Whatsapp Nativo para macOS está a entrar em versão beta pública (Download)

Após anos a serem limitados a simplesmente usar a versão web, os utilizadores de Mac podem agora experimentar o WhatsApp em toda a sua glória com uma aplicação MacOS nativa com todas as funcionalidades. Desenvolvida utilizando a estrutura Mac Catalyst da Apple, a nova versão nativa permite um melhor desempenho e uma maior capacidade de resposta que não estava disponível antes.

WhatsApp, a aplicação de mensagens mais popular do mundo, acaba de lançar uma nova versão nativa para utilizadores de Mac. Após anos a serem limitados a simplesmente usar a versão web, os utilizadores de Mac podem agora experimentar o WhatsApp em toda a sua glória com uma aplicação MacOS nativa com todas as funcionalidades. Desenvolvida utilizando a estrutura Mac Catalyst da Apple, a nova versão nativa permite um melhor desempenho e uma maior capacidade de resposta que não estava disponível antes.

A aplicação está actualmente em versão beta pública e só funciona em macOS Big Sur e em versões mais recentes. Qualquer pessoa interessada em experimentá-la pode descarregá-la directamente do site oficial, embora a WhatsApp tenha avisado que esta versão inicial ainda pode ter alguns problemas que precisam de ser resolvidos. Apesar disto, muitas pessoas já relatam uma experiência global mais suave com elementos de interface de utilizador melhorados, tais como suporte de modo escuro e modo picture-in-picture para vídeos.

 

Whatsapp Nativo para macOS está a entrar em versão beta pública (Download) 1

O que torna tudo isto tão excitante é que os utilizadores de Mac já não têm de confiar em soluções ou experiências inferiores, uma vez que finalmente têm uma aplicação dedicada concebida especificamente para a sua plataforma. É também impressionante a rapidez com que a equipa WhatsApp conseguiu desenvolver esta nova versão nativa graças à estrutura Mac Catalyst da Apple, que permite aos programadores construir aplicações que funcionam simultaneamente em iPadOS e macOS.

Em suma, parece que os proprietários de Mac finalmente têm algo que desejam há anos: uma experiência nativa e com todas as características da WhatsApp especialmente adaptada à sua plataforma de escolha. Com mais pessoas a voltarem-se para aplicações de videoconferência como parte da sua vida diária, ter um cliente WhatsApp dedicado poderia tornar as coisas mais fáceis do que nunca!

Whatsapp em MacOS vai ter uma nova vida

Até há pouco tempo, o WhatsApp não tinha uma verdadeira versão desktop; tanto as aplicações Windows como Mac embrulhavam simplesmente a versão web numa shell Electron. No entanto, isto mudou no ano passado quando o Windows recebeu uma versão nativa, e uma versão nativa para MacOS entrou em versão beta. Inicialmente, era um beta fechado disponível apenas para os participantes do Beta; no entanto, agora todos com um Mac podem obtê-lo.

Pode descarregá-lo do site oficial; está disponível para MacOS Big Sur e mais recentes. O site avisa que esta versão ainda se encontra nas primeiras fases de desenvolvimento.

Whatsapp Nativo para macOS está a entrar em versão beta pública (Download) 2

Curiosamente, a equipa WhatsApp utilizou a estrutura Mac Catalyst da Apple, o que facilita aos programadores a construção de aplicações que funcionam tanto em iPadOS como em macOS. Isto é curioso porque não existe uma versão WhatsApp para iPad; em vez disso, espera-se que os utilizadores utilizem a versão web. Talvez isto mude assim que esta aplicação sair da versão beta.

De qualquer modo, a aplicação nativa deve correr mais rapidamente e ser mais eficiente no hardware Mac (o mesmo se aplica à versão Windows), por isso é bom ver a antiga versão Electron desaparecer.

Fonte | Via

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário