Samsung pode mudar para PowerVR GPU no chipset Exynos 9810

Os 10nm do chipset Exynos 8895 foi revelado há dois dias atrás. Este novo chipset é esperado que seja estreado no Samsung Galaxy S8 e S8 Plus. No entanto este não é o único SoC topo de gama que a Samsung tem vindo a desenvolver. A gigante sul coreana tem estado também, a trabalhar no desenvolvimento do chipset Exynos 9810. Detalhes acerca da sua existência foram revelados esta semana. A Samsung tem usado ARM’s Mali GPU dentro dos seus chipsets topo de gama Exynos, mas isso poderá mudar no próximo ano.

Se o rumor vier a tornar-se realidade, a Samsung pode mesmo mudar de GPU da ARM’s Mali para a PowerVR da empresa Imagination Technologies, pelo menos no futuro Exynos 9810. A última vez que a Samsung usou uma GPU PowerVR dentro de um chipset Exynos, foi em 2013 no Galaxy S4 equipado com o Exynos 5410. A Apple é o maior cliente da Imagination Technologies, o seu iPad Pro usa a PowerVR GT7800 GPU com 360 Gflops, que está mais ou menos equiparado, à Mali-G71 MP20 GPU que está no Exynos 8895.

Relacionado:  Samsung Galaxy A22 é a aposta para lutar com a Xiaomi

Corre o rumor que a Samsung estava a desenvolver os seus próprios GPU’s para Smartphones e Tablets. E que a empresa estaria em conversações com  ambas AMD e NVidia sobre tecnologias relacionadas com as GPU’s. No entanto a ser verdade não será tão breve quanto isso, devido á total inexperiência da empresa nesse projecto.

A Samsung quer cada vez mais explorar áreas diferentes, e não quer ter de depender de terceiros para peças de hardware que a própria poderá fabricar. Acontece isso mesmo em por exemplo, os displays, RAM, memória flash, sensores de camara, baterias e neste último caso os chipset com o nome Exynos. Depois do fracasso do Note 7, a Samsung está a arregaçar as mangas e a desenvolver projectos em todas as frentes, aproximam-se tempos muito bons para os fãs de tecnologia e da marca.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!