Android Geek
O maior site de Android em Português

Sony Z3 Compact , um pequeno entre os GRANDES!

Sony Z3 Compact , um pequeno entre os GRANDES!

Com o aproximar da data de inicio da MWC 2015 a melhor forma de prever o que as grandes marcas vão mostrar é olhar para o que fizeram anteriormente. A Sony não tem certamente uma tarefa fácil em superar a fasquia que a mesma estabeleceu, porque o seu Sony Xperia Z3 Compact é um equipamento impressionante em todos os aspectos.

A poderosa metáfora do David VS Golias nunca foi tão aplicável no contexto de tecnologia móvel como em relação ao poderoso Sony Xperia Z3 Compact. Foi alcançado o feito de espremer um completo topo de gama num chassis de 4.6 polegadas, que vale cada cêntimo do seu preço.

A Sony já tinha conseguido esta proeza com o Z1 Compact conseguindo alta performance e resistência à água num equipamento leve e compacto, parece que o Sony Xperia Z3 Compact é a confirmação desta estratégia.

 

Sony Xperia Z3 Compact: design

É realmente pequeno em comparação com os mais recentes lançamentos no mercado , com um ecrã que mede 4.6 polegadas é definitivamente um equipamento que facilmente se acomoda em qualquer bolso . O Design é sem dúvida atraente  com laterais curvas revestidas de plástico translúcido , uma textura brilhante na traseira e ” vidro inquebrável ” na frente. Quando pegamos nele, apesar do seu tamanho, sentimos logo que se trata de um equipamento robusto. O Sony Xperia Z3 Compact não é o smartphone mais fino no mercado, e nem sequer o mais fino da Sony. Mede uns robustos 8,7 milímetros de espessura .

Apesar de comportar um ecrã que é só um pouco menor do que o iPhone 6 da Apple , o Sony Xperia Z3 Compact transmite uma sensação de ser mais compacto (na verdade é 11 milímetros mais curto) , e é tão leve, pesando 129g.

Nós gostámos muito da cor branca do equipamento que testámos, mas a boa notícia é que não têm que concordar connosco dado que também é possível comprá-lo em vermelho , preto e verde.

O design é mais do que apenas agradável, o equipamento foi construído para durar. Duas tampas de protecção cobrem as portas micro USB e as entradas nano SIM e micro SD (até 128 GB) , o que permite ao Sony Xperia Z3 Compact a sua certificação com a norma IP68 á prova de água e poeira , e como acontece com outros dispositivos Xperia de gama alta , podem mergulhar o Z3 Compact em até um metro de água por 30 minutos . Este é um telefone que facilmente resiste a uma chuvada que nos apanhe desprevenidos ou até mesmo a cair numa tigela de água.

Nós “acidentalmente” mergulhámos o Sony Xperia Z3 Compact num recipiente com água, apesar da certificação, não vou mentir quando digo que o coração acelerou um bocadinho ao ver este espectacular smartphone totalmente submerso.

Se ver fazer crueldades a smartphones é algo que vos parece interessante, têm no video abaixo a “maldade” que fizemos ao Sony z3 Compact.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/nUB3A21NAV8″]
Créditos edição de vídeo: Joana Araújo

 

Sony Xperia Z3 Compact review: características e especificações

 

O Z3 Compact combina um design cuidado com características e componentes de topo. Muitas vezes smartphones mais pequenos têm que sacrificar algumas características e desempenho, o Z3 Compact não precisou fazer este sacrífico , acompanha o seu irmão maior, o Xperia Z3 de 5.2 polegadas , ponto por ponto .

O processador é um quad-core de 2,5 GHz Qualcomm Snapdragon 801, o mais rápido se encontra em qualquer telefone Android actualmente , vem com 2 GB de RAM, um Adreno 330 e 16GB de armazenamento .

O Sensor da câmara traseira tira fotos de 20,7 megapixels e vídeo de 4K a 30fps (1080p é filmado em 60fps), e há um modo de câmara lenta 1/8 de velocidade, para concorrer com o iPhone 6.

