Android Geek
O maior site de Android em Português

Inteligência Artificial DeepMind do Google exibe comportamento “Hiper Agressivo” sob stress

DeepMind do Google é um dos mais famosos exemplos de inteligência artificial. De entre os feitos mais marcantes deste organismo de IA , destaca-se a vitória sobre o melhor jogador do mundo no jogo de Xadrez Chinês.

Falando de aplicações mais práticas, o DeepMind também está a ser usado no Moorfields Eye Hospital para reconhecer doenças oculares através de scans de retina. As boas (ou más notícias,depende da perspectiva) é que este ser inteligente chamado DeepMind começa a reagir às situações sociais de forma semelhante a um ser humano.

Inteligência Artificial DeepMind do Google exibe comportamento "Hiper Agressivo" sob stress 1

Nomeadamente, o DeepMind começou a agir de forma “agressiva” quando colocado sob pressão. Os cientistas do Google correram 40 milhões de jogadas de um jogo de vídeo que consiste em colheita da fruta, neste jogo colocou como adversários dois sistemas DeepMind, o objectivo do jogo é apanhar mais maçãs que o adversário.

Quando as maçãs começam a escassear e um dos sistemas se apercebe que pode perder, as coisas começam a ficar sérias…  Assim que os recursos se tornam escassos, os dois sistemas tornam-se agressivos e tentam colocar o adversário fora do jogo usando os raios laser que incapacitam o oponente temporariamente.

O vídeo abaixo mostra o processo – com os jogadores  DeepMind  representados em vermelho e azul,  as maçãs são verdes e os raios laser são amarelos. Enquanto há maçãs suficientes para recolher (pontinhos verdes) os robôs (vermelho e azul) focam-se apenas na recolha de fruta. Quando os recursos começam a escassear os robôs atacam-se mutuamente com o objectivo de colocar o adversário fora de jogo.

 Identificamos que o comportamento aprendido em cada domínio muda consoante factores externos, incluindo abundância de recursos”

As nossas experiências mostram que a competição pelos mesmos recursos gera conflito.

 

 

Os registos deste estudo apontam que em ambientes com abundância de recursos há menos probabilidade de haver conflitos, enquanto que se os recursos se tornam escassos a agressividade aumenta.

Os resultados são interessantes, pois mostram computadores são capazes de se adaptar a situações e modificar seu comportamento em conformidade.

Muitos especialistas alertam sobre os perigos da verdadeira inteligência artificial em máquinas, a super estrela da Tesla Elon Musk destacou o DeepMind em particular como um daqueles que é preciso manter debaixo de olho . Elon Musk escreveu em 2014:

 

Inteligência Artificial DeepMind do Google exibe comportamento "Hiper Agressivo" sob stress 2

 

O ritmo de progresso na inteligência artificial  é incrivelmente rápido . A menos que tenham acesso direto aos resultados de sistemas como o DeepMind, não vão acreditar no rápido que é, está a crescer a um ritmo próximo do exponencial,

Eu não estou sozinho em pensar que deveríamos estar preocupados.”

 

 

A verdade é que os avanços na área de Inteligência Artificial são fantásticos e estamos cada vez mais perto de criar sistemas quase conscientes. No entanto já se percebeu que estes sistemas, tal como os seres vivos querem sobreviver, mesmo que para isso seja necessário eliminar os inimigos.

Esperamos que não identifiquem a raça humana como um alvo a abater. Lembram-se da Skynet?

Podem saber mais sobre o projecto e até mesmo acompanhar as novidades na página oficial do projecto da Google.

 

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link