Android Geek
O maior site de Android em Português

Utilizadores do iPhone da Apple alvo de esquema de phishing

Por exemplo, o e-mail poderia dizer que a EDP precisa do seu número de segurança social devido a uma falha no computador ou porque precisam confirmar o número a cada poucos anos. Quando os hackers obtiverem esse número, poderão usar essa informação para aceder à ainda mais informação sobre vocês.

A maioria deverá saber que o phishing não consiste no acto de apanhar peixe mas é sim o o uso de um documento falso enviado por email ou texto, que parece ser um pedido real de informações de uma empresa da vossa confiança. Por exemplo, se são clientes da EDP, Podem receber um e-mail que pareça legítimo e que pede algumas informações (como o número de segurança social) por algum motivo. Por exemplo, o e-mail poderia dizer que a EDP precisa do seu número de segurança social devido a uma falha no computador ou porque precisam confirmar o número a cada poucos anos. Quando os hackers obtiverem esse número, poderão usar essa informação para aceder à ainda mais informação sobre vocês. Outros esquemas de phishing pedem aos utilizadores para fazer uma determinada chamada ou visitar um determinado site para corrigir um problema.

Utilizadores do iPhone da Apple alvo de esquema de phishing 1

De acordo com a KrebsonSecurity, um novo esquema de phishing está a tentar separar os utilizadores do iPhone da Apple do seu dinheiro arduamente ganho. Um utilizador do iPhone que foi alvo foi Jody Westby, CEO da empresa de segurança Global Cyber ​​Risk LLC. Westby recebeu uma chamada no iPhone que parecia ser da Apple. Quando atendeu a ligação, uma mensagem dizia que os servidores que continham os números do Apple ID haviam sido comprometidos e que os utilizadores teriam que ligar para um número específico antes de usar o iPhone novamente. As informações geradas pela chamada (vejam a imagem na parte inferior deste artigo) teriam enganado a maioria das pessoas fazendo-as acreditar que era mesmo da Apple, uma vez que continha o endereço correto em Cupertino, e o verdadeiro número do suporte ao cliente.  Houve uma pequena mudança que a maioria das pessoas não teria notado; não havia “s” no final do “http” no endereço web.
Utilizadores do iPhone da Apple alvo de esquema de phishing 2

Westby ligou para o número real do Suporte da Apple e foi informado de que a ligação que acabara de receber não vinha deles e era uma farsa. Enquanto isso, o KrebsonSecurity marcou o número que a mensagem da ligação falsa tinha dito a Westby para marcar (866-277-7794). Esse número foi atendido por um sistema automatizado que afirmava ser o Suporte da Apple e, eventualmente, um homem a falar com um sotaque indiano atendeu o telefone. O interlocutor disse que lhe disseram para marcar esse número por causa de um problema com o seu ID da Apple, e o falso representante do Suporte da Apple desligou.

Embora não seja óbvio a partir do que aconteceu nesta situação, a intenção é usar a chamada falsa para pedir a um proprietário de iPhone para ligar para o falso número do Suporte da Apple e pagar por algum suporte técnico desnecessário. Se atender uma chamada de um número que não conhece e o chamador começar a solicitar informações pessoais e financeiras, ou quiser que um número de cartão de crédito pague por algum tipo de suporte técnico, desliguem imediatamente.

 

Fonte

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link