Android Geek
O maior site de Android em Português

Via Verde nos transportes de Lisboa é uma realidade muito próxima

A Via Verde em parceria com a Novabase colocou ontem em funcionamento, em forma de prova de conceito, um novo sistema de compra de bilhetes para transportes públicos na Grande Lisboa que promete uma forma mais cómoda de utilizar a rede de transportes de maneira mais prática e ecológica.

O sistema consiste na ideia de que qualquer pessoa com um smartphone que tenha Bluetooth possa andar de metro, barco, eléctrico e autocarro em Lisboa, sem precisar de perder tempo em bilheteiras e de adquirir um bilhete físico.

Via Verde nos transportes de Lisboa é uma realidade muito próxima 1
Imagem Exame Informática

Para usufruir do serviços os utilizadores terão apenas que criar uma conta na app Via Verde (iOS e Android), associar um cartão de crédito e usar a Via Verde para os títulos de transportes públicos da Grande Lisboa.

Este projecto ainda se encontra em fase piloto e estará a correr na Transtejo/Soflusa (barcos), na Carris (eléctricos, elevadores e autocarros) e no Metro de Lisboa.

Via Verde nos transportes de Lisboa é uma realidade muito próxima 2

Em cada um dos locais haverá um identificar devidamente assinalado onde o utentes devem validar as suas viagens, para isto basta ter saldo na aplicação e o Bluetooth ativado no smartphone para que haja um reconhecimento do título de transporte.

 

Para fazer a validação Bluetooth entre o smartphone e o sensor dos transportes, é usada a tecnologia Zabeacon, desenvolvida para este projecto pela Novabase.

A Via Verde é uma empresa com provas dadas na utilização de sistemas contactless, com o sistema a funcionar de forma perfeita em estacionamentos e em bombas de gasolina, por exemplo.

Para já, a app Via Verde Transportes, que vai servir de base a toda esta plataforma, ainda não está disponível para iOS ou Android, uma vez que durante o período de prova de conceito, só alguns utilizadores Beta vão ter acesso ao sistema.

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link