Android Geek
O maior site de Android em Português

Sete tecnologias que mostram que o futuro não vai ter fios nem botões

Há pequenos pormenores que ditam como será o futuro da tecnologia como a conhecemos, e tendo em conta as decisões dos fabricantes mais influentes nos últimos tempos, podemos afirmar que o caminho que a tecnologia móvel percorre neste momento, não terá botões nem fios.

Carregamento sem fios

Os novos iPhones da Apple suportam finalmente carregamento sem fios – um recurso que ganhou popularidade há alguns anos, mas que agora já poucos usam. Para termos noção do “atraso” da Apple, o padrão de carregamento Qi foi lançado no mundo móvel há cerca de 8 anos, sendo o verdadeiro inovador o smartphone Palm Pre (e o carregador Touchstone).

Sete tecnologias que mostram que o futuro não vai ter fios nem botões image
Palm Pre o primeiro telefone com tecnologia de carregamento sem fios

Não nos parece inverosimil que de futuro mais fabricantes apliquem esta tecnologia nos seus equipamentos e que isso se torne sinónimo de inovação e modernidade. Sim, é este o efeito que as decisões da Apple têm nos mercados. Não me surprenderia que dentro de uma geração ou duas de iPhones a porta de carregamento fosse eliminada definitivamente.

Audio sem fios

Os auscultadores sem fios não são novidade também, desde sempre que o Bluetooth permite trasmitir audio. A Apple , no entanto, levou isto ao extremo com os AirPods, e com a decisão de remover a entrada de 3.5mm para os fones de ouvido.

Sete tecnologias que mostram que o futuro não vai ter fios nem botões image

Neste momento sabemos que alguns dos FlagShips que ainda vão sair este ano (puxem pela cabeça), não terão porta de 3.5mm. É provável que mais apareçam com esta supressão.

NFC a tecnologia que nunca foi bem aproveitada, até agora

O NFC ou Near Field Comunnication é algo que tem estado nos nossos telefones desde há vários anos, mas que na verdade tem tido pouca utilidade, isso pode mudar radicalmente com a massificação do Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, todos eles usam a tecnologia NFC.

Sete tecnologias que mostram que o futuro não vai ter fios nem botões image
NFC Pay

A tecnologia NFC tem estado limitada até ao momento, para emparelhamento, e partilha de arquivos  entre equipamentos, mas na verdade quase ninguém usa com regularidade, Os pagamentos móveis podem ser o ponto de viragem.

Infravermelhos de volta após anos no esquecimento

Antes de Bluetooth ou Wi-Fi, havia infravermelhos. Não exigia hardware caro por isso foi incorporado em muitos telefones, permitindo que eles transferissem dados (sejam arquivos ou contatos). Mas era lento e só funcionava se os equipamentos estivessem próximos e em linha um com o outro.

Sete tecnologias que mostram que o futuro não vai ter fios nem botões image

Os infravermelhos têm agora uma outra oportunidade na vida ao servirem de comando remoto, permitindo que controlemos todos os nossos dispositivos em casa com o nosso telefone. Alguns dos equipamentos que têm esta funcionalidade são recentes, tais como o Honor 9 e Huawei mate 9 entre outros.

MiraCast a possibilidade de “lançar” conteúdos para uma TV

Com esta tecnologia é possível passar o ecrã do nosso telefone para a TV com o Miracast. Isto foi adotado primeiramente no Android 4.2 e usado pela primeira vez em telefones como o Nexus 4 e o Xperia Z. Este recurso marcou o declínio acentuado das portas HDMI nos telefones.

Comandos por voz e Assistentes Pessoais para todos

Os comandos de voz estão disponíveis nos telefones há anos. Claro, a implementação em massa em todos os telefones chegou com uma nova geração de assistentes de voz que melhorou a experiência de comandar o nosso telefone à distância – Alexa, Siri, Assistente do Google e Bixby, há assistentes para todos os gostos. Esta forma de comunicar com os nossos equipamentos se ganhar “momentum” poderá vir a ser a forma primordial de controlo dos equipamentos, dispensando assim a existência de botões físicos.

Autenticação Biométrica sem contacto

A machadada final na tecnologia com fios, é a eliminação por parte da Apple de um sensor biométrico fisico. Estamos a falar do FaceID  que está incluido nos novos equipamentos da empresa da maçã, e que promete que não tenhamos que usar as nossas mãos. Basta olhar para o telefone, de qualquer angulo e em qualquer situação de luminosidade.

Sete tecnologias que mostram que o futuro não vai ter fios nem botões image

Sendo que ainda sou um pouco céptico quanto á fiabilidade deste recurso, acredito que a funcionar como anunciado irá subsituir por completo as formas de autenticação que necessitam de um input fisico como impressão digital. Só não sei se a tecnologia existente permite este salto já.  Em breve teremos feedback de todos os que adquirirem um iPhone X.

Conclusão

Esta análise é feita com base no que temos visto nos útlimos tempos e que mostra o caminho que no limite nos trará equipamentos cada vez mais simples em termos de design em que a única coisa que é certa é o ecrã. Para já.

 

Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Comentários estão fechados.