Samsung em maus lençóis à medida que a sua quota de mercado de smartwatch cai no terceiro trimestre

Isto é especialmente verdade para os smartwatches, que têm visto um aumento de popularidade nos últimos anos. E embora isso seja uma boa notícia para os consumidores, não é assim tão bom para alguns dos intervenientes de longa data no mercado.

Não é segredo que a indústria dos artigos Wearable está em plena expansão neste momento. Na verdade, isso é provavelmente um eufemismo – a indústria está absolutamente em chamas, com taxas de crescimento que estão a bater recordes. Isto é especialmente verdade para os smartwatches, que têm visto um aumento de popularidade nos últimos anos. E embora isso seja uma boa notícia para os consumidores, não é assim tão bom para alguns dos intervenientes de longa data no mercado.

Samsung em maus lençóis à medida que a sua quota de mercado de smartwatch cai no terceiro trimestre 1

A indústria dos artigos wearable recebeu um novo fôlego graças à chegada de alguns dos melhores relógios inteligentes da memória recente. Isto é evidente com base nos números trimestrais de envios divulgados por agências de análise de mercado, tais como Counterpoint. O último relatório da empresa, abrangendo o terceiro trimestre de 2017, destaca um crescimento tremendo no segmento, bem como em outros artigos wearable que tendem a ser mais leves nas carteiras do que os smartwatches de marcas establecidas. Mas parece que este crescimento se fez à custa da Samsung, que teve números menos que lisonjeiros no Verão.

Samsung em maus lençóis à medida que a sua quota de mercado de smartwatch cai no terceiro trimestre 2

O relatório da Counterpoint afirma que as remessas do mercado global aumentaram 30% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mais especificamente, o mercado indiano de smartwatch viu um gigantesco aumento de 171% de ano para ano, tornando-o o maior mercado a nível mundial. Por outro lado, outros mercados-chave em desenvolvimento também cresceram no terceiro trimestre, embora nenhum deles fosse tão grande como a China ou na Europa, de acordo com o Counterpoint Global Smartwatch Model Tracker.

Adicionando mais contexto aos dados, o analista Woojin Son disse que os smartwatch básicos ou orçamentais têm sido a força motriz nesta onda de envios – os smartwatch básicos representaram 35% da tarte. Entretanto, os smartwatches mais caros, categorizados sob sistemas operativos de alto nível, tiveram os seus envios aumentados em 23% numa base anual. Independentemente dos ganhos obtidos pelos smartwatches orçamentais, o preço médio de venda íngreme dos smartwatches de alta gama significou que trouxeram mais receitas do que os seus homólogos mais baratos.

Não surpreendentemente, os envios globais de relógios inteligentes da Apple subiram 48%, ajudados pela recente chegada da Série 8 da Apple Watch.

A Samsung também viu os seus envios aumentar, embora a uma taxa menos impressionante de 6%. Tanto o novo Galaxy Watch 5 como o desempenho de vendas de transporte da série Galaxy Watch 4 tiveram grandes papéis a desempenhar na condução do crescimento sequencial, com um aumento de 62% nos envios a partir do segundo trimestre.

Samsung em maus lençóis à medida que a sua quota de mercado de smartwatch cai no terceiro trimestre 3

Dito isto, a Samsung viu a sua quota no mercado de smartwatch da Índia a afundar-se abaixo dos 3%.

A marca indiana Noise lidera o pacote entre os envios de smartwatch no país, assegurando ao mesmo tempo a terceira posição global no mundo. Os trimestres seguintes podem revelar-se um desafio para a Samsung, uma vez que a Noise continua a fechar a lacuna com equipamento a preços mais baixos.

Tal como está, a Samsung continua em segundo lugar no mercado HLOS, com uma quota de 22,3%, enquanto que a Apple lidera com 50,6%. No entanto, ambas as empresas estão em desvantagem em relação aos picos passados.

Outra anedota interessante do relatório da Counterpoint vem dos números da Garmin: os envios do fabricante de relógios inteligentes orientados para o fitness não subiram em comparação com o 3T 2021, mas o seu preço médio de venda mais elevado de $365 – mesmo batendo a média da Apple – significou um aumento de 11% nas suas receitas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!