Samsung pode revolucionar a imersão da realidade virtual com o seu “e-skin”

A Samsung, no entanto, está a tentar trazer mais sentido à VR e apresentou recentemente uma nova tecnologia chamada e-skin. Para ser preciso, o Professor Unryong Jeong do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais do POSTECH recebeu apoio da Samsung Electronics durante cinco anos através do Projecto de Promoção da Tecnologia do Futuro.

Uma das barreiras à imersão completa em ambientes de realidade virtual é a falta de feedback táctil complexo. A maioria dos controladores VR têm motores tácteis dentro deles, mas esse é praticamente o limite do que os controladores VR podem oferecer em termos de imersão. A Samsung, no entanto, está a tentar trazer mais sentido à VR e apresentou recentemente uma nova tecnologia chamada e-skin.

Samsung pode revolucionar a imersão da realidade virtual com o seu "e-skin" 1

Para ser preciso, o Professor Unryong Jeong do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais do POSTECH recebeu apoio da Samsung Electronics durante cinco anos através do Projecto de Promoção da Tecnologia do Futuro.

Mais recentemente, o Professor Jeong e a Samsung revelaram o resultado deste projecto de investigação multianual sobre e-skin. Esta última é uma nova tecnologia que tenta simular vários sentidos semelhantes à pele humana, desde a dor às mudanças de temperatura e pressão.

Um controlador de jogo VR e potencialmente um dispositivo médico

A pele humana é análoga a um circuito composto por correntes eléctricas. É um órgão extremamente complexo que comunica com o cérebro através do sistema nervoso. Imitar esta maravilha biológica não é uma tarefa fácil. No entanto, a investigação sobre a pele electrónica parece promissora, como demonstrado pelo Professor Jeong e pela Samsung no vídeo abaixo.

E-skin não só poderia revolucionar a realidade virtual como também tem o potencial de ser um dispositivo médico. Por exemplo, cerca de 40% dos pacientes em hospitais de enfermagem têm escaras. Um colchão equipado com uma camada de e-skin poderia sentir mudanças de pressão, e os pacientes ou enfermeiros poderiam monitorizar a situação e receber avisos através de uma aplicação de smartphone conectada.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!