Android Geek
O maior site de Android em Português

Será que o chipset MediaTek Dimensity 800U sai da China?

O 5G tornou-se uma norma para dispositivos de nível principal lançados na primeira metade do ano. Agora, parece que os smartphones de gama média terão agora direito a recursos 5G em breve.

Este ano, tudo gira á volta de 5G e velocidades de carregamento mais rápidas. O 5G tornou-se uma norma para dispositivos de nível principal lançados na primeira metade do ano. Agora, parece que os smartphones de gama média terão agora direito a recursos 5G em breve. A MediaTek lançou um chipset 5G de gama média na sua linha Dimensity. O chipset é o MediaTek Dimensity 800U e é direcionado para smartphones de gama média. A série Dimensity da MediaTek é popular por ter conectividade de rede 5G com desempenho FlagShip. Vamos dar uma vista de olhos no que o mais novo Dimensity 800U tem a oferecer.

Recursos do Dimesnity 800U

O chipset MediaTek Dimensity 800U é anunciado, mas será lançado globalmente?

O chipset é baseado num processo de baixo consumo de energia, que é o FinFET de 7 nm da TSMC. Além disso, o Dimensity 800U é um chipset octa-core. Temos dois núcleos ARM Cortex-A76 com frequência de até 2,4 GHz e seis núcleos Cortex-A55 com frequência de até 2,0 GHz.  Quanto ao desempenho gráfico, ele vem com a GPU Mali-G57 da ARM. Para um melhor processamento de IA e outras tarefas, o chipset vem com um APU. Ele suporta LPDDR4X RAM (até 2133 MHz) e suporta armazenamento de classe UFS 2.1.

O MediaTek Dimesnity 800U suporta ainda resolução Full HD + e taxas de atualização de 120Hz. Este equipamento apresenta suporte para vídeo HDR10 +, bem como sistema personalizado MiraVision PQ da MediaTek com otimizações HDR adicionais para vídeos. Também suporta sensores de imagem de até 64 megapixels, bem como configurações de câmara quádrupla. Outros recursos de destaque ​​incluem voz ao despertar (VoW), Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.1. Além disso, possui várias palavras de ativação e serviços de assistente de voz. O chipset também possui tecnologia de redução de ruído de microfone duplo.

Um dos recursos mais interessantes do Dimensity 800U é o modem 5G que vem com o chipset de baixo custo. Mesmo para um chipset de gama média, a MediaTek não deixou créditos por mãos alheias, o Dimensity 800U vem com dual SIM 5G, dual VoNR (Voice over New Radio), redes NSA / SA sub-6GHz e agregação de duas operadoras 5G (2CC 5G-CA). Há um grande contra com modems 5G, isto é o alto consumo de energia. Para isso, a MediaTek optou pela sua tecnologia 5G UltraSave.

Onde vamos ver o Dimensity 800U?

Mercados globais Dimensity 800U

Como sabemos, o Dimensity vem numa grande quantidade de processadores. Onde se inclui Dimensity 720, Dimensity 820, Dimensity 800, Dimensity 1000+ e Dimensity 1000. O 800U fica entre 720 e 820. O Dimensity 800U tem desempenho de GPU semelhantes aos de 820 e 800. No entanto, está atrás no departamento de CPU. Considerando que, o Dimensity 720 está por trás do 800U recém-anunciado. De acordo com a MediaTek, o Dimensity 800U apresenta desempenho de CPU até 11% mais rápido e desempenho de GPU 28% mais rápido em comparação com o Dimensity 720.

MediaTek Dimensity 800U para mercados globais?

A série Dimensity da MediaTek tem sido um sucesso. Mas nunca foi lançada globalmente. Todos os smartphones lançados com chipsets Dimensity na China vieram com um SoC diferente globalmente. Então, a questão que se coloca é se algum dia veremos Dimensity 800U e outros chipsets Dimensity globalmente ou será restrito apenas à China?

Bem, há boas notícias. A MediaTek confirmou oficialmente que os telefones com processadores Dimensity serão vistos fora da China no terceiro trimestre de 2020. Portanto, podemos ver os Dimensity SoCs globalmente em breve.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!