SmartSSD de segunda geração da Samsung traz melhorias significativas de desempenho aos servidores

A empresa sul-coreana começou a desenvolver SmartSSDs em 2020, em colaboração com a AMD. A primeira geração do SmartSSD já está a ser utilizada pelos clientes, incluindo serviços globais de streaming de vídeo.

A Samsung, o maior fabricante mundial de chips de memória, anunciou a sua segunda geração de SmartSSD para servidores e centros de dados. A empresa sul-coreana afirma que o seu novo dispositivo de armazenamento reduz o tempo de processamento em até 50%, o consumo de energia em até 70%, e reduz a utilização de CPU em até 97% em comparação com os SSDs normais.

A empresa sul-coreana começou a desenvolver SmartSSDs em 2020, em colaboração com a AMD. A primeira geração do SmartSSD já está a ser utilizada pelos clientes, incluindo serviços globais de streaming de vídeo. Recebeu mesmo o reconhecimento como prémio de inovação no CES 2021 pelo seu excelente desempenho e eficiência energética.

SmartSSD de segunda geração da Samsung traz melhorias significativas de desempenho aos servidores 1

Um SmartSSD tem incorporado a funcionalidade de processamento de dados, portanto, ao contrário dos SSDs normais, os dados não precisam de viajar com tanta frequência para a CPU. Como resultado, os estrangulamentos são reduzidos, e a CPU tem mais tempo para executar outras tarefas. Isto aumenta o desempenho e a eficiência energética de todo o sistema.

Sina Soltani, VP Corporativa de Vendas no Data Center e Grupo de Comunicação da AMD, disse que o SmartSSD provou ser uma excelente forma de melhorar o desempenho e eficiência nos centros de dados quando emparelhado com SoCs adaptativos Xilinx Versal. A Samsung também está a trabalhar com a SNIA (Storage Networking Industry Association) e a NVM Express enquanto desenvolve SmartSSDs para que possam trabalhar com uma vasta gama de dispositivos no ecossistema.

Jin-Hyeok Choi, VP Executivo e Director de Soluções de Memória da Samsung Electronics, afirmou: “Com a funcionalidade de processamento actualizada do SmartSSD de segunda geração, a Samsung será capaz de responder facilmente às crescentes necessidades dos clientes nos sectores de bases de dados e transcodificação de vídeo, à medida que expandimos as fronteiras do mercado de armazenamento de próxima geração”

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!