Android Geek
O maior site de Android em Português

Tudo o que sabemos sobre o chip Snapdragon 855 que alimentará o Galaxy S10

Temos certeza de que concordam conosco quando dizemos isto: manter algo em segredo nunca foi tão difícil como agora.

Nenhuma marca consegue realmente surpreender na altura dos seus lançamentos, pois semanas é meses antes já a Internet está pejada de detalhes (alguns mais verdadeiros que outros) sobre todas as novidades que devemos esperar.

O mesmo acontece agora com o Snapdragon 855, que está destinado a ser o próximo chip Snapdragon. Ainda estamos a meses da revelação oficial do Chip, mas a sua existência já foi confirmada por várias fontes.

Snapdragon 845 é fabricado num processo de 10nm pela Samsung e chegou ao mercado em dezembro do ano passado. Rumores anteriores diziam que a TSMC fabricaria os chips de 7nm (FinFET) para o Snapdragon 855, agora um novo rumor corrobora isso, e também diz que a produção começará no final de 2018 ou início de 2019.

O mais recente modem Helio M70 5G da MediaTek também é baseado na tecnologia 7nm FinFET da TSMC. No início deste ano, a Qualcomm lançou o Snapdragon X24 como o primeiro modem LTE de 7nm do mundo, com velocidades de download de até 2Gbps, como o sucessor do Snapdragon X20. O Snapdragon 855 SoC provavelmente usará esse mesmo modem.

Produção do Qualcomm Snapdragon 855 começa no final de 2018 image

Informações anteriores diziam que a Qualcomm irá solicitar à TSMC o fabrico do SOC por causa da tecnologia necessária, enquanto a Samsung usa a tecnologia de litografia 7nm EUV, que é mais arriscada e pode não estar pronta a tempo.

A Samsung anunciou recentemente que está a trabalhar em 7LPP (Low Power Plus) com tecnologia de litografia EUV (ultravioleta extrema) para smartphones que é direcionada para produção inicial no segundo semestre de 2018, mas será uma produção de risco, e pode levar até um ano para a transição para produção em volume total. Esta é provavelmente a razão pela qual a Qualcomm decidiu usar a tecnologia FinFET da TSMC sobre a tecnologia EUV da Samsung.

Será esta a nova bomba da computação móvel ou o Kirin 980 terá uma palavra a dizer?

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais