SpaceX lança a nova tecnologia de Starlink V2 que vai mudar a indústria

Contudo, em 2022, a tecnologia amadureceu o suficiente para que os seres humanos tenham finalmente encontrado uma solução para resolver o problema de fornecer o serviço de rede móvel mesmo em locais remotos que anteriormente eram inacessíveis por sinais móveis tradicionais.

Se alguma vez estiverem a passear pelo meio de uma floresta profunda ou a viajar para o meio de um oceano, é provável que não tenha sinal de rede móvel, o que significa que não pode aceder à Internet e não pode fazer chamadas a não ser que tenha um telefone de satélite consigo. E a principal razão para a falta de sinais de redes móveis em locais como a floresta e o oceano é porque os fornecedores de telecomunicações não têm torres de redes móveis construídas na área para lhe fornecer o serviço móvel para aceder à Internet ou para fazer chamadas.

Contudo, em 2022, a tecnologia amadureceu o suficiente para que os seres humanos tenham finalmente encontrado uma solução para resolver o problema de fornecer o serviço de rede móvel mesmo em locais remotos que anteriormente eram inacessíveis por sinais móveis tradicionais.

SpaceX lança a nova tecnologia de Starlink V2 que vai mudar a indústria 1

Num evento ao vivo hoje, o fornecedor de telecomunicações dos EUA, T-Mobile, juntamente com a empresa aeroespacial de renome mundial, SpaceX, apresentou o Starlink V2, os satélites que podem transmitir diretamente sinais móveis para telemóveis e carros Tesla a partir do espaço.

O anúncio de hoje centrou-se principalmente na implementação do Starlink V2 nos EUA com o fornecedor de telecomunicações T-Mobile. Sob o novo plano a que chamaram Coverage Above and Beyond, ambas as empresas irão estabelecer uma nova rede utilizando o espectro de banda média existente da T-Mobile nos Estados Unidos.

A principal vantagem de utilizar um espectro existente é que a maioria dos smartphones da sua rede existente poderão ligar-se à nova rede sem qualquer necessidade de novos equipamentos.

Vai gostar de saber:  Android prepara-se para revolucionar o conceito de 'carga rápida'

Aproveitando os satélites Starlink V2 da SpaceX, a nova rede visa eliminar zonas mortas de rede móvel em todo o país. Quer seja desde o meio do Vale da Morte até às Grandes Montanhas Smokey, a rede recentemente estabelecida tem como objetivo fornecer conectividade de telemóveis sempre, em qualquer lugar.

SpaceX lança a nova tecnologia de Starlink V2 que vai mudar a indústria 2
O Engenheiro Chefe do SpaceX, Elon Musk diz que para a nova rede, a implantação dos satélites Starlink V2 funcionará muito bem para mensagens de texto e chamadas de voz, mas não para utilizações que exijam grande largura de banda. Isto deve-se principalmente ao facto de cada zona de células sob a nova rede só poder fornecer entre 2 a 4Mbps.

Embora a tecnologia Starlink V2 do SpaceX só esteja atualmente implementada nos EUA, tanto a SpaceX como a T-Mobile partilharam a sua visão de expandir a cobertura Above and Beyond, emitindo um convite aberto às operadoras de todo o mundo para colaborarem para uma conectividade verdadeiramente global. E num tweet publicado pelo próprio CEO do SpaceX, Elon Musk, o homem espera ser capaz de eliminar de uma vez por todas, as zonas mortas de redes móveis, em todo o mundo.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!