Será prejudicial obter demasiada exposição à luz azul antes de dormir?

A luz azul dos ecrãs dos nossos smartphones, tablets e computadores portáteis pode perturbar o sono, suprimir a produção de melatonina e aumentar o risco de degeneração macular. Além disso, descobriu-se também que a exposição à luz azul antes de dormir pode tornar mais difícil adormecermos, impedindo a libertação de uma hormona chamada melatonina. No entanto, estes efeitos não se limitam apenas aos seres humanos. Pesquisas recentes descobriram que a luz azul também está a afectar os animais nocturnos de forma negativa!

Estava a ler no outro dia que a luz azul dos nossos ecrãs pode perturbar o sono e suprimir a produção de melatonina

Também não são apenas os humanos que são afectados - segundo um estudo recente, a luz azul está também a afetar os animais noturnos de uma forma negativa. O que é que isto significa para nós?

Será prejudicial obter demasiada exposição à luz azul antes de dormir? 1

Todos sabemos que devemos dormir o suficiente todas as noites para nos mantermos saudáveis e energizados. Mas é difícil adormecer a tempo sem a interferência da eletrónica! Vou ter de repensar a minha rotina noturna - talvez guardar o meu telefone pelo menos uma hora antes de dormir me ajude a ter um sono descansado novamente… É bom que haja maneiras de proteger os olhos da luz azul dos aparelhos eletrónicos Por isso, da próxima vez que se sentir cansado durante o dia, lembre-se de manter a sua eletrónica a uma distância saudável!

1. Quais são os benefícios de dormir o suficiente todas as noites

Benefícios padrão:

- Terá mais energia

- O seu sistema imunitário será mais forte

- Sentir-se-á melhor consigo próprio e com o seu trabalho.

Benefícios emocionais:

- Impulsiona a criatividade e a produtividade

2. Como pode saber se não está a dormir o suficiente

Se não estiver a dormir o suficiente, irá notar certos sintomas. Poderá sentir-se desfocado e esquecido. A privação do sono pode até dar-lhe olheiras sob os olhos. O sono é tempo para o corpo se curar e recuperar do stress do dia. Quando não dormimos o suficiente, o nosso corpo não tem tempo suficiente para se reparar a si próprio, pelo que nos mantemos cronicamente cansados.

Relacionado:  Bife impresso em 3D replica a estrutura e textura da carne

Se tiver dificuldades em adormecer à noite, pode ser devido à exposição à luz azul dos ecrãs antes de dormir (o que pode impedir a libertação da hormona chamada melatonina). Tente desligar todos os ecrãs pelo menos uma hora antes de se deitar ou considere ativar a proteção de luz azul que já está disponível na maioria dos smartphones

3. Dicas para aumentar as suas hipóteses de dormir bem, incluindo evitar a eletrónica antes de dormir e ficar longe da cafeína nas horas da noite

Os benefícios de conseguir dormir o suficiente são bastante óbvios. O seu sistema imunitário será mais forte, terá mais energia e sentir-se-á melhor consigo próprio e com o seu trabalho. Há também alguns benefícios emocionais como o aumento da criatividade e da produtividade.

Alguns sintomas que poderá notar se não estiver a dormir o suficiente estão a sentir-se desfocado e esquecido. A privação do sono pode até dar-lhe olheiras sob os olhos.

Conclusão

Felizmente a maioria dos dispositivos eletrónicos hoje em dia incluem um filtro de luz azul que pode ser ativado manualmente ou a horas especificas. Vamos ser o melhor que podemos ser e dormir noites mais descansadas ao minimizar a exposição á luz azul antes de dormir. É fácil e não custa nada.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!