Android Geek
O maior site de Android em Português

Sabes como garantir a segurança do teu smartphone? A Wiko traz-te 5 dicas

Para evitar possíveis problemas, a Wiko, marca europeia de smartphones, traz-te 5 dicas sobre como podes tornar o teu equipamento mais seguro.   1.

A segurança dos smartphones é uma das questões mais importantes dos mesmos, e são vários os motivos: todos guardamos dados ou informações pessoais, o que pode ser prejudicial quando os equipamentos são roubados ou perdidos. Para evitar possíveis problemas, a Wiko, marca europeia de smartphones, traz-te 5 dicas sobre como podes tornar o teu equipamento mais seguro.


 
1. Utiliza um bloqueio do ecrã
É a mais lógica e, no entanto, bastante eficaz. Com todas as facilidades de desbloquear o smartphone através do reconhecimento facial ou mesmo impressões digitais, já não tens desculpa para não protegeres o teu equipamento uma vez que levas frações de segundos a desbloqueá-lo. Caso optes por um padrão de bloqueio, tenta limpar o ecrã regularmente de forma a esconder o padrão que utilizas; se preferes um código PIN, esta é também uma excelente alternativa desde que a password seja difícil de decifrar. Agora existe ainda o mecanismo de defesa de Sleep Attack, ou seja, o reconhecimento facial não funciona quando devem os olhos fechados!
 
2. Faz download das aplicações da Play Store
Hoje em dia já é possível ter aplicações por vários meios, porém a forma mais segura é através da Play Store da Google ou Apple Store. A verdade é que vários links ou aplicações que possas ir buscar Para além destas lojas estão infetados com malwares que exploram os pontos fracos dos sistemas operativos, por isso opta por garantir a segurança do teu smartphone e descarregar aplicações de fontes confiáveis.
 
3. Não divulgues a tua localização
Se estiveres de férias ou te ausentares de casa durante um certo período de tempo, é aconselhável não divulgares a tua localização através do teu smartphone. Mesmo que optes por publicar as tuas fotografias preferidas nas tuas redes sociais preferidas, opta por não divulgar onde estás pois se as pessoas erradas souberem que estás longe de casa poderão haver chatices.
 
4. Habitua-te a fazer uma cópia de segurança
Fazer uma cópia de segurança de todos os dados é imprescindível, quer seja em situações acidentais em que o smartphone cai ou em situações de roubo, ou até mesmo para uma formatação mais básica. Todos os Androids contam com uma ferramenta que faz o backup das informações mais importantes do utilizador, além de que existem já aplicações específicas que te permitem ativar as cópias de segurança. Usa-as!
 
5. Cuidado com o bluetooth
O bluetooth geralmente não é visto como um risco, uma vez que tem um alcance relativamente curto, porém para garantir a segurança desliga-o bluetooth quando não o estás a utilizar e configura-o como “não detetável” para que quem pesquisa equipamentos próximos não descubra o teu. Recusa qualquer convite para “emparelhar o equipamento” que não saibas de onde vem.
 
Embora existam muitas mais dicas de segurança em smartphones, a verdade é que na maioria dos casos a utilização dos mesmos dá-se sem haver necessidade de cuidados extra do que aqueles que o próprio smartphone já está equipado para realizar. Utiliza o teu smartphone de forma cuidada e responsável e não terás nada a temer!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais