Android Geek
O maior site de Android em Português

Como apagar o seu rastro e desactivar o recurso de localização da Google

Onde estiveste na quinta-feira passada às 19h33? Não te lembras? podes ter certeza que a Google sabe, caso o sistema de localização esteja activo no teu smartphone. O recurso é adorado por uns e odiado por outros, que olham para ele como um meio da empresa invadir a privacidade e controlar todos os movimentos dos utilizadores. Tinhamos aqui muita matéria para uma discução saudavel.

Mas para que serve um recurso que regista todos os nossos passos? Na prática, o Google Now e o Gmail fazem uso destes dados para fornecer detalhes mais precisos e serviços mais úteis aos utilizadores, como sugestões de autocarro há hora que você estas a sair do trabalho, a farmacia de serviço mais perto, ou o melhor lugar para beber aquela cerveja fresca.

Para usar o recurso de localização, basta possuir um dispositivo equipado com Android com sistema GPS, e a Google compilará os dados, não interessa se estas a andar a pé, de bicicleta, carro, avião ou qualquer outro transporte.
A Google pode transformar tudo em mapas e gráficos informativos das tuas andanças pela cidade, país ou mundo. Mas não te preocupes, o recurso é totalmente opcional. Além de desativar alguns registos, podes apagar todo o histórico por onde passaste, bem como desactivar o sistema por completo, impedindo qualquer acção de localização por parte da Google. Vamos a eles?

Desativar o recurso por completo

Antes de prosseguir, vamos verificar se o serviço de localização está activo no seu dispositivo, e desactivá-lo, caso seja essa a tua pretensão. Para isso, abre o Google Now no teu smartphone ou tablet, selecione o botão de menu e clica em Configurações.

Em seguida, selecione a opção Contas e Privacidade

Depois, escolhe Config. de local do Google

Na ecrã que abrir, poderas ver duas opções: Relatório de localização e Histórico de localização.

A primeira permite que os produtos da Google guardem e usem os dados de localização, a segunda, e mais importante, permite que a Google faça um registo da sua localização em tempo real. Para desativá-la, basta clicar em cima dela. No ecra que abrir, poderas verificar na parte superior uma chave que liga e desliga o recurso.

Se a opção que aparecer for um botão cinzento contendo desligado, significa que está desativado. Se o botão for azul, com a inscrição lig, quer dizer que a localização está activa.

Android 4.0 ou inferior

Se o teu Android estiver a correr a versão 4.0 ou inferior, deverás proceder de outra forma para desactivar o recurso. Abre as configurações do Android e clique em “Serviços de Localização” (ou algum nome semelhante, dependendo das modificações das fabricantes).
Em seguida, desmarque a opção “Local e pesquisa do Google”. Desativar esta opção tem um contra: ela impede que as pesquisas do Google sejam baseadas em seu local. Dessa forma, os resultados poderão aparecer para qualquer outro local.

Apagar apenas um registo

A Google oferece vários níveis de privacidade para o proteger. Um dos recursos mais simples é apagar o histórico de forma individual, ou seja, remover apenas um ponto das coordenadas por ti percorridas.
Para fazer isso, basta aceder ao site “Histórico de Localização” e clicar em qualquer um dos pontos vermelhos que estão no mapa. (Não vale ficar assustado depois de aceder ao site em questão) 🙂

Em seguida, irá aparecer uma mensagem a solicitar a confirmação da exclusão. Clicas em OK para concluir. (nesta fase já ficaste mais aliviado).
Lembro que, caso não encontres nenhum ponto vermelho exposto no mapa, significa que o serviço não está activo em tua conta.

Apagar todo o histórico

Pode simplesmente apagar todo o histórico de localização na mesma página em que apagaste apenas um ponto. Para isso, acede á página “Histórico de Localização” novamente e utiliza a opção “Excluir todo o histórico” (do lado esquerdo).

E pronto, está feito.
Tinhas a noção que a Google "controla/controlava" todos os nossos passos? A técnologia é isto mesmo, e não temos como fugir. Podemos minimizar, com ajudas como esta que agora aqui deixei, mas é muito complicado nos dias de hoje ter a nossa privacidade controlada.
E o que achas disto? Conta-nos tudo aqui nos comentários.

Fonte: Google

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais