Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung anuncia RAM LPDDR5, a base do futuro da inteligência artificial em smartphones

O padrão LPDDR5 é 1,5 vezes mais rápido do que os atuais chips LPDDR4X de primeira linha com uma taxa de dados de 6.400 megabits por segundo. Em termos de transferência de dados brutos, isso significa que o LPDDR5 pode enviar 51,2 GB de dados em um único segundo.

Além de construir smartphones brilhantes e poderosos, a Samsung é conhecida por expandir os limites ao desenvolver ativamente o hardware também – os componentes de alta potência que fazem os nossos telefones funcionar. A empresa foi a primeira a fazer produção em massa de 4 GB de RAM LPDDR4 no passado e até mesmo no passado ajudou a líder da indústria Qualcomm na construção dos seus Snapdragon, quando tiveram problemas de sobreaquecimento. Hoje, a Samsung anunciou que desenvolveu com sucesso o primeiro chip DRAM classe LPDDR5 de 10 nm.

Samsung anuncia RAM LPDDR5, a base do futuro da inteligência artificial em smartphones 1

O que é que  a RAM LPDDR5 significa para o utilizador final?

Bem, o padrão LPDDR5 é 1,5 vezes mais rápido do que os atuais chips LPDDR4X de primeira linha com uma taxa de dados de 6.400 megabits por segundo. Em termos de transferência de dados brutos, isso significa que o LPDDR5 pode enviar 51,2 GB de dados em um único segundo.

OK, e o que significa na prática?

De acordo com a Samsung, esse chip novo é super rápido e permitirá ter aplicações de aprendizagem de máquina mais poderosas em dispositivos móveis, tornando as funções AI mais rápidas e melhores, além de melhorar a captura, a edição e a reprodução da resolução UHD.

E quanto aos requisitos de energia?

Bem, o LPDDR5 pode ser mais amigo da bateria do que o LPDDR4, devido ao facto de que foi projetado para reduzir a voltagem quando menos energia for requerida pelo processador. Além disso, possui um novo “modo de suspensão profunda”, que é duas vezes mais efetivo do que o “modo inativo” atual do LPDDR4, e foi configurado para evitar reescrever constantemente células com um valor “0”. Como resultado, a Samsung afirma que a memória LPDDR5 é até 30% mais eficiente em termos de consumo de energia do que seu antecessor.

É importante notar também que os novos chips DRAM LPDDR5 estarão disponíveis em duas configurações. Uma variante de 6400 megabits que opera a 1,1 V e uma opção mais lenta, de 5,500 megabits, que usa um pouco menos de energia a 1,05 V.

Quando vamos ver esses novos chips de memória RAM ultra-rápidos nos nossos smartphones? Não estamos a ver a Samsung a ceder esta tecnologia a nenhum parceiro, portanto a nossa melhor aposta vai para o Galaxy S10.

 

Fonte: Samsung

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link