Android Geek
O maior site de Android em Português

TSMC anuncia um novo processo de 4nm, uma versão melhorada do processo de 5nm

(TSMC) revelou oficialmente a existência de um novo processo de fabrico de 4nm que era desconhecido até agora. O processo de fabrico fica entre os nós de 5 nm e 3 nm que já estão no cronograma da empresa.

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) revelou oficialmente a existência de um novo processo de fabrico de 4nm que era desconhecido até agora. O processo de fabrico fica entre os nós de 5 nm e 3 nm que já estão no cronograma da empresa.

TSMC Fab 6
Fonte: Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., Ltd

Os dados de que dispomos apontam que o CEO da TSMC, Liu Deyin, anunciou na reunião de acionistas da empresa, terça-feira, que a fundição de Taiwan lançará um processo de 4nm "N4". O processo N4 é uma versão melhorada do seu processo mais avançado de 5nm, o “N5P”, e espera-se que entre em produção em massa em 2023.

O que é isto dos nanômetros?

Os CPUs são fabricados usando biliões de minúsculos transistores, estes são portões elétricos que ligam e desligam para realizar cálculos. Eles usam energia para fazer isso, e quanto menor o transistor, menos energia é necessária. "7nm" e "10nm" são medições do tamanho desses transistores - "nm" são nanômetros, um comprimento minúsculo - e são uma métrica útil para julgar a potência de uma determinada CPU. Para referência, "10nm" foi o processo de fabricação da Intel, que saiu no quarto trimestre de 2019, e "7nm" geralmente se refere ao processo da TSMC, no qual se baseiam os novos CPUs da AMD e o chip A12X da Apple. Por que esses novos processos são tão importantes? A Lei de Moore, uma teoria antiga de que o número de transistores em um chip duplica a cada ano, enquanto os custos são reduzidos pela metade,

A TSMC está obviamente a repetir a rotina aplicada no processo de 6 nm N6. É uma versão atualizada do mais recente processo de 7nm N7 +. A vantagem é que, o desempenho e o consumo de energia continuam otimizados, o design é compatível entre si. Os clientes podem migrar facilmente e obtê-lo a um custo menor.

A rotina do chipset móvel da TSMC começou em 16 nm e seguiu rigorosamente os padrões técnicos da época, mas o processo semelhante da Samsung foi chamado 14 nm. Do documento, o processo de 16nm da TSMC ficou atrás dos 14nm da Samsung, isto fortaleceu e atualizou o nó de 16nm e deu origem ao processo de 12nm. O resto, como dizem, é história.

De acordo com o plano, a TSMC produzirá em massa a primeira geração de 5nm no quarto trimestre deste ano. A empresa também concluiu a estrutura de design do processo de 3nm. Espera-se que o processo de 3nm entre em produção experimental na primeira metade de 2021. A gigante de semicondutores de Taiwan também está já a trabalhar no processo de 2nm. Para referência o SoC mais poderoso no Android Snapdragon 865 é o poderoso A13 da Apple são ambos fabricados a 7nn.

Estão a sentir a evolução que aí vem?

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais