Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung mostra músculo e lança tecnologia FinFET de 14nm para sensores de imagem de 144MP

No entanto, uma equipa da Samsung na conferência IEDM 2019 apresentou uma tecnologia promissora de sensores de imagem de 144MP, com base no processo FinFET de 14nm. O principal desafio é que os sensores de imagem precisam trabalhar numa tensão relativamente alta (2V e acima) e todos os arquitectos de chipsets procuram a menor tensão possível (pois isso reduz o consumo de energia e calor).

Normalmente, quando falamos em nanômetros, trata-se de uma conversa sobre as características do chipset mais recente. No entanto, uma equipa da Samsung na conferência IEDM 2019 apresentou uma tecnologia promissora de sensores de imagem de 144MP, com base no processo FinFET de 14nm.

Samsung mostra músculo e lança tecnologia FinFET de 14nm para sensores de imagem de 144MP 1

O principal desafio é que os sensores de imagem precisam trabalhar numa tensão relativamente alta (2V e acima) e todos os arquitectos de chipsets procuram a menor tensão possível (pois isso reduz o consumo de energia e calor).

Segundo os investigadores da Samsung, a tecnologia FinFET de 14nm permitirá uma redução de 42% no consumo de energia num sensor de 144MP enquanto captura imagens a 10fps. Para uma leitura de 12MP a 30-120fps (ou seja, gravação de vídeo), a economia de energia pode ser de até 37%.

Samsung detalha planos para sensores de imagem construídos em um processo FinFET de 14nm
Samsung detalha planos para sensores de imagem construídos em um processo FinFET de 14nm

Samsung detalha planos para sensores de imagem construídos num processo FinFET de 14nm

Salientamos que está novidade não tem nada a ver com o tamanho do pixel. Em vez disso, os 14nm referem-se aos transistores que amplificam o sinal proveniente dos pixels, com outro hardware de processamento analógico e digital que está no sensor de imagem.

Fonte

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais