Android Geek
O maior site de Android em Português

Trump leva nega de Juiz sobre a Proibição do TikTok nos EUA

A proibição planeada da popular aplicação móvel de rede social nos EUA, ordenada pelo governo Trump, foi agora bloqueada por um juiz federal, pelo menos por enquanto. Um juiz federal bloqueou temporariamente a proibição da aplicação TikTok nos Estados Unidos.

Os utilizadores e criadores do TikTok nos Estados Unidos podem ficar tranquilos por enquanto. A proibição planeada da popular aplicação móvel de rede social nos EUA, ordenada pelo governo Trump, foi agora bloqueada por um juiz federal, pelo menos por enquanto.

Trump leva nega de Juiz sobre a Proibição do TikTok nos EUA 1

  • Um juiz federal bloqueou temporariamente a proibição da aplicação TikTok nos Estados Unidos.
  • A proibição deveria entrar em vigor no final do dia de domingo.
  • Em vez disso, a aplicação continuará disponível enquanto o tribunal analisa o caso.

Originalmente, a proibição do TikTok deveria entrar em vigor à meia-noite no horário local de domingo sob ordens do Departamento de Comércio. Contudo, de acordo com a NPR, o juiz do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, Carl Nichols, decidiu anular a proibição.

O juiz Nichols ouviu os argumentos de ambos os advogados da administração Trump, e advogados que representam a TikTok, por telefone no domingo. Os advogados da TikTok argumentaram que fechar o acesso à aplicação viola os direitos de liberdade de expressão da Primeira Emenda. Os advogados do Departamento de Justiça dos EUA alegaram que o TikTok era "a ameaça mais imediata à segurança nacional". Eles alegaram que a aplicação, de propriedade da ByteDance, com sede na China, poderia recolher dados dos seus utilizadores e disponibiliza-los ao governo chinês. O TikTok negou repetidamente essa acusação.

No entanto, no final, o juiz Nichols decidiu a favor do TikTok. Não há detalhes sobre o motivo dessa decisão. Isso significa que o TikTok pode continuar disponível para os utilizadores dos Estados Unidos enquanto o casos se desenrola nos tribunais.

Ainda que, estamos à espera de ver um acordo para uma empresa americana comprar os ativos da TikTok nos Estados Unidos. A administração Trump deu validação a um acordo entre Oracle, Walmart e TikTok. No entanto, o acordo ainda não é definitivo. A Oracle poderia acabar por ter uma participação de 12,5% nas operações americanas da TikTok e o Walmart poderia ter uma participação de 7,5% de acordo com os termos do acordo actual.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!