Nas restantes áreas, o Sony Xperia Z3 Compact tem também tudo previsto. Há suporte para Cat4 4G para downloads de até 150Mbits / s, Bluetooth 4, NFC e dual-band Wi-Fi 802.11ac. Até a bateria é grande: Sony conseguiu incluir uma bateria (fantástica) de 2,600mAh – um feito notável num telefone destas dimensões.

A resolução de ecrã de 720 x 1280 não é comparável aos rivais de maior porte, que tendem a ter ecrãs Full HD ou superiores. No entanto, a densidade de pixeis é perfeitamente aceitável. Os seus 319ppi oferecem imagens no ecrã tão nítidas como no iPhone 6 (327ppi).

Se pudéssemos acrescentar algo a este equipamento, provavelmente seria o leitor biométrico para impressões digitais, mas parece-nos que o espaço interno já se encontra cheio, e de funcionalidades mais relevantes.

 

Sony Xperia Z3 Compact review: performance e camâra

O resultado de espremer um hardware tão poderoso num compacto  telefone de 720p é que é rápido como uma bala. No mais exigente dos benchmarks que são possíveis de realizar em telefones  o Sony Xperia Z3 Compact consegue uma framerate de 41.2fps, ligeiramente mais rápido do que o Samsung Galaxy Alpha.

Apenas para referência deixamos o resultado alcançado no Antutu Benchmark.

Em uso real, o telefone é simplesmente fantástico, assim que nos habituamos ás suas dimensões reduzidas, tudo o que fazemos com o telefone é executado com rapidez e segurança, sem lags crashes ou qualquer constrangimento.

O ecrã é um dos pontes fortes do Sony Xperia Z3 Compact. É incrivelmente brilhante na definição máxima: atinge 550cd / m2, o que significa que é legível mesmo nos dias mais ensolarados. Mesmo com os modos “X-Reality” e “Super-vivid” desligados, o contraste é 966:1 , dando a filmes, jogos e fotos muita solidez e profundidade. Com precisão de cor e boa capacidade para cobrir 97,5% da gama de cores sRGB, o ecrã deste equipamento é dos melhores que já vimos.

A câmara também é fantástica. O sensor permite fotos de 20,7 megapixels e vídeo de 4K a 30fps (1080p é filmado em 60fps), achamos especialmente sedutora a funcionalidade de slow-motion, a qualidade em vídeo é também de alto nível .

Além da funcionalidade TimeShift (câmara lenta), existem muitas mais aplicações disponíveis, para levarmos ao limite as possibilidades deste equipamento.

Um dos pontos mais importantes para utilizadores de smartphones é a vida útil da bateria, e com o Z3 Compact esta é excelente! No tempo que usámos o telefone, a sua poderosa bateria de 2,600mAh permitiu uma utilização mista de aproximadamente 48h . Com pouca utilização este equipamento consegue ficar ligado por semanas inteiras, é incrível.

 

[slideshow_deploy id=’10886′]

Sony Xperia Z3 Compact review: software

Finalmente, como em todos os seus dispositivos Android , a Sony instala a sua própria versão em cima do Android 4.4.4 ( KitKat ) ,e nós gostamos. A diferença mais notável para o Android Stock é a maneira como a gaveta apps funciona: a Sony adiciona a capacidade de reordenar aplicações ou tê-las exibidas em ordem alfabética ,  desinstalar aplicativos é também mais fácil.

Temos ainda menus extra personalizáveis, e um modo mutitask, mas de forma geral o Z3 Compact comporta-se como um telefone Android stock , e é disso que gostamos .

No que diz respeito ao Android 5 Lollipop, a Sony promete que o Z3 Compact irá receber esta actualização logo após o seu irmão mais velho o Z3, está portanto iminente.

Conclusão

O Sony Xperia Z3 Compact é um dos melhores telefones disponíveis actualmente.

Se o que procuram num smartphone é qualidade e um equilíbrio perfeito entre todas as características e funcionalidades em tamanho reduzido, não procurem mais, passem numa superfície comercial e vejam este “pequeno monstro” com os vossos próprios olhos.

Conforme falámos no início, vem aí a MWC 2015 e tendo em conta aquilo que a Sony conseguiu com os últimos Xperia, ficamos ansiosos para ver que novidades nos aguardam.

Deixem os vossos comentários.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link