Samsung Exynos 2200 com processo LPE de 4 nm e GPU AMD vai bater Apple A14

A plataforma principal será supostamente construída num processo de 4 nm, mas a indústria está dividida em qual será a fundição que terá a capacidade e oportunidade de o fabricar.

Esta semana foi revelado um Chipset Qualcomm Snapdragon 895 (nome de código SM8450) em informações detalhadas. A plataforma principal será supostamente construída num processo de 4 nm, mas a indústria está dividida em qual será a fundição que terá a capacidade e oportunidade de o fabricar.

Samsung Exynos 2200 com processo LPE de 4 nm e GPU AMD vai bater Apple A14 1

TSMC ou Samsung?

Anteriormente, foram mencionadas TSMC ou Samsung, mas possivelmente veremos uma solução de versão dupla, afinal, o tempo de produção em massa da Samsung é mais reduzido, e a fiabilidade da TSMC será maior. Outra conhecida fonte de segredos, Mauri QHD, com uma taxa de precisão de 7/8 que o Qualcomm SM8450 ou Snapdragon 895 será fabricado pela Samsung, ou pelo menos a versão Samsung, que usará o processo LPE 4nm, tal como o da própria Samsung Exynos 2200.

A mesma fonte também aponta que o processo 4nm LPE mencionado é um novo nome para a solução 5nm LPA (terceira geração 5nm) baseada em 5nm porque é mais fácil de comercializar,  na realidade o 5nm LPA e 4nm LPE não são muito diferentes em termos de desempenho .

Apple tem prioridade

Acreditamos na autenticidade da notícia porque a TSMC dará sempre prioridade à Apple, no caso da capacidade limitada de processos avançados, dará prioridade ao abastecimento da Apple.

Para garantir a disponibilidade destes novos Chipsets nos timings e quantidades necessárias, a Qualcomm e a Samsung com tecnologia 4nm da Samsung são a escolha mais segura.

Snapdragon 888 VS SM8450

Comparado ao Snapdragon 888, a nova geração SM8450 foi atualizada para a arquitetura Arm v9 e a GPU foi atualizada de Adreno 660 para Adreno 730, o que deve resultar numa melhoria considerável.

Relacionado:  Alternativas ao Apple Music para desfrutar de música em alta resolução no Android

A nova geração de processadores FlagShip da Qualcomm já vi alguns detalhes revelados anteriormente, sobre a CPU, GPU, DSP e outras actualizações. A atualização da GPU Adreno730 é particularmente interessante.

O FlagShip da nova geração da Samsung com processador Exynos 2200 GPU usará arquitetura AMD RDNA 2. Na Computex Taipei, o CEO da AMD, Su Zifeng, anunciou o SoC FlagShip de próxima geração da Samsung, que será equipado com gráficos IP personalizados fornecidos pela AMD, suportando Ray-tracing, VRS (taxa de sombreamento variável) e muito mais.

Resultados Benchmark

As pontuações de execução do Exynos 2200 no GFXBench Manhattan 3.1, Aztec (normal) e Aztec (alto), o Samsung Exynos 2200 conseguiu 181,8 FPS, 138,25 FPS e 58 FPS respectivamente. Em comparação, o Apple iPhone 12 Pro com SoC A14 conseguiu 146,4 FPS, 79,8 FPS, 30,5 FPS respectivamente.

Samsung Exynos 2200 com processo LPE de 4 nm e GPU AMD vai bater Apple A14 2

Este conjunto de dados significa que o Exynos 2200 já está significativamente à frente do Apple A14 em termos de desempenho de GPU, e se a versão de produção em massa conseguir garantir tais resultados, então o Samsung Exynos 2200 deve representar o processador Android que pela primeira vez em desempenho de GPU vai bater os processadores da série A da Apple.

Fonte 1, Fonte 2

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Mostrar comentários (1)