Android Geek
O maior site de Android em Português

Telefones Android continuam a recolher dados de localização com o serviço desligado

Uma recente investigação revelou que a Google colecta os dados de localização dos telefones Android mesmo quando os serviços de localização estão desligados.

Esta “bomba” chega-nos por intermédio da Quartz que registou telefones Android a recolher informações das torres de transmissão das operadoreas e a enviar estes dados ao Google. O mais grave é que as informações foram recolhidas mesmo quando os serviços de localização foram desligados nos telefones, não estavam instaladas quaisquer aplicações de terceiros e não havia cartão SIM no telefone.

Telefones Android continuam a recolher dados de localização com o serviço desligado 1

“O resultado é que o Google, a unidade do Alphabet atrás do Android, tem acesso a dados sobre os locais por onde andam os indivíduos e os seus movimentos, esta prática viola em muito qualquer expectativa razoável de privacidade do consumidor”, escreveu o jornalista da Quartz Keith Collins.

Um porta-voz da Google disse à Quartz que os endereços das torres das operadoras foram incluídos nas informações enviadas ao sistema que o Google usa para gerir notificações push e mensagens em telefones Android nos últimos 11 meses. Eles nunca foram usados ​​ou armazenados e a empresa está a tomarmedidas para encerrar esta prática.

Não é segredo que o Google regista a localização dos telefones – muitas das aplicações que usamos regularmente não funcionam sem serviços de localização ativados.

Se estão preocupados com a vossa privacidade, podem seguir os passos no artigo abaixo para apagar o histórico de localização do Google Maps.

Como apagar o seu rastro e desactivar o recurso de localização da Google

 

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link