Vice-presidente da Xiaomi fala sobre o passado e o futuro do CyberDog Robot

Este dispositivo de quatro pernas consegue andar e correr e tem sido classificado como um passo evolutivo na robótica que abrirá o caminho para desenvolvimentos mais inovadores neste campo.

Lei Jun, o CEO da Xiaomi acaba de revelar mais um pouco sobre o que descreveu como "o primeiro robô quadrúpede de inspiração biológica da Xiaomi", que se chama CyberDog. Este dispositivo de quatro pernas consegue andar e correr e tem sido classificado como um passo evolutivo na robótica que abrirá o caminho para desenvolvimentos mais inovadores neste campo.

O gigante tecnológico chinês também anunciou outros produtos, incluindo dispositivos da série MI MIX 4 e Tablet 5, terminando com o Easter Egg -  "o primeiro Robô Quadrúpede de Inspiração Biológica do mundo" Lei não foi comedido em demonstrar as suas capacidades em palco, tais como saltar para algumas cadeiras ou abrir portas, tudo sem qualquer intervenção humana.

Vice-presidente da Xiaomi fala sobre o robô CyberDog

Xiaomi CyberDog fez uma aparição espectacular e foi uma das estrelas do evento. Claro, existem algumas pessoas que não entendem por que a Xiaomi está repentinamente envolvida na indústria de robôs biônicos. Para esclarecer quaisquer dúvidas, o vice-presidente do grupo Xiaomi, Chang Cheng, por meio de uma publicação na rede social chinesa Weibo, respondeu a várias perguntas sobre o CyberDog da Xiaomi. (Abaixo está a publicação traduzida de Chang Cheng):

Por que queremos fazer um robô quadrúpede biônico?

O CyberDog nasceu da cultura de engenheiros da Xiaomi. Tudo começou como um pequeno projeto desenvolvido por engenheiros da Xiaomi no seu tempo livre, e só depois de ser reconhecido por Lei Jun que a equipa do projeto recebeu dinheiro e recursos na fase de P&D. Também estou orgulhoso de que a Xiaomi tenha engenheiros tão apaixonados e exploradores.

Claro, é uma decisão de investir no futuro. Por um lado, os robôs biônicos têm um enorme potencial de mercado em serviços, engenharia, segurança, medicina e muitos outros campos no futuro. Por outro lado, a Xiaomi, como empresa de tecnologia global, precisa colocar a sua tecnologia em campo e consolidar a sua reserva de patentes o mais cedo possível. O processo de exploração de robôs biônicos também engloba investigação técnica, na qual a visão de máquina, navegação e prevenção de obstáculos, interacção homem-máquina, algoritmos de voz Al e outras tecnologias podem alimentar smartphones, casas inteligentes e outras indústrias.

Vice-presidente da Xiaomi fala sobre o passado e o futuro do CyberDog Robot 1

O que o CyberDog pode fazer agora?

O CyberDog ainda está em fase de exploração da engenharia, o que está a ser feito é garantir a estabilidade do aparelho e o perfeito funcionamento das funções básicas. Além de executar uma série de acções engraçadas, o CyberDog reúne várias vantagens técnicas da Xiaomi, como reconhecimento de rosto, detecção humana e tecnologia de re-reconhecimento de pedestres para a função de seguimento ativa, levar o robô CyberDog a sair convosco para caminhar não é problema.

Também pode usar a construção de mapas SLAM e a tecnologia de prevenção de obstáculos de navegação para permitir que o CyberDog Robot desenhe um mapa para a casa; por meio da tecnologia de voz de assistente de IA embutida da Xiaomi, podemos pedir ao “CyberDog” para ajudar a verificar o tempo, controlar os dispositivos inteligentes em casa e por ser baseado em uma co-criação de código aberto, pode fazer mais e mais coisas.

Por que co-criação de código aberto?

A visão inicial do CyberDog era um projeto de código aberto. Queríamos construir uma plataforma de desenvolvimento de hardware completa para facilitar que os programadores explorassem mais possibilidades de robôs biônicos, e foi o que fizemos. O hardware da Xiaomi fornece tecnologia de ponta , sensores avançados e interfaces estendidas; algoritmos de controlo de movimento baseados no código-fonte aberto. A plataforma de computação é equipada com a plataforma ROS 2 e fornece interfaces ricas, para criar um sistema de mais estável e abrangente em geral, o que traz grande conveniência para programadores e entusiastas para desenvolvimento por terceiros.

Xiaomi CyberDog Robot

A indústria de robótica biônica está atualmente numa fase de cocriação global. A Xiaomi quer ser a líder e levar mais programadores a contribuir nesse campo com o código aberto e promover rapidamente o progresso da indústria. Por fim, gostaria de anunciar que o Xiaomi Robotics Lab foi inaugurado e espero que mais engenheiros apaixonados pela exploração de tecnologia se juntem à Xiaomi e explorem o futuro juntos. Também damos as boas-vindas aos geeks e entusiastas interessados ​​no “CyberDog” que venham ao círculo CyberDog da comunidade Xiaomi para falar conosco.

Fonte

Relacionado:  Preço Xiaomi Mi Pad 5 fora da China foi revelado
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!