Wi-Fi 6 e 5G são o futuro pelo qual esperávamos

Nos últimos anos, tem havido uma notável evolução das tecnologias Wi-Fi, uma evolução que está a moldar uma era dourada das telecomunicações. Estas tecnologias não só estão a mudar a forma como nós, seres humanos, comunicamos, como também o estão a fazer em setores tão importantes como o financeiro, industrial ou médico.

Nos últimos anos, tem havido uma notável evolução das tecnologias Wi-Fi, uma evolução que está a moldar uma era dourada das telecomunicações. Estas tecnologias não só estão a mudar a forma como nós, seres humanos, comunicamos, como também o estão a fazer em setores tão importantes como o financeiro, industrial ou médico.

Entre as mais recentes tecnologias encontram-se duas irão mudar as comunicações nos próximos anos: o WiFi 6 e o 5G. A TP-Link explica em que consiste cada uma delas e as utilizações a que se destinam:

Wi-Fi 6 e 5G são o futuro pelo qual esperávamos 1

Wi-Fi 6 – o novo standard 802.11ax

Também conhecido como Wi-Fi 802.11ax, o Wi-Fi 6 é a mais recente norma de conectividade Wi-Fi desenvolvida pela IEEE Standards Association, melhorando a velocidade e a eficiência energética e reduzindo o congestionamento durante os períodos de utilização massiva do acesso à rede Wi-Fi. O Wi-Fi 6 foi inicialmente criado com o objetivo de lidar com o crescente número de dispositivos conectados no mundo. Por conseguinte, é especialmente adequado para os casos em que temos um grande número de equipamentos ligados que requerem a melhor ligação.

Quanto às suas vantagens em relação às versões anteriores, destacam-se três principais:

- Mais velocidade: O Wi-Fi 6 permite um aumento da velocidade da rede de cerca de 25%. Isto é possível graças à implementação da modulação 1024-QAM, que fornece um sinal carregado com mais dados (cada símbolo transporta 10 bits em vez de 8 bits). Traduzida em linguagem simples, esta modulação permite que os dados viajem de forma mais compacta, permitindo que mais dados sejam enviados pelo mesmo canal, levando a uma maior eficiência e estabilidade. Portanto, o Wi-Fi 6 é ideal para ambientes com uma multiplicidade de dispositivos conectados que requerem uma grande fluidez de utilização, tais como consolas online ou televisões inteligentes.

- Mais capacidade: O Wi-Fi 6 aumenta a capacidade em até quatro vezes quando vários dispositivos são ligados ao mesmo tempo. Isto é possível graças às tecnologias OFMDA, MU-MIMO e BSS Colored, que fornecem até 4x mais capacidade e reduzem a latência em até 75%, permitindo lidar com mais dispositivos em simultâneo.

- Menos consumo de energia: Wi-Fi 6 permite aos dispositivos negociar quando e com que frequência acordam para enviar ou receber dados, aumentando o tempo de sono do dispositivo e melhorando substancialmente a duração da bateria dos dispositivos móveis e dos dispositivos IoT.

5G – quando as pessoas se ligam às coisas

5G é um acrónimo que se refere à quinta geração de tecnologias e normas de comunicação sem fios. Ou seja, é a evolução da atual 4G / LTE. 5G é um salto qualitativo que significará grandes avanços na velocidade, latência e eficiência energética dos smartphones ou dispositivos ligados.

A chegada do 5G irá transformar completamente a nossa sociedade. No setor industrial, vamos ver máquinas que podem receber instruções imediatamente e são mais eficientes; no setor automóvel, iramos assistir a veículos que receberão informações em tempo real, permitindo aos condutores tomar decisões na sua condução para evitar acidentes e imprevistos.

Graças a esta nova tecnologia, poderemos aumentar o número de dispositivos inteligentes, tais como veículos ligados, robôs industriais, mobiliário urbano ou qualquer dispositivo inteligente dos smarthomes, que serão capazes de se ligar e partilhar informação em tempo real.

Entre as principais vantagens da rede 5G, encontramos:

- Mais velocidade: com 5G, a velocidade é até 100 vezes superior à das atuais redes 4G e 10 vezes mais rápida do que as principais ofertas de fibra ótica no mercado, permitindo uma navegação até 10 GBps.

- Menos latência: esta é uma das vantagens fundamentais, pois permitirá que as interações com a Internet sejam quase instantâneas. Se com a rede 4G a latência for de cerca de 100 milissegundos, com a rede 5G será entre 1 e 3 milissegundos. Este é um especto determinante em casos como o veículo ligado ou a cirurgia tele-assistida, cuja urgência na execução de ações é essencial para garantir a segurança das pessoas.

- Maior eficiência energética: o 5G proporciona uma redução no consumo de energia até 90%, permitindo que as baterias dos dispositivos tenham uma maior autonomia e um ciclo de vida mais longo.

Os próximos anos marcarão um rumo fundamental no futuro de ambas as tecnologias, que já estão a permitir a transição de uma sociedade de pessoas ligadas para outra, uma realidade onde estas pessoas se ligam com os elementos que as rodeiam.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!