Barra de status no Android P mostra apenas quatro ícones de notificação

O Android P vai significar reaprender algumas coisas a que estávamos já habituados no Android. Quando queremos ver as horas na barra de status, onde está esta informação no vosso telefone pré-Android P? À direita, claro. Mas no Android P, a hora foi movida para a esquerda. E a nova versão do Android mostrará apenas quatro ícones de notificação na barra de status. O Objectivo é arranjar espaço para os “Notch” ou “Entalhes” como quiserem.

O entalhe, que ganha suporte nativo no Android P , obriga a que apenas quatro ícones de notificação seja vísiveis na barra de status.

Barra de status no Android P mostra apenas quatro ícones de notificação image

Se mais de quatro notificações tiverem sido recebidas, os quatro ícones serão seguidos por uma sequência de pontos. Cada ponto representa outra notificação recebida, embora não mostre qual a aplicação em questão. Como comparação, no Android Oreo, há espaço na barra de status para exibir até sete ícones de notificação.

O Android P será lançado ainda este ano, e não está claro se o limite de quatro ícones de notificação é uma limitação apenas da versão prévia do Android P ou se será implementada na versão final.

Um exemplo de como é a barra de status do Android P pode ser visto na imagem que acompanha este artigo, além disso, vejam o novo botão inicial na parte inferior do ecrã. O botão multitarefa desapareceu, substituído por um gesto , e o botão Voltar aparece apenas em situações em que pode ser usado. Como a imagem mostra o ecrã inicial, o botão Voltar está desativado.

A ultima developer preview do Andoid P vem com mudanças significativas no modo como se utiliza o equipamento.  Tal como no iPhone X, o Android P virá com a navegação por gestos, e terá sido o equipamento da Apple a principal fonte de inspiração do novo modo como se navega no sistema operativo móvel da Google.

No entanto, a equipa do Android da Google tem trabalhado no Android P sem interrupção no novo sistema há pelo menos um ano, afirmou Dave Burke, vice-presidente de engenharia da Google para Android, ao pessoal do CNET, na conferência anual I/O da Google, que se realiza esta semana.

As razões porque o Android P vem com navegação por gestos

A verdadeira razão pela qual a navegação por gestos chegou ao sistema operativo Android, não tem nada a ver com a Apple, disse a Google, tem tudo a ver com esses três botões de navegação padrão na parte inferior do ecrã dos smartphones Android: Back, Home e Menu.

Especificamente, a Google quer eliminar o botão que permite visualizar todas as suas aplicaçõesabertas, facilitando a visualização das aplicações com um só toque. Esse botão de aplicações semelhante a um quadrado, por exemplo no Pixel 2, a um símbolo difícil de descrever, no Galaxy S9(uma vez que o botão home do Galaxy S9 é um quadrado).

Barra de status no Android P mostra apenas quatro ícones de notificação image

“O Android tem esses três botões na parte inferior: Home, back e outra coisa”, disse Burke. “E é, um pouco demais, um pouco complicado demais. Eu penso nisso como entrar num quarto com três portas e é como “por que porta vou entrar?”

Além disso, a equipa do Android acha que os utilizadores não deveriam ir a algum lugar especial para ver as suas aplicações abertas. “Nós apenas não queríamos botões extra”, acrescentou Burke.

O impulso do Google para tornar o Android mais simples e fácil de usar tem implicações importantes para os utilizadores de telefones em todo o mundo. Segundo a IDC, cerca de 85 por cento dos telefones do mundo executam o sistema operativo Android,  e a versão beta do Android P evoluirá para se tornar a próxima versão completa do Android.

Espera-se que os futuros iPhones sigam a interface por gestos do iPhone X, por isso, entre o Android e o iPhone, os telefones que dependem da navegação por gestos, inundarão o mercado muito em breve.

fonte: AndroidPolice

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link

Achou interessante?

Partilhe com os seus amigos