Android Geek
O maior site de Android em Português

Sony registou patente de carregamento sem fios NFC

Provavelmente já estão todos habituados a “pedinchar” por Wi-Fi por onde quer que andemos, e parece que como se diz em Inglês “the next big thing”  vai ser o “pedinchar” por energia.  Ou seja quando estivermos a ficar sem bateria pedimos a um amigo nosso para lhe “roubar” um pouco de energia para podermos manter o nosso equipamento ligado, isto sem recurso a cabos. Uma espécie de Carregamento Wireless, mas de um Smartphone para outro. Pois a Sony registou uma patente na semana passada para isto mesmo.

Sony registou patente de carregamento sem fios NFC 1

Mas antes que fiquemos todos contentes com esta ideia de podermos carregar o nosso equipamento sem fios, através de um outro Smartphone , esta patente baseada numa pesquiza de James Richard Milne, True Xiong e Charles McCoy, parece estar mais focada em metodologias de procurar, seleccionar e gerir hotspots que possam partilhar a sua energia via wireless.

A gigante japonesa Sony foi sempre uma forte impulsionadora da tecnologia wireless NFC(Near Field Comunication), focando-se na sincronização de equipamentos mobile, para com outros tipos de equipamentos por exemplo, tornando a própria ligação de um Smartphone a uma coluna Bluetooth muito mais fácil e rápida. Mas esta nova patente  parece bastante mais interessante, pois vem expandir mais as capacidades do NFC para uma partilha wireless de energia , para além dos dados.

Sony registou patente de carregamento sem fios NFC 2

Mas no entanto esta nova patente, não revela ou detalha bem como funciona. O NFC é uma tecnologia de pouco alcance, uma solução de baixo consumo para transferir dados entre equipamentos que para funcionar tem de estar em contacto ou bastante próximos um do outro, para poder funcionar correctamente sem falhas. E o carregamento sem fios presente nesta patente da Sony, requer muito mais potência para o carregamento e que pode levar ao descarregar por completo do equipamento enquanto carrega o outro.

Em outras palavras, esta patente  deixa as portas abertas para um futuro no qual podemos um dia entrar num local qualquer e ter ambos Wi-Fi e energia para carregamento. Esta tecnologia ainda tem muito que fazer até conseguir ultrapassar vários obstáculos , mas parece que num futuro próximo já vamos poder carregar o nosso equipamento sem fios, sem estar colocado num aparelho  carregador wireless ou com cabos, bastanto para isso apenas estar no local com o equipamento e activar a função.

O que acham desta nova tecnologia que a Sony parece pretender desenvolver?

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link