Spyware Adups pode afinal não estar só nos dispositivos BLU: Lenovo e ZTE na mira

O termo "segurança em smartphones" é atualmente uma espécie de piada, com o número de exploits, bugs e falhas que incessantemente nos assaltam e colocam as nossas informações pessoais em risco.

Denúncias recentes afirmavam que alguns smartphones veem com o software chinês Adups que têm mecanismos de spyware vindos de fábrica. Entretanto a empresa de segurança Kryptonware divulgou que as aplicações pré-instalados do Adups, que facilitam as atualizações automáticas de aplicações no Android, estarão a espiar as informações dos utilizadores em smartphones da BLU.

No entanto, parece que existem outras marcas envolvidas neste rol. A Trustlook, outra empresa de segurança digital, divulgou esta semana mais detalhes sobre o uso do Adups, que pode ser capaz de vasculhar informações privadas dos utilizadores, e o alcance deste tipo de aplicação pode chegar aos 700 milhões de utilizadores, indo muito além da BLU e atingindo aparelhos de marcas de renome, como a Lenovo e a ZTE.
Segundo a Trustlook, centenas de milhões de pessoas que tem o Adups instalado nos seus smartphones podem correr o risco de ter as suas mensagens de texto, histórico de chamadas e informações do dispositivo recolhidas sem o seu conhecimento ou consentimento.

Relacionado:  Conferência de parceiros de serviços de aplicações Huawei HarmonyOS marcada para 25 de junho

Até o momento, o Blu R1 HD foi o primeiro aparelho em que foi confirmado o uso inadequado, em que o Adups estava a enviar informações dos utilizadores para a programadora do software. Agora, fica no ar a dúvida se outros aparelhos também sofreram com esta invasão. Para quem tem aparelhos destas marcas, o melhor é ficar de olho nas atualizações de segurança do sistema Android.
Ainda segundo a Trustlook, grande parte dos aparelhos afetados são modelos de gama baixa e intermediários e somente no mercado chinês, mas de qualquer forma, é sempre bom ficar atento.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!