Elon Musk não se importa de testar chips cerebrais nos filhos

Tesla Motors Inc CEO Elon Musk talks about Tesla's new battery swapping program in Hawthorne, California in this June 20, 2013, file photo. NASA had hoped to turn over maintenance of a mothballed shuttle launch at the Kennedy Space Center in Florida pad by October 1, saving itself millions of dollars. Instead, a battle for control of the pad between technology entrepreneurs Elon Musk and Jeff Bezos has spurred a government probe and Congressional protests, even before NASA chooses a partner. REUTERS/Lucy Nicholson/Files (UNITED STATES - Tags: TRANSPORT BUSINESS)

Não é segredo que o Neuralink tem estado a trabalhar num chip implantado no cérebro. Mas continua a ser uma grande questão se as pessoas vão permitir que alguém/alguma coisa controle a sua mente.

Há alguns dias, Elon Musk e a sua equipa mostraram um macaco com um chip de cérebro. O macaco estava a usar um rato para clicar nos avisos no monitor do computador. Não é segredo que o Neuralink tem estado a trabalhar num chip implantado no cérebro. Mas continua a ser uma grande questão se as pessoas vão permitir que alguém/alguma coisa controle a sua mente. Acontece que Musk não se importa de fazer experiências com ele próprio e com os seus entes queridos.

Elon Musk não se importa de testar chips cerebrais nos filhos 1
Tesla Motors Inc CEO Elon Musk talks about Tesla’s new battery swapping program in Hawthorne, California in this June 20, 2013, file photo. NASA had hoped to turn over maintenance of a mothballed shuttle launch at the Kennedy Space Center in Florida pad by October 1, saving itself millions of dollars. Instead, a battle for control of the pad between technology entrepreneurs Elon Musk and Jeff Bezos has spurred a government probe and Congressional protests, even before NASA chooses a partner. REUTERS/Lucy Nicholson/Files (UNITED STATES – Tags: TRANSPORT BUSINESS)

Elon Musk é sincero quando diz que vai implantar chips cerebrais nos seus filhos

Elon Musk disse que não se importaria de implantar um chip cerebral desenvolvido pela Neuralink num dos seus filhos. Naturalmente, há um contexto específico nas suas palavras. Elon Musk disse que se um dos seus filhos fosse ferido, tal como um pescoço partido, ele implantaria o chip no seu corpo para os ajudar a recuperar.

“Eu diria que estamos no ponto em que, na minha opinião, não seria perigoso”, acrescentou ele.

As suas palavras levaram o público a pensar que Elon Musk não era sério e que ninguém faria experiências com os seus filhos. Mas Musk disse que se o chip do cérebro estiver pronto, ele próprio implantará um chip do cérebro. Queres mais? Ele espera que o Neuralink comece as experiências em humanos dentro de seis meses.

Embora se pense que isto não é humanitário, é o oposto. A interface cérebro-computador do Neuralink espera proporcionar uma forma de os pacientes paralisados comunicarem através do pensamento. O chip do cérebro-computador em que estão a trabalhar tem pequenos eléctrodos de fios incorporados. Eles podem monitorizar a actividade cerebral e podem estimular o cérebro electricamente. A empresa planeia utilizar um robô para incorporar o chip no crânio de uma pessoa.

Elon Musk não se importa de testar chips cerebrais nos filhos 2

Em palavras simples, a chamada “interface cérebro-computador” consiste em implantar pequenos eléctrodos no cérebro. Irá utilizar corrente eléctrica para fazer interagir o computador e as células cerebrais.

Como se desenvolve o nicho

Em 2019, Elon Musk mostrou o primeiro produto desta categoria. O princípio é usar um laser para fazer um furo no crânio, e depois implantar uma linha no cérebro.

Em Agosto de 2020, a fim de verificar o efeito da interface cérebro-computador, os investigadores implantaram dispositivos nos corpos de três porcos. Musk mostrou à audiência a transmissão em tempo real das actividades cerebrais dos porcos durante uma emissão em directo.

Em Abril de 2021, Neuralink lançou um vídeo de um macaco a jogar um jogo de vídeo com os seus próprios pensamentos sobre as redes sociais.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!