Android Geek
O maior site de Android em Português

Sete tecnologias que mostram que o futuro não vai ter fios nem botões

Há pequenos pormenores que ditam como será o futuro da tecnologia como a conhecemos, e tendo em conta as decisões dos fabricantes mais influentes nos últimos tempos, podemos afirmar que o caminho que a tecnologia móvel percorre neste momento, não terá botões nem fios.

Carregamento sem fios

Os novos iPhones da Apple suportam finalmente carregamento sem fios – um recurso que ganhou popularidade há alguns anos, mas que agora já poucos usam. Para termos noção do “atraso” da Apple, o padrão de carregamento Qi foi lançado no mundo móvel há cerca de 8 anos, sendo o verdadeiro inovador o smartphone Palm Pre (e o carregador Touchstone).

Palm Pre o primeiro telefone com tecnologia de carregamento sem fios
Palm Pre o primeiro telefone com tecnologia de carregamento sem fios

Não nos parece inverosimil que de futuro mais fabricantes apliquem esta tecnologia nos seus equipamentos e que isso se torne sinónimo de inovação e modernidade. Sim, é este o efeito que as decisões da Apple têm nos mercados. Não me surprenderia que dentro de uma geração ou duas de iPhones a porta de carregamento fosse eliminada definitivamente.

Audio sem fios

Os auscultadores sem fios não são novidade também, desde sempre que o Bluetooth permite trasmitir audio. A Apple , no entanto, levou isto ao extremo com os AirPods, e com a decisão de remover a entrada de 3.5mm para os fones de ouvido.

airpods-iphone-7-rain.jpg

Neste momento sabemos que alguns dos FlagShips que ainda vão sair este ano (puxem pela cabeça), não terão porta de 3.5mm. É provável que mais apareçam com esta supressão.

NFC a tecnologia que nunca foi bem aproveitada, até agora

O NFC ou Near Field Comunnication é algo que tem estado nos nossos telefones desde há vários anos, mas que na verdade tem tido pouca utilidade, isso pode mudar radicalmente com a massificação do Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, todos eles usam a tecnologia NFC.

NFC Pay
NFC Pay

A tecnologia NFC tem estado limitada até ao momento, para emparelhamento, e partilha de arquivos  entre equipamentos, mas na verdade quase ninguém usa com regularidade, Os pagamentos móveis podem ser o ponto de viragem.

Infravermelhos de volta após anos no esquecimento

Antes de Bluetooth ou Wi-Fi, havia infravermelhos. Não exigia hardware caro por isso foi incorporado em muitos telefones, permitindo que eles transferissem dados (sejam arquivos ou contatos). Mas era lento e só funcionava se os equipamentos estivessem próximos e em linha um com o outro.

1ae56062-59ec-47b7-afab-31e7cd380638.jpg

Os infravermelhos têm agora uma outra oportunidade na vida ao servirem de comando remoto, permitindo que controlemos todos os nossos dispositivos em casa com o nosso telefone. Alguns dos equipamentos que têm esta funcionalidade são recentes, tais como o Honor 9 e Huawei mate 9 entre outros.

MiraCast a possibilidade de “lançar” conteúdos para uma TV

Com esta tecnologia é possível passar o ecrã do nosso telefone para a TV com o Miracast. Isto foi adotado primeiramente no Android 4.2 e usado pela primeira vez em telefones como o Nexus 4 e o Xperia Z. Este recurso marcou o declínio acentuado das portas HDMI nos telefones.

Comandos por voz e Assistentes Pessoais para todos

Os comandos de voz estão disponíveis nos telefones há anos. Claro, a implementação em massa em todos os telefones chegou com uma nova geração de assistentes de voz que melhorou a experiência de comandar o nosso telefone à distância – Alexa, Siri, Assistente do Google e Bixby, há assistentes para todos os gostos. Esta forma de comunicar com os nossos equipamentos se ganhar “momentum” poderá vir a ser a forma primordial de controlo dos equipamentos, dispensando assim a existência de botões físicos.

Autenticação Biométrica sem contacto

A machadada final na tecnologia com fios, é a eliminação por parte da Apple de um sensor biométrico fisico. Estamos a falar do FaceID  que está incluido nos novos equipamentos da empresa da maçã, e que promete que não tenhamos que usar as nossas mãos. Basta olhar para o telefone, de qualquer angulo e em qualquer situação de luminosidade.

face_id.0.jpeg

Sendo que ainda sou um pouco céptico quanto á fiabilidade deste recurso, acredito que a funcionar como anunciado irá subsituir por completo as formas de autenticação que necessitam de um input fisico como impressão digital. Só não sei se a tecnologia existente permite este salto já.  Em breve teremos feedback de todos os que adquirirem um iPhone X.

Conclusão

Esta análise é feita com base no que temos visto nos útlimos tempos e que mostra o caminho que no limite nos trará equipamentos cada vez mais simples em termos de design em que a única coisa que é certa é o ecrã. Para já.

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link