Sabia que os smartphones Android podem monitorizar o sono?

Não estamos a falar apenas de elementos como a câmara ou o microfone, mas a outros muito mais invisíveis, como o acelerómetro, o sensor de brilho de ecrã do smartphone, a bússola …

Nunca tivemos tantos sensores perto de nós como quando usamos o nosso smartphone. Não estamos a falar apenas de elementos como a câmara ou o microfone, mas a outros muito mais invisíveis, como o acelerómetro, o sensor de brilho de ecrã do smartphone, a bússola ...

Sabia que os smartphones Android podem monitorizar o sono? 1

Todos esses dispositivos, integrados no nosso smartphone, são capazes de recolher uma grande quantidade de dados. Graças a esses dados, o Google cria APIs, interfaces de programação, para poder realizar determinadas acções.

A nova API do Google permite medir o sono

Isso é exatamente o que faz o novo API Sleep, um conjunto de instruções publicado pelo Google que permitirá a criação e o desenvolvimento de aplicações que podem medir o nosso sono.

O smartphone pode medir a qualidade do nosso descanso de duas maneiras. Por um lado, estabelece um padrão de consulta do nosso sono que é registado em intervalos regulares de até 10 minutos. Por outro lado, podemos criar um registo de sono diário que é arquivado após ser detectado um despertar.

Relacionado:  Detalhes das câmaras do próximo smartphone da série Vivo X70 divulgados

Essas detecções são feitas dentro do smartphone, ele não precisa ligar-se a nenhum servidor nem recorrer a aplicações externas.

Sabia que os smartphones Android podem monitorizar o sono? 2

Este tipo de medição já foi realizado pela aplicação "Sleep as a Droid" e na verdade, o Google colaborou com o criador desta aplicação para garantir que a nova API não tenha consumo excessivo de bateria.

A nova API estará disponível na versão mais recente dos Serviços do Google Play e permitirá criar novas aplicações para controlar o sono e, assim, aprender a dormir melhor.

Obviamente, os utilizadores terão que dar acesso à aplicação para aceder e a esses dados.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!