Android Geek
O maior site de Android em Português

Telefone Nokia visto a correr uma versão especial do Android

Mas suponham que poderia comprar um dispositivo desse tipo com tecnologia Android?

Lembram-se do vosso último telefone antes de adquirirem um smartphone?

A verdade é que depois de comprar um smartphone, perceberam que nunca considerariam a compra de um feature phone novamente.

Telefone Nokia visto a correr uma versão especial do Android 1

Mas suponham que poderia comprar um dispositivo desse tipo com tecnologia Android?

O site to5Google publicou uma fotografia  que recebeu de uma fonte anónima. A imagem mostra um dispositivo parecido com um smartphone Nokia que executa o sistema operativo Android. O telefone não usa um ecrã sensível ao toque para navegação e confia num d-pad, teclas numéricas e alguns outros botões. A fonte disse ao 9to5Google que, embora sem marca, o aparelho foi criado pela Nokia. Algumas das marcas nas teclas numéricas parecem semelhantes às usadas nos telefones Nokia anteriores. O ecrã inicial possui um ícone de microfone próximo ao topo do ecrã; este é de facto o ícone do microfone do Google, não está claro se será usado para fazer pedidos ao Google Assistant ou fazer perguntas à Pesquisa do Google. Há alguns ícones de aplicações que podem ser vistos na parte inferior do ecrã para a câmara, o navegador Chrome e o YouTube. Há também um ícone desconhecido com setas brancas num círculo verde, uma a apontar para a direita e outra para a esquerda. Uma aba amarela pode ser vista no lado esquerdo do círculo. O quadrado no meio é provavelmente a gaveta de aplicações.

Telefone Nokia visto a correr uma versão especial do Android 2

Um smartphone com poucos recursos Android teria uma bateria de topo

Na parte superior do ecrã, do centro para o canto direito, está a barra de status que mostra o status da rede que está a ser usada (4G, neste caso), uma barra de intensidade do sinal, o indicador da bateria e a hora. Na parte inferior, há três opções, "Alerta", "Selecionar" e "Configurações". A primeira opção pode ser usada em vez da janela de notificação suspensa para receber notificações e alertas.A foto também mostra que o telefone está escondido sob um estojo de borracha.

Ironicamente, o Android foi originalmente desenvolvido para aparelhos sem ecrã sensível ao toque. Foi apenas quando o CEO da Apple, Steve Jobs, lançou o iPhone original em janeiro de 2007, que os programadores rapidamente mudaram de caminho e transformaram o Android num sistema operativo para telefones touchscreen.

Não há indicação de quando (ou mesmo se) o telefone na foto acima será produzido. Este equipamento sem ter que alimentar um grande ecrã sensível ao toque, poderia ter uma duração de bateria de topo, mesmo com uma bateria de capacidade muito menor do que a que podem encontrar num aparelho Android de baixo custo. 

HMD Global e a sua filosofia revivalista

A HMD Global, que tem o direito de usar o nome da Nokia em smartphones até 2024, trouxe de volta o popular Nokia 3310 em 2017. O original foi um dos telefones mais vendidos de todos os tempos com vendas de 126 milhões de unidades. A versão mais recente do telefone tinha algumas especificações atualizadas, onde se incluem um ecrã colorido de 2,4 polegadas, uma câmara traseira de 2MP e um slot microSD. A bateria apresenta uma capacidade bastante baixa de 1200mAh, num aparelho como o Nokia 3310, isso é suficiente para manter o dispositivo a funcionar por um longo período entre cargas.

Isto pode ser algo que atrairá aqueles que procuram um telefone alternativo ou um telefone barato para as crianças. E como irá correr uma versão do Android, deve ter muito mais funcionalidade do que os feature phones que conhecemos.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais