Android Geek
O maior site de Android em Português

USB 4 suporta até 40Gbps de velocidade de transferência

0 / 3.1.

A organização USB-IF anunciou recentemente que planeia cancelar a nomenclatura USB 3.0 / 3.1. O USB 3.0 já mudou o nome para USB 3.2 Gen 1 (5Gbps), o USB 3.1 foi renomeado para USB 3.2 Gen 2 (10Gbps) e o USB 3.2 foi alterado para USB 3.2 Gen 2 × 2 (20Gbps).

Mas provavelmente isso não vai interessar a ninguém, porque hoje o USB-IF anunciou oficialmente o USB 4. Atenção que não é USB 4.0, é USB 4.

 

Em termos de velocidade de transmissão, o USB 4 dobrou a sua velocidade de transferência de pico em comparação com o USB 3.2, chegando a 40Gbps (dual-channel).

Soa familiar? É isso mesmo, a interface Thunderbolt 3 da Intel é de 40 Gbps, mas as primeiras versões foram  em 2015.

Para simplificar, o USB 4 é equivalente ao actual Thunderbolt 3. A Intel anunciou que será aberto ao público e estará isento de taxas de licenciamento. A partir do Ice Lake de 10nm, integrarao o suporte ao Thunderbolt 3 ao nível do processador. Claro, é muito mais aberto que o Thunderbolt 3, porque o uso do Thunderbolt 3 deve ser estritamente certificado pela Intel (apenas 463 modelos até agora).

Em outros parâmetros, o USB 4 suporta até 100W de energia, uma placa gráfica externa, dois ecrãs 4K ou um único display de 5K. Além disso, ao contrário da era USB 3.0 / 3.1 / 3.2, que usa a interface de cores para diferenciação intergeracional, o USB 4 não possui esse requisito. Esta nova interface introduz um novo protocolo subjacente, mas também é compatível com o USB 3.2, USB 2.0 e Thunderbolt 3. O conector físico deste padrão será idêntico ao USB-C do Thunderbolt 3, o que significa que todos os cabos Thunderbolt 3 existentes devem ser compatíveis.

Atualmente, a versão padrão USB 4 ainda está a ser revista. Espera-se que a versão original seja lançada no segundo semestre deste ano.

Vai demorar mais um ano para aplicação em grande escala.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais