android Geek
O maior site de Android em Português

Xiaomi atualiza Drivers Gráficos dos seus equipamentos SD865 com aplicação oficial

Essa tarefa ficaria a cargo dos próprios fabricantes de dispositivos, pois eles são os responsáveis ​​por lançar as actualizações com as alterações necessárias para aumentar o desempenho. A Xiaomi é a primeira marca a criar uma aplicação que permite atualizar drivers gráficos e melhorar o desempenho dos dispositivos sem a necessidade de uma atualização completa do software.

Quando a Qualcomm lançou a plataforma Snapdragon 865, direcionada para equipamentos high-end, muitos ignoraram uma das principais inovações introduzidas nessa plataforma, que é a possibilidade de atualizar os drivers da GPU para melhorar o desempenho gráfico dos dispositivos.

Essa tarefa ficaria a cargo dos próprios fabricantes de dispositivos, pois eles são os responsáveis ​​por lançar as actualizações com as alterações necessárias para aumentar o desempenho.

A Xiaomi é a primeira marca a criar uma aplicação que permite atualizar drivers gráficos e melhorar o desempenho dos dispositivos sem a necessidade de uma atualização completa do software. Mas nada impede que outros fabricantes sigam o mesmo caminho que Pequim e desenvolvam aplicações que lhes permitam aplicar esse tipo de melhoria nos seus terminais com Snapdragon 865, Snapdragon 765 ou 765G.

 

Xiaomi lança aplicação para atualizar os drivers gráficos dos seus telefones com Snapdragon 865

Xiaomi mi 10 snapdragon 865

Por enquanto, a aplicação em questão foi publicada na própria loja de aplicações da empresa, disponível apenas em terminais vendidos na China. A ferramenta é chamada de “GPU Driver Updater” e faz exatamente o que promete: atualiza os drivers da GPU nos telefones com base na plataforma Snapdragon 865 com a Adreno 650 GPU.

A primeira atualização lançada pela Xiaomi traz melhorias de desempenho para jogos específicos, como Fortnite ou PUBG Mobile. actualizações para APIs OpenGL ES e Vulkan também estão incluídas. É assim que a própria Qualcomm explica a operação dessa tecnologia:

Os recursos mais recentes do Qualcomm Snapdragon Elite Gaming incluem drivers atualizáveis ​​por GPU, os primeiros do setor móvel. Como os jogos para PC, os utilizadores de smartphones poderão atualizar os seus drivers de GPU com mais frequência e aproveitar o potencial de desempenho e os ganhos de recursos.

Esta atualização dos drivers gráficos é para o Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro, assim como o Redmi K30 Pro, pois atualmente são os únicos terminais da marca que fazem uso do processador Snapdragon 865. A plataforma Snapdragon 765 também oferece aos fabricantes a opção de atualizar os drivers da GPU, portanto é possível que mais cedo ou mais tarde a Xiaomi também lance actualizações desse tipo para outros modelos baseados nessa plataforma, como o Redmi K30, POCO X2 ou Xiaomi Mi 10 Lite.

Como já dissemos o primeiro a fazer uso dessa medida, introduzida pela Qualcomm sob o kit de ferramentas "Snapdragon Elite Gaming", foi a Xiaomi: conforme explicado no Portal XDA, a empresa de Pequim criou uma nova aplicação oficial destinada a atualizar os drivers gráficos dos dispositivos e, assim, melhorar o desempenho ao executar tarefas que exigem uma alta carga gráfica.

Por o lado, empresas como Samsung e Google já optaram por atualizar os drivers de GPU de alguns dos seus terminais por meio da Google Play Store, sem a necessidade de desenvolver a sua própria aplicação.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!