Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung tem um inovador GPU secreto, será que o Galaxy Note 9 vai estreá-lo?

Já ouvimos há algum tempo rumores de que a sul coreana Samsung estaria a trabalhar na sua própria GPU para os seus smartphones, embora a informação detalhada sobre o projecto seja escassa. Isso deve-se em parte ao facto de a Samsung ter um contrato com a ARM para usar as GPUs Mali em seus chipsets Exynos.

Segundo um novo relatório da EETimes, a Samsung tem trabalhado arduamente nos últimos tempos, depois de um longo período de testes, desenvolveu uma GPU interna que oferece um "desempenho excepcional" e poderá ser usada em qualquer coisa, desde "smartphones a supercomputadores".

Vamos repassar tudo o que sabemos sobre a nova GPU móvel high-end da Samsung.

Desenvolvida por um veterano da Nvidia

Dr. Chien-Ping Lu

De acordo com a  EETimes report a GPU proprietária da Samsung foi desenvolvida com a ajuda do veterano da indústria Chien-Ping Lu, que trabalhou anteriormente em chips gráficos integrados para PCs na Nvidia, antes de se mudar para a MediaTek para trabalhar em GPUs móveis e depois para a Samsung, onde assumiu e viu o projeto nascer desde o dia zero.
Segundo o analista Jon Peddie, que deu a notícia do processador gráfico desenvolvido pela Samsung, "isto é realmente um grande rojecto - é o primeiro novo design de GPU em 10 anos." Peddie prossegue afirmando que esse chip é tão importante que poderia "colocar [Samsung] a par com Apple. A única questão é onde e quando a GPU da Samsung aparecerá. "

Essa é uma pergunta interessante, já que há rumores de que a Apple está a trabalhar sozinha, uma GPU móvel de próxima geração que poderia fazer sua estreia neste ano ou no próximo.

"Esse design é tão bom que eles poderiam implantá-lo em todas as plataformas - é um resultado da sua ambição. Se eu podesse, usaria em tudo, incluindo cockpits e supercomputadores". Peddie escreve.

Espera-se que o novo Chip faça a sua estreia em um chipset de smartphones Exynos, embora ainda não esteja claro se a Samsung vai licenciar a tecnologia para outras empresas ou não.

De acordo com o relatório, a GPU da Samsung é capaz de atingir um novo nível de desempenho por watt empregando uma arquitetura que agrupa várias instruções nm grupo que pode ser executado num único ciclo, em vez de depender da VLIW convencional. técnicas que criam overheads de processamento adicionais.

O Galaxy S10 e o telefone de jogos da Samsung

Então, quando fará essa empolgante - mas ainda envolta em mistério -  GPU a sua estreia? Como já mencionamos, espera-se que seja lançada juntamente com um novo chipset Exynos, embora ainda possa ser um pouco cedo. Curiosamente, recebemos recentemente uma dica de que o Samsung Galaxy Note 9 pode ter um "GPU separado no interior, especificamente voltado para os jogadores," o que é uma coincidência interessante, apesar de não termos muita esperança de ver grandes avanços tecnológico no Galaxy Note 9.
No entanto, algo semelhante pode estar nos planos para o próximo phablet. Segundo um novo relatório da MySmartPrice a QUALCOMM poderá anunciar em breve uma tecnologia semelhante à GPU Turbo da Huawei, que é uma solução de software para melhorar o desempenho que depende da aceleração de GPU de software de hardware.

 

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais