Whatsapp: Como não ser incomodado por quem não quer atender

Para encontrar uma solução, neste guia explicamos os métodos disponíveis para bloquear chamadas e videochamadas no WhatsApp. Já lhe dissemos que não há nenhuma função explicitamente dedicada a bloquear chamadas e videochamadas de outros utilizadores.

As chamadas e videochamadas tornaram-se um instrumento de comunicação essencial, mas nem sempre têm uma utilização positiva. É possível que haja alguém que não deixe de lhe ligar através da WhatsApp ou, simplesmente, que por vezes não queira que outros o possam contactar através da aplicação. Para encontrar uma solução, neste guia explicamos os métodos disponíveis para bloquear chamadas e videochamadas no WhatsApp.

Whatsapp: Como não ser incomodado por quem não quer atender 1

Já lhe dissemos que não há nenhuma função explicitamente dedicada a bloquear chamadas e videochamadas de outros utilizadores. Contudo, pode utilizar várias ferramentas da plataforma de mensagens em seu benefício para evitar que outros o incomodem com as suas chamadas. Se depois de bloquear chamadas no WhatsApp eles ainda o incomodarem com chamadas, lembre-se que também pode bloquear chamadas e mensagens no Android.

Aprenda a bloquear as chamadas e videochamadas WhatsApp para não ser incomodado.

Bloquear um contato no WhatsApp

A forma mais fácil de bloquear chamadas e videochamadas é bloquear o contacto no WhatsApp. Desta forma, o outro utilizador não poderá enviar-lhe mensagens, ver a imagem do seu perfil ou estabelecer contacto através das chamadas da aplicação. Não é apenas a solução mais rápida, é também a mais eficaz. É desta forma que pode bloquear um contacto no WhatsApp:

  1. Abrir a aplicação WhatsApp
  2. Toque no botão de menu no canto superior direito
  3. Toque em “Definições” e, a partir daí, aceda à secção “Conta”
  4. Ir para “Privacidade”, e a partir daí para ” Contactos bloqueados”
  5. Toque no ícone “Adicionar contacto” no canto superior direito
  6. Seleccione o contacto que pretende bloquear, e depois toque no botão bloquear

Ao adicionar um contacto à lista negra do WhatsApp, pode ter a certeza de que não o incomodarão mais, pelo menos no que diz respeito a esta plataforma de mensagens. Outra forma de bloquear um utilizador no WhatsApp é fazê-lo a partir da própria conversa.

  1. Abra o chat com o contacto que deseja bloquear
  2. Toque no botão de três pontos no canto superior direito
  3. Toque em “Mais”
  4. Toque em “Bloquear” e depois toque em “Bloquear” na janela pop-up.

Bloquear um contacto é o método mais radical que pode utilizar no WhatsApp, pois significa que não poderão comunicar consigo de forma alguma. Sem dúvida, isto é algo que deve ter em conta antes de bloquear alguém cujas chamadas não deseja receber.

Rejeitar chamadas Whatsapp

Se o bloqueio lhe parecer extremo, a coisa mais fácil que pode fazer para evitar uma chamada ou videochamada no WhatsApp é recusá-la. Se estiver a utilizar o seu telemóvel e receber uma chamada, pode tocar no botão vermelho para o recusar directamente. Se não quiser recusá-la, pode premir o botão que o leva ao ecrã inicial para que a chamada continue enquanto continua a utilizar o seu smartphone.

Whatsapp: Como não ser incomodado por quem não quer atender 2

A desvantagem deste método é que o outro utilizador poderá continuar a telefonar-lhe sem parar, com os inconvenientes que isso implica. Se quiser informá-los de que está ocupado, o WhatsApp permite-lhe enviar-lhes uma mensagem ao rejeitar a sua chamada.

Com a aplicação WhatsApp Tools

Para bloquear chamadas WhatsApp, também pode utilizar a ajuda de aplicações externas. A nossa recomendação é Tools for WhatsApp, uma aplicação que pode descarregar gratuitamente da Google Play Store. Uma vez instalada, só tem de lhe dar as permissões que solicita.

Google Play | Tools for WhatsApp

No separador “Desactivar Chamadas”, marcar a caixa “Serviço”. É aqui que irá activar a desactivação de chamadas. Pode escolher entre várias opções de configuração. Se for para “Incoming voice call”, verá que pode escolher se quer rejeitar directamente ou reencaminhar para outros números de telefone.

Bloqueio de chamadas em dados móveis

A última opção que pode utilizar para bloquear chamadas e videochamadas WhatsApp é encontrada dentro da própria aplicação. Referimo-nos a “Utilizar menos dados para chamadas”, o que lhe permite limitar a quantidade de dados móveis consumidos durante a realização de uma chamada, seja áudio ou vídeo.

Whatsapp: Como não ser incomodado por quem não quer atender 3

Para activar a funcionalidade, siga estes passos:

Isto não bloqueia as chamadas como tal, mas torna a qualidade da chamada inferior quando não se está ligado a uma rede WiFi.:

  1. Abrir a aplicação WhatsApp
  2. Toque no botão de menu no canto superior direito
  3. Toque em “Definições” e, a partir daí, aceda à secção “Armazenamento e utilização de dados”
  4. Activar a caixa de verificação “Usar menos dados para chamadas”

Desta forma, a chamada não será tão boa e pode dar-se ao luxo de a rejeitar alegando problemas de ligação. Analise bem todos estes métodos e escolha o que mais lhe convém quando se trata de bloquear chamadas e videochamadas WhatsApp.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!