Tudo que precisam saber sobre como escolher um notebook compacto

Esta evolução deu origem ao chamado notebook compacto, que tem vindo a ganhar cada vez mais admiradores.

Com o avanço da tecnologia, o segmento dos computadores portáteis continua a evoluir, oferecendo cada vez mais modelos que vão ao encontro das novas necessidades dos consumidores. Esta evolução deu origem ao chamado notebook compacto, que tem vindo a ganhar cada vez mais admiradores.

Tudo que precisam saber sobre como escolher um notebook compacto 1

Também conhecido como notebook ultrafino, ultrabook ou notebook leve, este portátil chama atenção por seu design, elegância e leveza. Por isso, ele também é mais fácil de transportar e não ocupa muito espaço na mochila.

Tudo que precisam saber sobre como escolher um notebook compacto 2

A boa notícia é que existem vários modelos de notebook compacto no mercado. Mas é preciso saber como escolher o modelo certo; por isso, reunimos algumas dicas importantes para tornar esta escolha muito mais fácil.

Quais as vantagens e desvantagens de um notebook compacto?

Para além de serem mais finos, os notebooks compactos destacam-se pelo seu aspeto elegante, moderno e acabamento distinto – chamando a atenção em qualquer ambiente.

E porque são mais compactos, são também mais leves, o que os torna mais fáceis de transportar e armazenar, especialmente para aqueles que carregam muito peso na sua mochila diariamente.

Tudo que precisam saber sobre como escolher um notebook compacto 3

Além disso, para apresentar este aspeto compacto e elegante, os fabricantes utilizam geralmente componentes com tecnologia mais avançada na sua composição, tais como o armazenamento SSD, que é mais pequeno e ocupa menos espaço.

Independentemente destas vantagens, no entanto, este tipo de portátil não apresenta muitas portas e entradas, uma vez que não têm espaço para ele.

Outra desvantagem está relacionada com o preço, é mais elevado em comparação com outros modelos. No entanto, ainda é possível encontrar opções mais acessíveis, mesmo que o seu desempenho não seja tão bom.

6 dicas para escolher um notebook compacto

Com tantos modelos de notebook compacto disponíveis no mercado, os consumidores podem ficar confusos sobre qual deles escolher. Assim, se este tipo de notebooks de notas despertou o vosso interesse, então precisam de conhecer algumas dicas importantes para encontrar os melhores notebooks compactos e fazer o investimento certo.

Tudo que precisam saber sobre como escolher um notebook compacto 4

Para o fazer, veja as dicas abaixo.

1- Confira o Processador

O processador é um dos componentes mais importantes de um computador, uma vez que influencia diretamente o seu desempenho. Por conseguinte, é necessário prestar muita atenção à informação sobre este componente. Para analisar se o processador é potente, basta verificar o número de núcleos e a geração do dispositivo.

No caso dos processadores Intel Core, por exemplo, que são os mais famosos, o i3 é o processador mais básico, o i5 é intermédio, e o i7 e o i9 são considerados os mais avançados.

Portanto, se o seu objetivo é utilizar o notebook para utilizar programas pesados como jogos e alguns programas de engenharia, então é melhor optar por notebooks de notas com pelo menos um processador i5.

O mais importante a ter em mente sobre estes processadores Intel, no entanto, é que existem várias gerações deles. Portanto, neste momento os mais recentes e mais rápidos pertencem à décima primeira geração. Portanto, para obter ainda mais desempenho, é importante optar por processadores de gerações mais recentes.

2- Cuidado com a Memória RAM

Responsável pela “conservação” de dados para processamento posterior, a RAM está associada à memória de curto prazo.

Para tarefas básicas, uma RAM de 4GB será suficiente. Com 8GB de RAM não só se pode executar tarefas básicas, como também usar programas de engenharia, arquitetura e design, e até alguns jogos mais leves.

Vai gostar de saber:  Samsung Galaxy A51 já recebe atualização de segurança de janeiro 2022

No entanto, para tirar o máximo proveito da fluidez e rapidez é melhor escolher um notebook compacto com 16GB.

3- Escolha a placa gráfica de acordo com suas necessidades

Para atividades básicas como estudar, trabalhar com o Office e ver vídeos em linha, um notebook com gráficos integrados será suficiente. No entanto, aqueles que utilizam o notebook para jogar jogos ou utilizar programas de engenharia, arquitetura, design, vídeo e edição de imagem, entre outros que requerem informação gráfica mais complexa, devem escolher um dispositivo com placa gráfica dedicada.

Para atividades básicas como estudar, trabalhar com o Office e ver vídeos em linha, um notebook com gráficos integrados será suficiente. No entanto, aqueles que utilizam o notebook para jogar jogos ou utilizar programas de engenharia, arquitectura, design, vídeo e edição de imagem – entre outros que requerem informação gráfica mais complexa – devem escolher um dispositivo com placa gráfica dedicada, por exemplo da NVIDIA.

Isto porque este tipo de placa não está integrado no processador principal, é mais rápido e tem a sua própria memória para calcular informação.

4- O armazenamento deve ser compatível com vossas necessidades

O espaço de armazenamento disponível deve ser analisado de acordo com as necessidades de utilização do utilizador. Para uso profissional ou para pessoas que queiram armazenar muitas fotos, vídeos e música no computador, o ideal é investir em computadores portáteis com HD de pelo menos 1TB.

No entanto, tenha em atenção o tipo de armazenamento. Gradualmente, os HDs estão a ser substituídos por SSDs, que têm 256 GB de armazenamento. Mas porquê esta mudança?

Ao contrário de um disco rígido, um SSD envia dados do armazenamento para a memória muito mais rapidamente. Assim, os notebooks SSD são mais rápidos, e há também outros benefícios. São mais pequenos, o que reduz o peso do portátil; além disso, são capazes de poupar energia, emitir menos ruído e até reduzir o aquecimento do computador.

No entanto, embora os computadores portáteis com SSD estejam a tornar-se cada vez mais comuns, o seu preço continua a ser elevado. Mas tendo em consideração as suas vantagens e a alta tecnologia empregada neste tipo de armazenamento, se possível, escolha uma opção que inclua os computadores portáteis SSD.

5- Confira os tipos de portas e entradas disponíveis

“Devido ao seu tamanho, os portáteis compactos normalmente não têm uma grande variedade de portas e entradas – por isso é importante verificar que o modelo que escolhe oferece pelo menos as portas e entradas básicas necessárias para ligar a outros equipamentos, tais como USB, HDMI e P2.

6- Preste atenção à autonomia da bateria

“A duração da bateria é uma característica importante para qualquer dispositivo eletrónico, incluindo o notebook compacto. Mas tenha cuidado ao analisar os modelos. Geralmente, quanto maior for a duração da bateria, maior será o preço do notebook”

Os laptops mais básicos devem oferecer, pelo menos, 4 horas de autonomia. No entanto, já existem opções no mercado, como o Laptop LG Gram, com autonomia de até 21,5 horas.

Mas é importante lembrar que as pessoas que usam o notebook apenas em casa ou no trabalho, não precisam de se preocupar tanto com esta durabilidade, uma vez que estão sempre perto da rede eléctrica.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!