Samsung Exynos 2200 vai equipar telefones e notebooks com GPU AMD

Espera-se que o primeiro modelo do produto seja o Exynos 2200.

A AMD não fabrica propriamente SoCs para smartphones e notebooks, mas tem uma relação especial com a Samsung desde 2019, e a empresa Sul Coreana  irá integrar a tecnologia de GPU AMD em processadores Exynos., Espera-se que o primeiro modelo do produto seja o Exynos 2200. Os dois anos de cooperação entre a Samsung com a AMD estão prestes a dar frutos e abrange mais do que apenas smartphones. De acordo com a imprensa coreana The Korea Economic Daily, este Exynos 2200 em particular usará um processo de fabrico de 5 nm e terá um desempenho de computação de alto nível assim como elevada eficiência energética o que permite que seja usado em smartphones e laptops.

Samsung Exynos 2200 vai equipar telefones e notebooks com GPU AMD 1

Embora, mais conhecida pelos SoCs de smartphone e outras soluções como modem, a plataforma Qualcomm Snapdragon também tem tentado entrar no mudno notebook, e lançou sucessivamente vários SoC da série Snapdragon 8cx para notebooks, mas sem resultados práticos que possam ser considerados bem sucedidos. A empresa está a desenvolver um chipset 8cx de terceira geração.

Relacionado:  Novos portáteis Huawei Matebook D14 e D15, anunciados com AMD Ryzen 5000

Quanto à Apple, o M1 é obviamente um caso especial, graças à ao sistema fechado da Apple, que é completamente controlado pela empresa de Cupertino, smartphones, tablets, notebooks, etc.

Parece que a Samsung, depois de ter suporte para GPU AMD, pretende deixar a Exynos seguir o caminho do Apple M1, fazendo o seu percurso em telefones e notebooks. No que diz respeito ao desempenho gráfico, não deve haver problemas. De acordo com a informação já conhecida, o Exynos 2200 será lançado no segundo semestre do ano, e em comparação com o desempenho do CPU Exynos 2100 terá uma melhoria de 25%, o desempenho do GPU será até 2,5 vezes superior, pode bater mesmo o Apple A14.

Através da

 

 

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!