Android Geek
O maior site de Android em Português

WhatsApp tem uma nova arma contra notícias falsas

No início deste mês, soubemos de como o WhatsApp recorreu a anúncios em jornais (Sim, em papel) para ensinar a população cada vez mais conectada à Internet da Índia sobre notícias falsas e como as pessoas podem ajudar a reduzir o seu impacto.

Agora o WhatsApp decidiu fazer alterações na aplicação que dificultarão a partilha rápida de mensagens em vários grupos pelos utilizadores. Sejam notícias falsas ou verdadeiras. 

Até agora, os utilizadores podiam partilhar uma mensagem com qualquer número de grupos que considerassem adequado, mas após a alteração, a partilha foi limitada a um máximo de 20 grupos. Para a Índia, onde o problema com a desinformação é grave e já teve consequências terríveis como linchamentos de inocentes, esse limite é de apenas 5 grupos de cada vez.

O WhatsApp chama a essas mudanças de "um teste" e vai monitorizar o efeito que elas terão para decidir se as irão tornar permanentes. É provável que haja mais mudanças no futuro, se estás medidas se revelarem insuficientes.

A razão pela qual a Índia é visada separadamente por estas e outras medidas é porque, nos últimos meses, artigos de notícias, contendo informações falsas, foram divulgadas naquela zona através do WhatsApp. Embora isso aconteça em todos os lugares, na Índia houve casos em que as pessoas, enganadas pelo que leram on-line, levaram as coisas a um extremo e impuseram "justiça", levando a várias mortes.

Obviamente, as medidas não impedirão as pessoas de partilhar notícias falsas por completo, mas o efeito pode ser suficiente para impedir que um número desmedido de pessoas fique zangado com alguma coisa ao mesmo tempo.

Consideramos admiráveis ​​os esforços do WhatsApp sobre este assunto, considerando que a empresa poderia ter simplesmente ignorado o problema, já que apenas fornece os meios para que as pessoas enviem mensagens.

fonte: Whatsapp através da TechCrunch

 

Fonte

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link