Usar o telemóvel numa trovoada é perigoso? A Xiaomi explica

Muitos de nós pensamos que isto é apenas um mito e que nada vai acontecer, mas Xiaomi decidiu pôr à prova esta velha história. Num dos seus últimos vídeos #XiaomiAcademy, o gigante da tecnologia realizou uma experiência utilizando uma bobina Tesla – não a empresa automóvel propriedade de Elon Musk, mas sim um circuito transformador concebido pelo lendário inventor Nikola Tesla, em 1891.

Já se perguntou o que aconteceria ao seu smartphone se o utilizasse durante uma trovoada? Seria afectado de alguma forma? Muitos de nós pensamos que isto é apenas um mito e que nada vai acontecer, mas Xiaomi decidiu pôr à prova esta velha história.

Num dos seus últimos vídeos #XiaomiAcademy, o gigante da tecnologia realizou uma experiência utilizando uma bobina Tesla – não a empresa automóvel propriedade de Elon Musk, mas sim um circuito transformador concebido pelo lendário inventor Nikola Tesla, em 1891. O objectivo era observar como as diferentes frequências e níveis de tensão produzidos pela bobina Tesla afectavam os telemóveis.

Usar o telemóvel numa trovoada é perigoso? A Xiaomi explica 1

A Xiaomi desmascarou o velho mito de que dar ao seu ecrã de smartphone riscado uma massagem com pasta de dentes restaurará o vidro ao seu estado original intacto. Numa série de vídeos curtos do YouTube que apresenta como #XiaomiAcademy, a empresa procura mostrar a verdade a muitos rumores e mitos sobre dispositivos móveis. Hoje, Xiaomi responde à pergunta: “Pode o meu telefone ser afetado pela sua utilização durante uma trovoada?

Com o “relâmpago” a atingir o que parece ser um modelo Xiaomi 12S no clip, pode-se ver que o telefone continua a reproduzir um vídeo sem quaisquer interrupções ou problemas. E os choques eléctricos também não tiveram impacto na qualidade das chamadas telefónicas feitas pelo mesmo aparelho. Como diz Xiaomi, “Isto prova que as trovoadas não afectam a utilização de smartphones”. Não acreditam? Vejam o vídeo abaixo.

Então de onde veio este rumor? Xiaomi salienta que, quando as pessoas utilizavam telefones com fios “antiquados”, havia preocupação sobre a condução de relâmpagos pelos fios. Pessoas foram mortas quando utilizavam o seu telefone com fio durante uma trovoada. Num exemplo, um adolescente de New Jersey foi morto em 1985, quando um raio provocou um surto eléctrico através do seu fio telefónico. A electricidade entrou no seu ouvido e levou o seu coração a parar.

Mas, ao que parece, a maioria dos relâmpagos consiste em electricidade de baixa frequência, enquanto os smartphones utilizam electricidade de alta frequência. Isto significa que a probabilidade de os relâmpagos afectarem os sinais do seu smartphone é “relativamente baixa”

Usar o telemóvel numa trovoada é perigoso? A Xiaomi explica 2

Os estudos mostram que temos uma hipótese de 1 em 15.300 de ser atingido por um raio ao longo da vida.

Isto significa que deve sair durante uma tempestade relâmpago sem qualquer cuidado no mundo? Não, porque ainda há a possibilidade de ser atingido por um relâmpago

Em 2019, um homem na Índia foi atingido e morto enquanto falava no seu smartphone.

Contudo, se estiver dentro de piortas e a utilizar o seu telemóvel, uma trovoada não terá qualquer efeito sobre a forma como o dispositivo envia e recebe sinais.

Usar o telemóvel numa trovoada é perigoso? A Xiaomi explica 3
Resonant transformer in work. Tesla coil.

Em conclusão, Xiaomi provou que a utilização de um smartphone durante uma tempestade de trovoada pode, de facto, inócua. Através de testes extensivos, a empresa conseguiu provar que a corrente eléctrica de uma trovoada não vai afectar o funcionamento do seu telefone. Para ter a certeza de estar sempre actualizado com todas as últimas notícias e fugas de tecnologia, não se esqueça de verificar o AndroidGeek para obter informações de confiança sobre todas as coisas relacionadas com a tecnologia. Com a nossa cobertura abrangente de tudo, desde novos dispositivos até às próximas actualizações de software, o AndroidGeek é um recurso inestimável para quem procura manter-se à frente da curva quando se trata de notícias e inovações tecnológicas. Por isso, quer esteja à procura de conhecimentos da indústria ou apenas curioso sobre o que há de novo no mundo da tecnologia, o AndroidGeek tem a certeza de ter algo para todos!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!