Android Geek
O maior site de Android em Português

Spotify revela que 2 milhões de utilizadores usam versões piratas da sua aplicação

No inicio do mês reportamos aqui que a Spotify tinha começado a notificar os utilizadores que utilizam versões pirateadas da sua aplicação, para ter acesso ao conteúdo sem anúncios. Basicamente, são versões que dão aos utilizadores gratuitos as mesmas permissões de utilizadores premium.

Na época, parecia que eram apenas alguns utilizadores que utilizavam tais aplicações, mas o número é um pouco maior do que o esperado. O arquivamento do IPO do Spotify apontou para que cerca de 2 milhões de utilizadores estejam a utilizar o Spotify Premium sem pagar, como observado pela Reuters .

No final de 2017, a Spotify informou que tinha 157 milhões de utilizadores ativos, dos quais 86 milhões eram assinantes não pagos. Por isso, esses 2 milhões de utilizadores que piratearam o serviço Premium, evitando os anúncios, representam cerca de 2,3% dos utilizadores gratuitos do Spotify.

spotify

Isso é um grande negócio, como aponta o próprio Spotify no seu IPO. Os utilizadores gratuitos que roubam o que corresponde ao seu serviço Premium sem pagar, podem aumentar os custos do Spotify gratuito para a empresa sem fornecer um aumento correspondente à receita (em visualizações de anúncios ou taxas de assinatura Premium). E, diferentemente da maioria dos utilizadores gratuitos, que o Spotify conta para converter em clientes pagos ao longo do tempo como parte fundamental do seu modelo de negócios, os utilizadores com versões modificadas da aplicação têm menos probabilidade de se tornarem assinantes Premium.

Se multiplicarmos esse 2 milhões de utilizadores por €7, que é o valor da mensalidade premium, então a empresa tem perdido cerca de 14 milhões de euros mensalmente, que se transformam em  168 milhões de euros num ano. Que são valores que fazem estragos em qualquer empresa.

Avizinha-se um agravamento das medidas que a empresa fará para combater a fraude, num futuro muito próximo.

Para quem não usa e gostava de usar, fique a saber que o Spotify poderá ser instalado e utilizado gratuitamente, e poderá fazer download do mesmo aqui:

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link